terça-feira, 30 de setembro de 2014

PALPITES - COPA DO BRASIL

O Brasileirão, mesmo com a boa reação atual do Internacional, já acabou. O Cruzeiro conta os dias para se sagrar bicampeão nacional consecutivamente, terceiro título brasileiro de sua história (não reconheço a unificação de títulos antigos realizada pela CBF). A briga atual será pelas vagas da Libertadores, que, ultimamente, têm atraído mais a atenção dos torcedores do que o próprio caneco. Essa, aliás, é mais uma das circunstâncias deletérias do sistema de pontos corridos, pelo que seria mais salutar ao futebol local se seu certame principal retomassem as eliminatórias.

Internacional, Galo, Grêmio, São Paulo e Corinthians seguirão lutando por ingresso no torneio continental, valendo destacar nesta briga as péssimas campanhas da dupla paulistana no 2º turno, e as claras ascensões dos outros 3 rivais apontados, favoritos, pois, a conquistar as vagas. 

Enfim, como no Brasileirão não temos o chamado mata-mata, amanhã iniciam-se as quartas de final da Copa do Brasil, sendo que meus palpites percentuais são os seguintes:

i) Botafogo 45% x 55% Santos
Ligeiro favoritismo do Santos que, além de ter um time melhor, decidirá a classificação na Vila Belmiro, onde costuma ser muito forte. O Botafogo ainda se preocupa com a degola no Brasileirão, pelo que deverá privilegiar a luta pelo descenso. 


ii) Cruzeiro 75% x 25% ABC
Mesmo com título do Brasileirão praticamente garantido, é impossível não imaginar o Cruzeiro como favorito frente ao valente alvinegro de Natal, de boa campanha no torneio, mesmo que seja eliminado nesta fase. O elenco azul é qualificado, e mesmo que os suplentes atuem, ainda assim os mineiros são amplamente superiores.


iii) América RN 35% x 65% Flamengo
Outra grande campanha de um time de Natal que, a exemplo do rival, fica entre os 8 melhores da competição. O América, no entanto, não deve eliminar o Flamengo, atual campeão e com mais qualidade técnica.


iv) Corinthians 40% x 60% Atlético MG
A despeito do equilíbrio técnico entre as equipes, é inegável o melhor momento do Galo que, ainda por cima, decidirá o duelo em casa. Mano Menezes já tem mais 10 meses de clube e ainda não conseguiu equilibrar os setores, principalmente a parte de armação e arremate ao gol. Com menos tempo, Levir Culpi parece ter ajeitado o Galo. Que fase do Mano! 

Abraços. 



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Precariedade do certame e da arbitragem

Os dois principais jogos das 22:00h de ontem do Brasileirão foram feios demais. Mesmo no jogo do Morumbi, onde São Paulo e Flamengo empataram por 2x2 (portanto, jogo com 4 gols), não foram vislumbradas jogadas técnicas, mas sim a habitual modorra que ultimamente pauta nossas partidas e rodadas. 

Aliás, no Morumbi, o até então beneficiado pela arbitragem Flamengo (na verdade, beneficiado por sorte, pois não acredito em erros propositais em favor do time da Gávea) foi extremamente prejudicado com duas penalidades inexistentes que, ontem, culminaram por beneficiar o Tricolor paulistano, prejudicado no último domingo com uma penalidade anotada em favor do Corinthians no Majestoso. 

Incrível como a arbitragem anda ruim no Brasil. É um duelo hercúleo pra conquistar o troféu de incompetência. Dum lado os atletas, treinadores e dirigentes que, ano após ano, não planejam nada para obterem sucesso na temporada. Do outro lado os juízes, atrapalhados por novos entendimentos da FIFA, cuja função prática primordial, ao que parece, é tumultuar o mundo da bola. Jamais foram observados tantos erros de arbitragem como nesta edição do Nacional, como jamais houve tanta ausência de ímpeto ofensivo por parte das equipes. Uma lástima!

A única coisa boa do certame é o Cruzeiro, rumo ao bicampeonato consecutivo com toda justiça, pois é o único clube brasileiro que apresenta um futebol competitivo com constância. Corinthians e São Paulo, que ontem não venceram, oscilam brutalmente e, por isso, certamente não disputarão o título. Com muita dificuldade, o que restará a dupla paulistana é a briga pela vaga na Libertadores, porém, com a ascensão de Grêmio e Galo (leve ascensão), até esta pretensão secundária poderá ser prejudicada. 

Enfim, desde a acachapante goleada sofrida pelo Brasil na Copa, a defasagem do futebol brasileiro é o principal assunto entre os que discutem futebol (profissionais e populares nos bares e afins). O Brasileirão, como todos imaginaram, corroborou a desconfiança e, pelo andar da carruagem, a retomada do bom nível técnico (como também de boas arbitragens) demorará a ser notada.  

 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Corinthians vence o Majestoso. Palmeiras cai em desgraça

Muitos corintianos ainda não perceberam, mas ontem, envergando a camisa 20 alvinegra, um dos maiores jogadores da história do clube ajudou a equipe mais uma vez em uma importante vitória. Trata-se de Danilo, multicampeão pelo clube, mal aproveitado ultimamente por Mano Menezes.

Danilo é um atleta que une funcionalidade com inteligência. Seu futebol, apesar de não muito vistoso pra torcida (não é de dribles e de arrancadas para o gol), é extremamente importante pra equipe, ofensiva e defensivamente, valendo frisar que o meia não se esconde em jogos grandes, quase sempre sendo decisivo. Ontem Danilo participou ativamente da partida, ajudou na marcação e contribuiu com linda assistência no terceiro gol do Corinthians anotado pelo peruano Guerrero. Na minha opinião, ainda mais quando Petros estiver ausente, Danilo deverá formar a dupla de meias ao lado de Renato Augusto.

Nos 3x2 de ontem na Arena Corinthians, pela primeira vez no certame uma dupla de ataque alvinegra conseguiu, enfim, triunfar. Guerrero e Malcon jogaram muito bem, com boas tabelas e jogadas individuais, sendo que ambos foram importantes na vitória conquistada a duras penas, mas com merecimento, pois o Corinthians foi melhor em quase toda a partida (no primeiro tempo, até os 30 primeiros minutos, achei o Tricolor mais consciente em campo). Ao todo, foram 12 finalizações corintianas contra 2 do rival. Pelo lado tricolor, Kaká, Ganso e Souza foram bem, mas prejudicados pela falta de sintonia e ritmo de Luis Fabiano que, ao menos, demonstrou disposição para marcar a saída de bola adversária. Pato fez muita falta, e Toloi (zagueiro que se contundiu no início da partida) também. Luis Fabiano, pelo visto, não participará do chamado "quarteto mágico" tricolor, e deverá ser suplente durante o resto do campeonato.

A arbitragem no Majestoso foi polêmica, pois o primeiro gol corintiano adveio de penalidade inexistente na minha opinião. Não houve intenção do zagueiro Antonio Carlos em botar a mão na bola, num rebote dum chute mal dado pelo jovem corintiano Malcon. No replay em câmera lenta (o fiel da balança para se definir eventual intenção do atleta em botar a mão na bola) fica claro que o são paulino se assusta quando a bola bate em sua mão, tentando inclusive afastá-la instintivamente da pelota. Já o segundo lance de falta dentro da área cometido pelo uruguaio Alvaro Pereira foi indiscutível, tal e qual sua justa expulsão. Mesmo com as polêmicas (habituais em nosso futebol), a vitória corintiana foi incontestável, e faz o Corinthians retomar a luta pelo caneco, apesar de ser muito difícil desbancar o Cruzeiro da primeira colocação.

O Palmeiras perdeu para o Goiás por 6x0 fora de casa, em mais um desastre para a triste coleção alviverde de decepções recentes, as quais não combinam com a rica história do clube. Ao que parece, o Palmeiras conseguirá a proeza de ser rebaixado no ano de seu centenário, o que representará o terceiro descenso em pouco mais de 10 anos (retrospecto de time pequeno). De todos os times que lutam na parte de baixo do certame, o Palestra é o mais frágil, e o que abrange mais pressão, até pela sua grandeza. A única solução será a contratação de no mínimo 3 reforços de peso, o que duvido que ocorra. Com o time atual, o rebaixamento lamentavelmente é inevitável.

Abraços!      

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Erro do juiz prejudicada retomada da emoção no certame

O juiz ajudou o Cruzeiro a continuar sem maiores riscos no Campeonato, ao anotar penalidade inexistente a favor dos mineiros quando o Bahia vencia a partida por 1x0 em Belo Horizonte. No mesmo lance, revoltado com a marcação, o baiano Titi foi expulso, fulminando as pretensões do tricolor que continua agonizando na zona do descenso. O Bahia tem apenas 3 vitórias em todo o certame e é o único que insiste em não reagir. Triste agonia.

Com as vitórias de São Paulo e Corinthians, ao que parece, a dupla paulistana se candidata como única capaz de evitar o possível bicampeonato celeste. O São Paulo inclusive fará o duelo contra o Cruzeiro no próximo domingo, sendo imprescindível a vitória para que o campeonato volte a ter emoção, pois, em caso de vitória azul, o bicampeonato ficará praticamente sacramentado. Corinthians e Flamengo duelarão no "clássico das multidões" no Maracanã, sendo que o alvinegro, completo, é favorito para obter os 3 pontos mesmo fora de casa. A vitória pro Corinthians também é imprescindível.

Os 3 líderes têm os melhores elencos do Brasileirão, apresentando menos carências e melhores opções de suplentes. Restringindo-me à dupla paulistana, creio que o Corinthians sente falta de um atacante que pudesse ser titular, e o São Paulo de um lateral direito e um volante com melhor saída de bola. O são-paulino Souza é bom volante, mas oscila demais na parte ofensiva. Denilson só sabe marcar e mesmo assim faz muitas faltas desnecessárias. No Timão, Luciano e Romero são bons jogadores, dotados de disposição e razoável técnica, porém, não são goleadores. Mesmo assim, os rivais apresentam dois dos melhores elencos do país.

Afora os três líderes, confio mais no Fluminense para obter a quarta colocação (e consequentemente vaga na pré-Libertadores), pois o meio-campo tricolor é excelente, além de o time reunir boas opções ofensivas. O problema do Flu é a fraca defesa. Já o Inter, sempre badalado, tem muita fragilidade ofensiva, pois, a despeito do ótimo D'Alessandro na armação, Rafael Moura, Wellington Paulista e Alan Patrik são fracos e inconstantes.  

Na parte de baixo da tabela o Palmeiras respira mais aliviado, após vencer o Criciúma por 1x0 em jogo fraco no Pacaembu. O futebol palestrino continua precário, entretanto, os resultados estão melhorando, que é o que importa, pois, para "salvar" o centenário restará apenas evitar um novo rebaixamento (que seria extremamente desastroso). Acho o atual time alviverde mais fraco que as equipes que já caíram, no entanto, Bahia, Vitória e Criciúma demonstram muita fragilidade, mais até que o Palmeiras, podendo na fragilidade destes rivais residir a salvação do alviverde centenário.

Abraços.  

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cruzeiro vence o primeiro turno e segue firme rumo ao bi!

Mesmo com vários desfalques, e com o favorecimento da arbitragem ontem ao time rival, o Cruzeiro empatou fora de casa contra o Fluminense, 3x3, em jogo que evidenciou a principal diferença do time celeste junto aos demais: elenco de grande qualidade. 

Julio Baptista, que seria titular em qualquer outro time do Brasil, anotou os 2 primeiros gols dos mineiros, que ainda puderam contar com as boas atuações de Marlone, Willian e Nilton, todos vindos do banco de suplentes. Marcelo Moreno retomou seu bom futebol, comandando a artilharia do certame, após um belíssimo gol de voleio (ou quase isso), o terceiro da equipe. 

Falei acima que o Fluminense foi favorecido, pois, na minha opinião, Cícero deveria ter sido expulso na penalidade que cometeu sobre Samudio, lance feio que inclusive tirou o paraguaio de campo. Cícero que, diga-se de passagem, minutos após a penalidade, marcou o segundo gol carioca, sendo mais uma vez importante ao time. Enfim, o empate foi bom para o Cruzeiro, que segue remando forte rumo ao bicampeonato consecutivo. A diferença de pontos e de futebol é muito grande para os demais rivais.

O São Paulo terminou bem o primeiro turno ao vencer o Sport por 2x0 no Morumbi, com destaque para o quarteto ofensivo tricolor, grande trunfo da equipe. Já o Corinthians mais uma vez empatou, 0x0 contra o fraco Criciúma, resultado meramente razoável, mesmo considerando os vários desfalques importantes do alvinegro paulistano. Se o Corinthians tem um sólido sistema defensivo, com volantes e laterais mais regulares que o rival tricolor, o São Paulo possui um ataque mais forte e envolvente, com atletas de maior categoria, pelo que, hoje, pratica um futebol mais vistoso. Dificilmente os gigantes paulistanos tirarão o título do Cruzeiro, porém, creio, conseguirão repetir campanha semelhante a que fizeram neste turno, conseguindo os pontos necessários para obterem a vaga na Libertadores. 

Já o Inter mais uma vez decepcionou seu torcedor, e certamente colecionará mais um ano na fila de títulos nacionais. O Colorado, de bom elenco no papel (mas sem um atacante de nível "A"), oscila brutalmente e atua mal dentro de casa, o que não se recomenda pra quem pretende ser campeão. Se o Inter, que num curto período foi eliminado da Copa do Brasil e da Sul-Americana, continuar oscilando como está, terá dificuldades até para conseguir se classificar para a Libertadores, pois Fluminense, Grêmio e Atlético/MG, próximos do G4, também brigarão pelas primeiras posições. 

Abraços!  

  

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Clubes grandes disputarão a Copa do Brasil. Exclusão do Grêmio.

Encerrada rodada de ontem da Copa do Brasil, jogos de volta das oitavas de final, tem-se que os grandes times brasileiros continuarão no torneio, engrandecendo a disputa. Único mata-mata remanescente no país, a próxima fase da Copa do Brasil promete com bons jogos, e a possibilidade de ótimas semifinais com grandes clássicos.

O Corinthians venceu bem o Bragantino dentro de sua nova Arena, 3x1, revertendo o placar desfavorável impingido pelo rival na primeira partida, sendo que o principal nome de ontem foi o meia Renato Augusto, autor do primeiro gol (lindo, por sinal), além das cobranças de escanteio que resultaram nos outros 2 tentos. O Corinthians, que ainda precisa de um atacante de renome (que chegue pra jogar com Guerrero), demonstrou a força do elenco, mormente no meio campo e na zaga, além de deixar clara a simbiose com o novo estádio, onde, ao que parece, o time dificilmente será derrotado.

O Botafogo, de torcida tão sofrida ultimamente e atletas que atuam sem receber seus vencimentos, foi heroico ontem ao bater o bom time do Ceará por 4x3 fora de casa, revertendo a derrota sofrida no Rio de Janeiro. O resultado, por incrível que pareça, foi zebra, pois poucos acreditavam em sucesso botafoguense, ainda mais após perder em casa de forma modorrenta. Já o Flamengo, beneficiado com duas penalidades duvidosíssimas (pra mim, apenas a primeira ocorreu e ainda assim bem discutível), conseguiu bater o Coritiba por 3x0 no Maracanã, classificando-se nas disputas de pênaltis, onde o goleiro Paulo Victor se destacou. Aliás, Felipe não faz falta alguma ao time Rubro Negro. O Flamengo, beneficiado com 5 penalidades nos últimos 5 jogos, melhorou sensivelmente após a chegada de Luxemburgo, que, por sua vez, parece retomar os bons trabalhos de outrora. Há tempos que Vanderlei não é o mesmo vanguardista que costumava ser, principalmente taticamente.

Enfim, creio ser salutar a classificação de grandes times, a fim de enaltecer os duelos eliminatórios da Copa do Brasil. Santos x Botafogo, grande clássico desde os anos 50, promete ser um duelo equilibrado. Corinthians x Galo ou Palmeiras também (hoje ambos duelam, com grande favoritismo dos mineiros que já venceram a primeira partida fora de casa). Duas semifinais se avistam pelo andar da carruagem: Santos x Cruzeiro; Corinthians x Flamengo. Obviamente que esses palpites são meus, e contam com um pouco de torcida para que ocorram.

Por fim, achei injusta a exclusão do Grêmio na Copa do Brasil, em virtude de atos racistas de seus adeptos na primeira partida contra o Santos. Os "torcedores" foram identificados, e deverão ser responsabilizados individualmente, não cabendo punição à entidade que, obviamente, não tem como conter cada um de seus milhares de seguidores. A decisão é temerária, como quase tudo que o STJD decide, podendo abrir possibilidade de torcedores dum clube rival se infiltrarem na torcida alheia, com más intenções, a fim de prejudicar o clube adversário.

Abraços.  


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

104 anos de história e glórias mil. Parabéns Corinthians, meu amor!

Hoje é o dia mais importante do esporte na minha opinião. Todo 1º de Setembro o Corinthians faz aniversário e computa mais um ano em sua rica história, recheada de títulos, heróis, vitórias e conquistas, sendo certo que houve tristezas também, porém, mitigadas perto da grandeza do Alvinegro de Parque São Jorge.

Eu amo o Corinthians! É uma das coisas mais importantes da minha vida, e motivo de imensa alegria quando ganha. A honra de ser corintiano transcende o resultado da partida, e um dos adágios mais verdadeiros é o seguinte bordão: "só quem nasce corintiano sabe o que é isso..."

O Corinthians do saudoso Sócrates, de Casagrande, Zenon, Wladimir e Zé Maria. De Luizinho, Baltazar, Carbone, Cláudio, Gylmar e Oreco. De Neco e Teleco. De Neto, Tupãzinho, Ronaldo, Márcio e Marcelo. De Vampeta, Rincon, Marcelinho, Ricardinho, Luizão e Edilson (meu Deus!!!). De Ronaldo Fenômeno, Jorge Henrique, Chicão, Willian, Elias e Christian. De Cássio, Danilo, Guerrero, Emerson Sheik, Paulinho, Ralf e Alessandro.

Corinthians de Roberto Rivellino, um dos 10 maiores jogadores do mundo da bola em todos os tempos. Corinthians de Basílio, o Pé de Anjo e herói do Paulistão/1977.

Corinthians de Oswaldo Brandão, Tite, Parreira, Luxemburgo e Oswaldo Oliveira, todos campeões com o clube.

Corinthians de muitos outros que honraram o manto alvinegro.

Todas as conquistas boleiras que um clube sul-americano pode conseguir o Corinthians conquistou. 5 Brasileiros, 3 Copas do Brasil, 27 Regionais, 2 Mundiais, 1 Libertadores, 5 Rio-SP e 1 Recopa.

Parabéns ao Sport Corinthians Club Corinthians Paulista, e aos seus cerca 30 milhões de torcedores, o que faz do clube a segunda maior torcida do país. O Corinthians, que faz 104 anos hoje, sem dúvida nenhuma é eterno!