segunda-feira, 30 de junho de 2014

Brasil joga mal e passa sufoco histórico contra o Chile

Bom dia a todos, como diz o manjado bordão, haja coração para aguentar o mau futebol da seleção brasileira, dispersa taticamente e com parcas jogadas individuais, e que por sorte não foi eliminada pelo Chile nas oitavas de final, o que seria lamentável, ainda mais considerando-se que somos os anfitriões.

Sábado, as únicas exceções foram a dupla de zaga, além de Júlio César e Hulk, esse último o mais voluntarioso, apesar da falha que culminou com o gol de empate anotado por Alexis Sanchez. Hulk que, no segundo tempo, marcou golaço legítimo e mal anulado pela fraca arbitragem, até agora, a pior coisa da Copa. E o Brasil foi sim prejudicado, calando os que habitualmente insinuam favorecimento indevido à nossa seleção, ou mesmo aos esquizofrênicos que acham que a Copa está comprada.

O Brasil não tem compactação, organização tática, jogada ensaiada e equilíbrio emocional. Não há quem arme o jogo pelo meio, quem apoie com competência pela ala direita e quem auxilie o Neymar com movimentação no ataque. Consequentemente, é claro que Fred, Daniel Alves e Oscar estão sem condições de serem titulares. Hernane, Bernard e Maicon poderiam ser bons substitutos, melhorando a movimentação ofensiva e a criação pelo meio, pois Willian, um pouco mais meia que o Oscar, também não representa aquele atleta típico com visão de jogo capaz de enxergar espaços no ataque com precisão. Hernane também não é nenhum Ademir da Guia, mas é o que mais se aproxima deste tipo de jogador. Não dá pra aceitar David Luiz e Thiago Silva "armando" o time com bicões lá da zaga.

A seleção também precisa controlar o aspecto emocional, pois não é normal (nem salutar) tanto atleta chorando durante os intervalos da partida, ou mesmo durante o hino nacional embalado pela torcida. O sucesso no futebol invariavelmente passa pela frieza de seus atores, principalmente os principais, de quem se espera até o último minuto o lampejo para decidir o jogo. É inegável que Felipão contagia o grupo e mantém uma união difícil de ocorrer em outras seleções, porém, ao que parece, taticamente, ele está ultrapassado e sem ideias para melhorar o futebol da seleção brasileira.

Agora enfrentaremos a Colômbia, sem tradição em Copas, porém, uma das três melhores equipes até agora, com bom jogo coletivo, e com individualidades marcantes (James Rodriguez, Ospina, Jackson Martinez e Cuadrado). O jogo será duríssimo, e as chances de sermos eliminados, ainda mais se mantivermos esse parco futebol, são realíssimas.

Abraços!  

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Palpites das oitavas e punição a Suarez

Bom dia, sem delongas vamos aos palpites:

Brasil 60% x 40% Chile
O Brasil é favorito, porém, de todos os duelos de oitavas entre os rivais (este é o terceiro), este será o mais difícil, pois coletivamente o Chile se encontra melhor que o Brasil que, por sua vez, possui vantagem individual em quase todas as posições. De todos os atletas chilenos, creio que somente Alexis Sanches seria titular na seleção brasileira, no lugar do Fred. Camisa e tradição, onde o Brasil leva grande vantagem, são ingredientes que entram em duelos eliminatórios, mas são mitigados quando as equipes jogam com valentia e personalidade.

Colômbia 55% x 45% Uruguai
A Colômbia, na minha opinião, foi uma das melhores equipes da primeira fase, a despeito do grupo fácil em que caiu. James Rodriguez está em ótima forma, e é extremamente perigoso. Do outro lado há o Uruguai com sua mística e raça incomparável, porém, desfalcado de seu craque, Luis Suarez, banido da Copa pela mordida em Chiellini no duelo contra a Itália. Forlán, melhor atleta da última Copa, provavelmente será seu substituto, entretanto, o ex-colorado não é nem sombra do matador de outrora. Duelo muito equilibrado, com ligeiro favoritismo dos colombianos, pois possuem time mais técnico.

Costa Rica 55% x 45% Grécia
Duelo das zebras, principalmente a Costa Rica que, no chamado grupo da morte, garantiu classificação antecipada após bater Uruguai e Itália, sob a liderança do bom atacante Campbell. A Grécia é fraca tecnicamente, mas costuma surpreender, como por exemplo, quando ganhou a Copa da Europa em solo portugûes em 2004, contra os anfitriões que, na época, eram comandados por Felipão e Figo. Não dá pra cravar um favoritíssimo neste inusitado duelo, mas acho que a Costa Rica, também por jogar em solo sul-americano (próximo de seu território), avançará às quartas-de-final.

França 65% x 35% Nigéria
Gostei da França na primeira fase que, liderada por Benzema, pareceu não sentir falta de Ribery, astro maior da seleção azul. A Nigéria, porém, não é rival fácil, pois possui atletas talentosos e com força física, tendo inclusive disputado jogo duro contra a Argentina na primeira fase.

Alemanha 75% x 25% Argélia
Gostei da classificação argelina que, na primeira fase, mostrou surpreendente futebol com toque de bola, e mereceu o êxito histórico. No entanto, é inegável o favoritismo alemão, uma das mais fortes seleções da Copa, que ainda pode jogar mais e, creio, isso ocorrerá daqui pra frente.

Argentina 75% x 25% Suíça
Igualmente ao duelo supracitado, a Argentina é favoritíssima, mesmo podendo render mais do que rendeu na primeira fase. Messi encontra-se em grande fase, sendo, ao lado de Neymar, os destaques da Copa. Do lado europeu, Shaquiri é o maestro da equipe, bom jogador, autor de 3 gols na partida contra Honduras, e o único capaz de criar algo tecnicamente produtivo, para eventualmente atrapalhar os planos portenhos.

Bélgica 60% x 40% Eua
A Bélgica possui um time mais técnico, com bons jogadores como Hazard, Mertens, Origi e Courtois. Os Eua, por sua vez, jogam de forma destemida e sem pressão alguma, pois no país ianque poucos acreditam em sucesso da seleção boleira. Gosto muito do Dempsey, sempre decisivo. A Bélgica venceu suas 3 partidas, porém, não convenceu em nenhuma delas, razão pela qual não lhe atribui maior favoritismo, e acho possível que os Eua consigam se classificar, sem que isso represente grande surpresa.

Por fim, achei exagerada a punição imposta a Luis Suarez pela Fifa, principalmente seu banimento dos estádios e da delegação uruguaia, porém, achei justa sua suspensão pelo restante da Copa. A mordida foi clara e imotivada e, como todos sabem, foi a terceira vez que o atleta incorreu na mesma conduta, incompreensível na minha opinião. Suarez, ao que parece, não aprendeu a lição com as duas suspensões anteriores, quando atuava por Ajax e Liverpool. Agora, quando a suspensão o excluiu da seleção de seu país onde predomina fortemente o patriotismo, creio, o atleta poderá finalmente aprender com seus erros e deixar de morder seus rivais. Uma pena, pois o craque era um dos destaques da Copa, e fez esforço hercúleo para poder atuar. Mas, convenhamos, foi ele mesmo quem cometeu o erro, tendo de lidar com a repressão pelo ato. O que não dá pra entender é a justificativa de alguns uruguaios de que não houve a mordida. Pelo visto, a maconha liberada é de boa qualidade e já está fazendo efeito.

Abraços a todos.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Visão da Copa na terra dos hermanos!

Boa tarde, estou de volta de uma curta e deliciosa viagem para Buenos Aires, onde pude acompanhar in loco a impressão dos hermanos acerca da Copa e de sua seleção, com a qual estão bastante preocupados. No último sábado, em um pequeno restaurante no bairro de Palermo Soho, assisti com eles ao jogo da Argentina x Irã, onde a seleção argentina sofreu muito para bater o frágil rival, com um lindo gol de Messi anotado nos minutos finais da partida, aliviando a tensão que se instalava no local.

Como nós brasileiros, os argentinos são muito críticos em relação a seleção, pois também contam com atletas estrelados e talentosos, não se justificando o parco futebol até agora apresentado. Messi é a exceção, sempre criando as jogadas mais perigosas. Aguero e Higuain parecem que ainda não entraram em campo, circunstância que sobrecarrega o ídolo maior. A exemplo do Brasil, a Argentina ressente a falta dum meia típico, com visão de jogo, pois Di Maria, como o nosso Oscar, cai muito pelas pontas e raramente enxerga passes precisos no meio da zaga rival.

Pelas ruas de Buenos Aires a Copa é o assunto principal, com destaque para os intermináveis outdoors de Messi espalhados pela cidade e os uniformes azul e branco trajados pelos jovens. Afora o craque barcelonista, encontra-se em menor quantidade alusões a Higuain e Di Maria, além de Tevez, preterido por Sabella, na minha opinião, de forma injusta. Lá na capital portenha dizem que Tevez não se dá bem com Messi, notícia esta que já circulou por aqui. Tevez realmente não é fácil de lidar, como demonstrou quando atuou pelo Corinthians, ocasião em que liderou a equipe paulistana na conquista do Nacional/2005. Porém, dos atacantes argentinos em atividade, somente Messi supera Carlitos que, além de hábil, possui uma raça incomparável.

A Argentina, classificada, provavelmente pegará a Suíça nas oitavas, com vasto favoritismo. No entanto, para avançar mais na competição, terá de melhorar substancialmente seu futebol.

Quanto ao Brasil, afora as habituais gozações, os argentinos demonstram respeito e sonham com uma final reunindo os 2 maiores rivais da América do Sul. Não sei por qual razão os hermanos parecem não nutrir admiração pelos chilenos, pois a maioria se deliciou com o duelo Brasil x Chile pelas oitavas que, segundo eles, certamente representará a eliminação da equipe dirigida por Sampaoli. Particularmente, não tenho tanta certeza assim, apesar de achar o Brasil favorito no próximo sábado. Nossa seleção, apesar do bom futebol apresentado ontem no segundo tempo, ainda depende muito de Neymar, ao contrário dos chilenos, que demonstram bom conjunto, mesmo não contando com um grande talento individual.

Abraços a todos e, por fim, lamento o falecimento do ex-lateral direito corintiano Giba, titular e um dos líderes da equipe que ganhou o primeiro Brasileirão do alvinegro paulistano. Que Deus receba Giba em bons lençóis, e que sua família seja amparada pela luz divina.

terça-feira, 17 de junho de 2014

A primeira rodada da Copa e palpite pro jogo do Brasil x México

Bom dia, hoje termina a primeira rodada da fase inicial da Copa do Mundo, com dois jogos do Grupo H, sendo eles: Bélgica 70% x 30% Argélia; Rússia 80% x 20% Coréia do Sul (palpites percentuais). Neste grupo, creio que os europeus passarão para as oitavas facilmente, haja vista a fragilidade dos rivais, valendo frisar a esperança da torcida  belga em seus jovens talentos (Courtois, Hazard, Lukaku e Fellaini), tidos como uma geração dourada. A Rússia, treinada pelo experiente técnico italiano Fábio Capello, aposta no jovem atacante Kokorin, porém, não creio que a equipe irá longe neste Mundial.

Nesta primeira rodada, as melhores seleções foram Holanda, Alemanha e Colômbia, que venceram bem suas partidas, demonstrando talento e desenvoltura, principalmente os europeus, que certamente se habilitam como favoritos para levantar o caneco. A goleada holandesa na última sexta-feira foi surpreendente e arrebatadora, evidenciando um sistema de jogo inovador (3 zagueiros que sobem a marcação congestionando o meio campo e dificultando a criação do rival) e um fortíssimo contra-ataque, liderado pela dupla Robben e Van Pierse, uma das melhores do planeta. Já a Alemanha, que ontem goleou Portugal por 4x0, demonstrou excelente jogo coletivo, donde se destacam bons valores individuais como Ozil, Muller, Gotze e Lahm. Incrível como a Alemanha tem seu jogo muito semelhante ao do Bayern, a exemplo do que ocorreu com a Espanha de 2010, e o Barcelona daquela época.

A Argentina, a exemplo do Brasil, jogou razoavelmente em sua estréia, e também venceu aplicando 2x1 na Bósnia, estreante em Mundiais. Achei inusitada a tentativa de marcação do zagueiro bósnio no lance do segundo que, ao vislumbrar Messi partindo pra cima, tentou um golpe rasteiro estilo capoeira para tentar tirar a bola, porém, acabou por vitimar seu próprio companheiro, numa cena que me fez rir por quase 15 minutos! A Argentina melhorará ao longo do torneio, e certamente passará para as oitavas, pois seu grupo é fraco.

Finalmente, hoje o Brasil jogará sua segunda partida, contra o México em Fortaleza, pelo que lhe outorgo 65% de favoritismo, haja vista a inegável superioridade técnica brazuca. O México, eterno fantasma brasileiro, não deve criar maiores problemas hoje. A dúvida de Felipão reside em quem substituirá Hulk, provavelmente ausente por lesão, pelo que, na minha opinião, o escalado tem de ser Ramirez, ótimo na marcação e bom no apoio ofensivo, a despeito de não ser um jogador de arremates. Vale dizer que Hulk, atacante de ofício, auxilia muito na marcação, sendo que a entrada de Ramirez não deixará a seleção capenga neste quesito.

Abraços!
 


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Estréia brasileira: 3x1 sobre a Croácia

Bom dia a todos, iniciada a Copa do Mundo/2014, vamos aos meus itens:

i) O Brasil iniciou mal a partida, melhorou no segundo tempo, sendo que no geral foi razoável na estréia. Obviamente que, para ser campeão, o time terá de melhorar muito, principalmente a organização tática que se encontra ruim. Paulinho e Hulk jogaram muito mal, sendo que a má fase do ex-corintiano já não é de hoje, pelo que, creio, corre sérios riscos de perder a titularidade durante o torneio.

ii) Oscar, criticado na véspera e vítima de forte pressão para que fosse substituído por Willian, ontem, foi o melhor brasileiro na partida, participando ativamente do primeiro gol e anotando o terceiro tento com habilidade e oportunismo. A atuação do ex-colorado me surpreendeu fortemente, pois sempre achei o atleta medroso em jogos decisivos, porém, ontem, Oscar foi primordial na vitória. Outros destaques pra mim foram Neymar (sempre ele, com sua habilidade impecável e espírito de liderança incomum pela idade que possui) e David Luiz (incansável e com 100% de foco na partida).

iii) Claramente não foi pênalti em cima no Fred, no lance que culminou com o segundo gol brasileiro. O atacante, que também jogou mal, nitidamente se atirou ao chão quando perdeu o controle da bola dentro da área. O juiz errou no lance, porém, não concordo com os que acham que houve dolo no erro, ou mesmo que o pênalti decidiu a partida, pois, pelo andar da carruagem na segunda etapa, o Brasil estava mais próximo do segundo gol do que o rival. Lamentavelmente, pelo que se fala, os croatas inundaram o vestiário do moderno estádio corintiano após a partida, atitude triste e desprezível, e que evidencia que europeus também podem ser mal educados. Acho que a Croácia obterá a segunda vaga do grupo, mas certamente não contará com minha torcida para isso.

iv) O gramado da Arena Corinthians é maravilhoso, assim como todo o estádio internamente. No entorno, pelo que vi, os problemas não foram solucionados e, ao que parece, demorará muito além da Copa para que isso ocorra. Agora, o Brasil atuará em Fortaleza, no Estádio Castelão, no próximo dia 17 contra o México, que estréia hoje contra Camarões.

Abraços!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Palpites e pitacos sobre a Copa

Boa tarde, sem delongas, vamos aos tópicos:

i) Brasil 65% x 35% amanhã na Arena Corinthians, sendo este o meu palpite percentual. O Brasil é melhor tecnicamente, tem mais tradição e joga em casa, portanto, mesmo com os buracos na zaga deixados pelos constantes avanços de nossos laterais (ambos com ímpeto ofensivo), creio que a seleção iniciará a competição com vitória. A Croácia, que será liderada pelo ótimo meio-campista Modric (Real Madrid), sentirá falta do seu homem-gol Mandzukic, suspenso desta primeira partida. Na primeira fase, mesmo não atuando em sua plenitude, creio que o Brasil se classificará com facilidade, pois os rivais são fracos e sem tradição. O problema estará nas oitavas, onde o cruzamento será complicado, seja contra Chile, Holanda ou Espanha, ocasião em que o Brasil terá de jogar bem para avançar no torneio.

ii) Meus demais palpites percentuais, restringidos às partidas de maior relevância nesta primeira rodada: Espanha 55% x 45% Holanda (equilíbrio grande, haja vista que repetem justamente a última final de Copa do Mundo); Inglaterra 40% x 60% Itália (não acredito nos ingleses que, diga-se de passagem, também não estão confiantes na própria seleção); Alemanha 55% x 45% Portugal (duelo muito equilibrado, pois, se a Alemanha tem melhor conjunto, Portugal tem Cristiano Ronaldo e certamente o apoio da torcida brasileira);

iii) Puro palpite, repito meus classificados pras oitavas que já havia adiantado na postagem de 06/12/2013 aqui neste blog: Brasil e Croácia; Espanha e Holanda; Colômbia e Costa do Marfim; Itália e Uruguai; França e Suiça; Argentina e Bósnia; Alemanha e Portugal; Bélgica e Rússia.

iii) Andei pelo centro de São Paulo durante esta semana, e tive a felicidade de presenciar torcedores advindos principalmente de México, Croácia, Chile e Itália. Sensacional a mistura deles com os brasileiros, até agora com muita simpatia, evidenciando a miscigenação decantada pelo Presidente Lula na recente entrevista concedida à Carta Capital. Particularmente, sempre compreendi o entendimento daqueles que criticavam a Copa, tendo em vista as carências brutais que ainda assolam o país (distribuição de renda, saúde, educação, saneamento básico). Por questão de prioridade, e até para que se evitasse desvios de grana causados pela corrupção que infelizmente ainda acomete nosso parlamento, entendo que a Copa, neste momento, poderia ter sido evitada. Porém, é inegável que o país obterá benefícios, sendo este caldeamento um dos mais salutares, sem dúvida alguma.

iv) De se louvar a simpatia da seleção alemã hospedada na Bahia, principalmente por parte do craque Schweinsteiger que, sisudo dentro de campo, demonstra alegria por estar no Brasil defendendo sua sempre forte seleção. Os alemães certamente ganharam pontos com a torcida local, o que poderá lhes conferir apoio durante os jogos que disputarem.

Abraços e bom início de Copa a todos!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pitacos sobre as seleções no pré-Copa

Bom dia a todos, hoje o Brasil duela contra a Sérvia em amistoso a ser realizado na capital paulista, jogo bem mais duro do que o último amistoso disputado contra a fraquíssima seleção do Panamá. Aliás, de 2010 pra cá, achei que a seleção fez poucos jogos contra seleções consideráveis, o que considero uma falha terrível, pois, além de não trinar o time o suficiente, haja vista a ausência nas eliminatórias, certamente privilegiou-se interesses financeiros de quem detém os direitos acerca da seleção. Atualmente, fazer amistosos mais difíceis não é recomendável, face o risco de lesões que podem acometer nossos atletas.

O Brasil, que como eu já disse antes, tem o melhor elenco dentre os participantes (titulares + reservas), tem o privilégio de realizar coletivos com dois bons times, sem que haja lances duros, evitando assim a "zica" que anda a solta nesta Copa, e que hoje, conforme noticiado, vitimou mais um craque: Frank Ribery, atual 3º melhor atleta do mundo, foi cortado da seleção francesa. Triste notícia.

Fala-se muito hoje em dia numa "neymardependência" acerca do Brasil, com o que concordo em parte, pois, caso o craque se contunda (bato agora 3 vezes na madeira), obviamente que perderemos considerável poder de fogo para o torneio. O ex-santista é, indubitavelmente, o melhor jogador da seleção. Todavia, esta circunstância não é exclusividade nossa, pois Argentina, Portugal, Espanha e Holanda, na minha opinião, possuem o mesmo grau de dependência de Messi, Ronaldo, Iniesta e Robben, respectivamente. O mesmo pode-se dizer da França que, sem Ribery, fica bem mais enfraquecida. O Brasil, afora Neymar, tem vários bons atletas, com bom poder de decisão, capazes de suprir uma eventual falta do craque, o que espero e acredito que não ocorrerá.

Continuo dividindo o favoritismo na Copa em escalões. No primeiro, encontram-se Brasil, Argentina, Espanha e Alemanha. No segundo, indico Holanda, Itália, Uruguai e França. Não creio que o campeão não se enquadre dentre estas equipes.

Quanto aos amistosos, no que tange o Brasil, o que se evidencia é que Willian é o mais cotado para ganhar uma vaga no time titular, provavelmente no posto de Oscar. Eu gosto de ambos, porém, é inegável a melhor fase do ex-corintiano. A Itália, sem vencer há 7 partidas, repete o hábito de iniciar a Copa desacreditada, podendo subir de produção durante a competição, valendo frisar que a Azzurra é tradicional e merece respeito, devendo dar muito trabalho aos seus  rivais. A Inglaterra me parece capenga demais, dependendo muito do talento de Rooney, o que poderá não ser suficiente sequer para passar para as oitavas, pois a equipe caiu no mesmo grupo de Itália e Uruguai, na minha opinião, melhores que o English Team. Quem me surpreende é o Chile, comandado pelo barcelonista Alexis Sanchez, em boa fase, e que ainda terá a companhia de Valdivia, Vargas e Vidal.

Abraços a todos!    

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resumão do Brasileirão no pré-Copa

Bom dia a todos, finalizadas as primeiras nove rodadas do Brasileirão, período pré Copa, seguem minhas considerações do que ocorreu até aqui:

i) A exemplo do ano passado, o Cruzeiro é o melhor time da competição até agora, líder com 19 pontos, e demonstrando boa superação acerca do malogro na Libertadores, onde fora eliminado pelo San Lorenzo. O Cruzeiro melhorou com a saída de Julio Baptista, que, improvisado no ataque, não dava conta dos gols que a equipe precisava. Borges, Dagoberto e Marcelo Moreno, este último voltando a atuar bem, são mais adequados para comandar a ofensividade do time celeste. Ricardo Goulart e Everthon Ribeiro são valiosos na armação, sendo que o Cruzeiro ainda poderá ter o reforço do zagueiro Manoel, afastado pelo Furacão, jogador que me agrada.

ii) Corinthians e São Paulo, os dois melhores times paulistas, seguem inconstantes e com problemas a serem resolvidos, pelo que o recesso da Copa poderá ser salutar para arrumar as casas. No São Paulo, que venceu o Galo em duelo importante por 2x1 no Morumbi (ambas as equipes lutarão na parte de cima da tabela), Oswaldo e Luis Fabiano têm demonstrado muita disposição, contrastando, porém, com Pato e Ganso, que não conseguem repetir atuações convincentes, principalmente o atacante, longe de despertar do seu longo sono boleiro que  perdura há anos. A entrevista de Pato no pós jogo foi lacônica e apócrifa, igualmente aos tempos de Corinthians, sendo que cada vez mais duvido da recuperação do atleta, outrora muito promissor.

iii) O Corinthians mais uma vez não conseguiu vencer em sua Arena, bobeando brutalmente ao ceder empate ao Botafogo aos 41 minutos do segundo tempo, após perder inúmeras chances de ampliar o placar. Romarinho, que jogou bem contra o Sport e mais ou menos contra o Cruzeiro, ontem foi mal, repetindo o ciclo instável que pauta seu futebol há um bom tempo. Cleber, que iniciou bem o campeonato e fez bom Paulistão, ultimamente anda sofrível, nervoso e estabanado, prejudicando a regularidade de seu parceiro de zaga, Gil, que na minha opinião deveria estar na Copa do Mundo. Fala-se que o promissor atacante paraguaio Angel Romero (Cerro Porteno) pode ser contratado, o que acho boa aposta, pois no Brasil o mercado não oferece opções com bom custo-benefício. Lodeiro e Elias são reforços certos para o pós-Copa, e que certamente melhorarão a equipe que busca o sexto caneco nacional.

iv) O Palmeiras foi bravo ontem contra o Grêmio em Caixas, atuando melhor na segunda etapa, e tendo um gol mal anulado pela arbitragem, anotado por Diogo, o melhor palestrino atualmente. Não sei quem o Palmeiras procura no mercado para se reforçar, mas sei que o elenco precisa urgentemente de novas peças, no mínimo um pra cada setor, além de tentar manter Wesley e Valdivia, dois dos poucos que são acima da média no elenco alviverde. Já o Santos, que ontem venceu sua segunda partida consecutiva no certame, perdeu Cícero para o Fluminense, mas deu tiro certo ao recontratar Renato junto ao Botafogo, atleta experiente e bom de bola, e que comporá boa dupla de volantes ao lado de Arouca. O Peixe também precisa de reforços, principalmente no meio campo, pois sem Montillo e agora Cícero, o time encontra-se capenga na armação de jogadas.

Enfim, outro certame iniciará após a Copa do Mundo, mas devemos considerar desde já as pontuações conquistadas pelos quatro primeiros colocados, pois, em sistema de pontos corridos, toda vitória vale ouro.

Abraços!