segunda-feira, 31 de março de 2014

Definição dos regionais - finalíssimas

Bom dia a todos, definidas as semifinais dos campeonatos regionais nos principais Estados, além da primeira partida da final gaúcha, pelo que seguem meus comentários:

i) Em S. Paulo o Santos conseguiu se classificar no sufoco, vencendo de virada o Penapolense por 3x2, após estar perdendo por 2x1. Aranha e David Braz, que protagonizaram falha bizarra no lance que culminou no segundo gol do Penapolense, foram os destaques negativos. Thiago Ribeiro, Rildo e Yuri, os dois últimos que saíram do banco de reservas, foram os destaques positivos do Peixe, que ainda contou com feliz jornada do técnico Oswaldo de Oliveira, que alterou o rumo da partida com 2 substituições pontuais.

ii) Pelo Penapolense o destaque ficou por conta do atacante Douglas Tanque, atleta pertencente ao Corinthians, e do zagueiro Jaílton, bom no desarme. O treinador Narciso, ex-volante do Santos que venceu dura batalha contra a leucemia, também se destacou, pois, com elenco fraco, montou uma equipe compacta e competitiva, e que quase estragou a festa do Santos em plena Vila Belmiro.

iii) O Palmeiras, acometido pelo azar que lhe tirou Valdivia (entrou baqueado apenas do 2º tempo), Fernando Prass e Alan Kardec, três de seus principais atletas, foi eliminado pelo Ituano em pleno Pacaembu (única derrota do Palestra no Pacaembu em toda a competição), derrota por 1x0, gol de Marcelinho. O Palmeiras sofreu muito com a fragilidade do suplente Vinicius, muito limitado, além de Mendieta que, apesar de razoável, não tem a visão de jogo de Valdivia. Alan Kardec, craque atual do time, fez muita falta ao sair contundido, vítima de violenta falta do zagueiro Alemão. O Palmeiras, sem Valdivia e Kardec, é meramente comum, sendo que os demais atletas, se comparados ao time do Ituano, não gera muita diferença.

iv) O Ituano, com incrível campanha em 2014, teve como destaques o consistente miolo de zaga (Alemão e Salles), além do meias Esquerdinha e Marcelinho, esse último autor do gol da classificação. Obviamente que o Santos é favorito ao título, porém, acho o Ituano mais forte que o Penapolense, pelo que poderá surpreender. A final paulista terá duas partidas, a primeira em Itu e a segunda na Vila Belmiro. Esta circunstância favorece o Santos, dono de melhor elenco, o que geralmente prevalece quando a eliminatória prevê 2 duelos. No final da semana postarei meu palpite.

v) Louva-se a ascensão de times interioranos do futebol paulista, mormente Ituano, Penapolense, Bragantino e Botafogo de Ribeirão. A Ponte Preta, habitualmente presente nas eliminatórias, também cumpriu seu papel. O ponto negativo é a evidente fragilidade do trio-de-ferro, que deverá ser reforçado sob pena de correr risco no duradouro Campeonato Brasileiro.  

v) Por fim, quanto aos demais regionais, ao contrário de São Paulo, na final só teremos clássicos. Vasco x Flamengo no Rio, Galo x Cruzeiro em Minas e Inter x Grêmio no Sul, onde o Colorado venceu a primeira partida por 1x0, no mando do rival, pelo que deverá ficar com o Tetracampeonato (bela marca). No Paraná o Maringá eliminou o Coxa e fará a final contra o vencedor de Londrina x Furacão, com segunda partida prevista para o Estádio do Café. Torço pelo Vasco (pela reação, tendo em vista o malogro em 2013), e pelo Londrina, apesar de achar Flamengo e Furacão favoritos. Veremos o que ocorrerá.

Abraços!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Semifinais definidas no Paulistão

Definidas as quartas de final do Campeonato Paulista, os duelos das semi-finais são os seguintes, já incluídos os meus palpites percentuais:

i) Santos (80%) x Penapolense (20%)

ii) Palmeiras (70%) x Ituano (30%)

Acredito numa final entre Santos x Palmeiras, e torço por isso também, pois um clássico sempre é mais interessante e emocionante. Aliás, se os favoritos confirmarem classificação, será o primeiro e único clássico desta fase eliminatória do Paulistão. 

O Santos enfrentará a surpresa Penapolense (que anteontem eliminou o São Paulo em pleno Morumbi) com amplo favoritismo, inclusive para o título, pois é atualmente a equipe que pratica o futebol mais vistoso no país. Mais uma vez o Peixe surpreende com nova geração de jovens promissores, destacando-se a dupla Geovânio e Gabriel que, juntamente com os experientes Thiago Ribeiro e Leandro Damião, compõe imponente poder ofensivo. Os jovens defensores santistas não comprometem, e o goleiro Aranha, de bom nível técnico, atravessa seu melhor momento na carreira.

O Palmeiras venceu bem o Bragantino ontem no Pacaembu por 2x0, com forte destaque para a dupla Valdivia e Alan Kardec (repito, o melhor atacante atuando no Brasil na atualidade). Wesley, que retornou a equipe, também foi bem, melhorando tecnicamente o meio-campo alviverde e a qualidade do passe aos atacantes. Bom o meio-campo palestrino, que ainda conta com Bruno César e Mendieta como alternativas, sendo este setor o destaque do alviverde, e a mola propulsora da equipe. 

O São Paulo, a exemplo do Corinthians, foi mal no Paulistão, e terminou melancolicamente eliminado pelo fraco Penapolense nas penalidades, após modorrento 0x0 no tempo normal. Ao que parece o final do mandato do Juvenal Juvêncio será triste, o que aumenta as chances da oposição na disputa pela presidência. O time jogou mal os 90 minutos, foi beneficiado pela arbitragem com uma penalidade não marcada para o rival, e malogrou na disputa de pênaltis, sendo que Rogério Ceni não conseguiu defender uma cobrança sequer. Normal, pois, como a eliminatória é de apenas 1 jogo, os times interioranos apostam no empate para forçar as penalidades, pelo que treinam as cobranças exaustivamente, apostando nelas como a única chance de classificação. 

Por fim, quanto ao Corinthians que busca reforços no mercado, eu voltaria fortemente minhas atenções ao atacante argentino Lucas Pratto, do Velez Sarsfield, que além de finalizar bem possui boa técnica nas assistências. Ao que parece o clube está de olho em Léo Costa do Rio Claro que, na minha opinião, é uma aposta muito arriscada prum time que necessita urgentemente de um goleador nato e em boa fase.

Abraços! 





terça-feira, 25 de março de 2014

Outra ultrajante atitude da Conmebol

Bom dia a todos, lamentavelmente, a Conmebol mais uma vez pisou feio na bola (haja eufemismo pra lidar com a tal entidade) ao "punir" o Real Garcilasso com uma módica multa de doze mil dólares, consequência do ultrajante exercício do racismo por parte de seus torcedores contra o atleta brasileiro Tinga que atua pelo Cruzeiro.

Antes da multa, a entidade já havia sinalizado com a inócua punição, pois um de seus dirigentes discorreu não entender ter havido racismo na atitude (vaias exclusivamente direcionadas ao atleta), mas sim, meramente um ato de falta de educação.

Particularmente, não consigo conceber o porquê de atitudes racistas contra negros, brancos, homossexuais, etc... Qual é a vantagem de se humilhar outro ser humano, tão somente pela diferença de cor, credo ou opção sexual? Este assunto tem sido debatido no mundo inteiro há anos, com prevalência daqueles que repudiam o preconceito, de forma que é lamentável que tal conduta persista vigendo, e não somente no Brasil ou na América Latina, mas ao redor do mundo.

Acredito que a melhor punição prum caso destes seria eliminar o time do torneio no qual sua torcida praticou racismo, pois somente uma punição radical como esta serviria para evitar novos casos. Na Europa, após a morte de 39 italianos durante a final da Liga dos Campeões de 1985 (disputada entre Liverpool x Juventus), a Uefa suspendeu os times ingleses por 5 anos das competições europeias, sendo que hoje as partidas do campeonato inglês são habitualmente disputadas sem a proteção que separa a torcida dos atletas dentro de campo, evidenciando que a punição, apesar de radical, funcionou perfeitamente.Racismo e agressão física estão no mesmo barco, e igualmente devem ser combatidos.

Obviamente que, paralelo a punição à agremiação, os indivíduos racistas identificados devem ser severamente punidos, com penas que não se restrinjam a serviços comunitários ou pagamentos de multas, mas sim com detenção por um bom tempo, a fim de que não mais repitam a repudiosa conduta, além de servir como exemplo para outros possíveis agressores.

Enfim, em pleno século XXI, convivemos com o racismo cotidianamente e, pior, com a ausência de punição rigorosa para quem o pratica. O futebol, como espelho esportivo da sociedade, não passa incólume a esta triste realidade.

Abraços!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Eliminatórias definidas no Paulistão e clássico espanhol

Bom dia amigos, finalizada a última rodada do Paulistão, foram definidos os jogos eliminatórios de quartas-de-final, com vários clubes interioranos, o que é muito salutar (aliás, a melhor notícia deste certame até agora). Com efeito, não há em nenhum outro Estado brasileiro tanta força do interior como há no Estado bandeirante. Vamos aos meus habituais itens:

i) Bom clássico ontem na Vila Belmiro, entre os 2 melhores times do campeonato até aqui, com vitória do Santos sobre o Palestra por 2x1, gols de Neto, Thiago Ribeiro e Alan Kardec. O Santos é o grande favorito pra mais uma conquista regional (será a sexta nos últimos 9 anos), contando mais uma vez com uma legião de jovens talentosos, como por exemplo, Gabriel e Geovânio. O que é que ocorre com o time da baixada pra revelar tantas joias hein? Será a maresia? Sei lá! Já o Palmeiras, que jogou muito bem o segundo tempo, conta com interessante quarteto ofensivo, composto por Valdivia, Bruno César (que ontem assustou a todos após dividida com o goleiro Aranha), Leandro e Alan Kardec, esse último o melhor centroavante brasileiro na atualidade, inteligente pra criar, e com bom poder de finalização. Na minha opinião, é injusta a ausência de chance à Kardec na seleção brasileira.

ii) São Paulo e Corinthians venceram seus jogos, respectivamente contra Botafogo e Sorocaba, em duas partidas sem graça e que mais nada valiam. O Tricolor, já classificado, mesmo com seu time reserva, mostrou muito mais disposição ontem do que na semana passada, quando fora derrotado pelo Ituano, em resultado que desfavoreceu o arquirrival Corinthians. O Timão venceu ontem por 3x0, gols de Romarinho, que na semana passada, quando precisava efetivamente marcar, passou em branco. O alvinegro paulistano terá 1 mês para colocar a casa em ordem, padronizar-se, e formar um time competitivo para as disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão. Reforços são aguardados, principalmente pro ataque, atualmente o setor mais fraco do elenco.

iii) Seco pra mim nos confrontos de quartas-de-final (palpites percentuais):
Santos 70% x 30% Ponte Preta;
São Paulo 70% x 30% Penapolense;
Palmeiras 70% x 30% Bragantino;
Botafogo 55% x 45% Ituano (diferença justificada tão somente pelo fator casa - jogo em Ribeirão Preto)

iv) Não sou muito fã do Campeonato Espanhol, haja vista a fragilidade da maioria das equipes, com exceção de Barça, Real e Atlético (antigamente, Valência e La Coruna eram competitivos). Prefiro o inglês (atualmente o melhor do mundo) e o italiano, mesmo tendo caído de produção duns anos pra cá. Todavia, não há como negar a beleza e importância do clássico espanhol Barcelona x Real Madrid, tido por muitos como o maior da Terra, e que ontem, em mais um episódio, teve um duelo de arrepiar com vitória do clube catalão por 4x3, em grande jornada de Messi que anotou 3 tentos. Na partida foram marcadas 3 penalidades que, na minha opinião, não ocorreram. O resultado, além de bom para o Barça, também beneficiou o Atlético, que venceu o Betis e lidera o campeonato. Aliás, Barça e Atlético duelarão pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões, em 2 jogos que prometem muita emoção e bom futebol.

Abraços a todos!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Corinthians avança na Copa do Brasil e Flamengo malogra na Liberta

Bom dia a todos, ontem o Corinthians deu uma ligeira aliviada em seu ambiente (após precoce e lamentável eliminação no Paulistão), ao eliminar o Bahia de Feira de Santana na primeira partida da Copa do Brasil, evitando o segundo jogo que ocorreria no Pacaembu. Vamos aos tópicos:

i) Luciano mais uma vez foi o destaque do time, ao anotar dos 2 gols da partida, demonstrando tranquilidade e bom poder de definição, justamente o que falta aos demais atacantes corintianos, principalmente Romarinho e Emerson Sheik.

ii) O jogo foi fraco tecnicamente, em um campo ruim para se jogar futebol, circunstância infelizmente comum na maioria dos nossos estádios, principalmente nos menores. O Corinthians nitidamente precisa melhorar, principalmente seu ímpeto ofensivo, atualmente muito modorrento. Dizem que 2 reforços de peso chegarão ainda neste mês, possivelmente um atacante, realmente necessário, pois Romarinho, Sheik e Guerrero simplesmente não fazem gols. Mano Menezes terá 1 mês pra acertar a equipe e padronizá-la, tempo mais do que suficiente. Confio no técnico, e na melhora da equipe pros próximos meses.  

iii) Ao vencer o rival por 2x0, o Timão se classificou direto pra segunda fase, sem a necessidade de se jogar a segunda partida em São Paulo, o que achei salutar, a despeito de aumentar o hiato de jogos oficiais do clube, que agora somente voltará a atuar oficialmente no dia 20/04, pelo Campeonato Brasileiro, contra o Galo mineiro no Independência. Eliminar a segunda partida afasta totalmente uma eventual zebra que, no mundo da bola, as vezes acontece.

Mudando de assunto pra Libertadores, na minha opinião, uma das mais fracas edições da história, os brasileiros persistem com poucas vitórias, ameaçados de desclassificação, principalmente o Flamengo, que ontem perdeu para o Bolivar por 1x0 fora de casa, e amarga a lanterna da competição.

A despeito de ter vencido a Copa do Brasil, era evidente que o Rubro-Negro precisava de reforços consideráveis, ainda mais com a saída de Elias, o melhor do time no ano passado. Everton, destaque do Furacão em 2013 atuando como meia, ontem jogou como lateral esquerdo, não rendendo o que seu talento permite. Alecssandro e Elano, os outros reforços contratados, não tem condições de decidir uma partida, sendo que o meia parece ter esquecido de jogar após sua saída do Santos, onde é ídolo até hoje. Uma coisa é jogar Campeonato Carioca, nitidamente fraco e com pouca competitividade. Outra é jogar Libertadores que, mesmo fraca nesta edição, exige força, dedicação, concentração e paciência com a catimba estrangeira.

O Galo, atual campeão, apenas empatou como o fraco Nacional paraguaio, em pleno Estádio Independência, com Ronaldinho Gaúcho errando uma penalidade. Jô foi fraco no ataque, pelo que me pergunto preocupado: se ocorrer algum problema com o Fred na Copa, será possível que dependeremos do limitado Jô no ataque da nossa seleção? Fortes emoções hein.

O melhor resultado foi o do Grêmio, melhor brasileiro até agora na Liberta, e que ontem arrancou empate contra o Newell´s fora de casa. Ambos os times são favoritos pra conquista da competição, mesmo com os argentinos contando com o ultrapassado Heinze em sua defesa (fortes emoções portenhas).

Hoje tem Furacão x Universitário no Paraná, sendo que o Atlético deve vencer. O mesmo deve ocorrer com o Cruzeiro que, no Mineirão, receberá o Defensor uruguaio, surpresa até agora no certame.

Abraços a todos!  

segunda-feira, 17 de março de 2014

Corinthians fora do Paulistão

É certo que o árbitro errou feio ao deixar de marcar flagrante penalidade a favor do Corinthians, sofrida pelo lateral esquerdo Uendel na segunda etapa do jogo de ontem em Penápolis.

É certo também que o São Paulo jogou abaixo de suas condições ontem no Morumbi contra o Ituano, ainda mais se considerarmos as últimas partidas do Tricolor, destacando-se os clássicos contra Santos e Corinthians. O São Paulo deu espaços ao Ituano, como por exemplo no lance do gol, e deixou de marcar o rival com o afinco demonstrado contra o próprio Corinthians no domingo retrasado.

Mesmo assim, como corintiano, fiquei um pouco constrangido com as colocações de Mano Menezes acerca do jogo do rival, após presenciar sua própria equipe atuar mal contra um rival inferior tecnicamente, sem nenhuma tradição, e tendo o Corinthians total obrigação de vencer. O empate do alvinegro por 0x0 em Penápolis sobrepuja qualquer possibilidade de reclamação, seja do juiz, seja do arquirrival já classificado. 

Mano sugeriu que, futuramente, os Deuses do futebol podem punir a proposital inapetência do São Paulo contra o Ituano, porém, fosse eu um "Deus do Futebol", teria vergonha do futebol apresentado pelo Corinthians até agora neste ano, valendo lembrar que há menos de 2 anos o clube conquistou de forma invicta a Libertadores e o Mundial de Clubes. Mano Menezes também justificou o malogro na reformulação que teve de fazer quando chegou no início do ano, o que é verdade, porém, tal argumento não justifica a precoce eliminação no Paulistão, onde a maioria dos duelos de primeira fase foram fracos. 

E vale frisar que, mesmo com a reformulação já ocorrida, o Corinthians ainda mantém nomes antigos que, ao que parece, não mais retomarão o bom futebol de outrora, como por exemplo, Sheik, Danilo e Romarinho. Romarinho, aliás, retoma sua habitual improdutividade ofensiva, sendo incrível como ele não incomoda o goleiro rival durante toda uma partida. Movimenta-se bastante pelos lados, mas simplesmente não sabe finalizar. Ontem, Jadson e Luciano, dupla que reascendeu o grupo corintiano e comandou a recuperação na fase final, também não jogaram bem, e a verdade é que o Corinthians parecia um time que jogava pelo empate, quando na verdade, precisava dos 3 pontos para sobreviver no campeonato. 

Enfim, Mano Menezes terá muito trabalho pela frente, e terá de se virar para melhorar a própria fase, que continua ruim desde que o treineiro deixou a seleção brasileira. Um novo atacante, de renome, também tem de ser contratado. Falou-se muito de Sóbis, Tardelli e Borges recentemente, sendo que na minha opinião qualquer um dos três seria bem-vindo atualmente. Deivid se desligou do Coritiba, sendo outro nome capaz de melhorar o poder de fogo do Corinthians. Outra especulação seria a troca de Sheik por Barcos com o Grêmio, negócio este que, sinceramente, só acreditarei depois de confirmado.

Abraços a todos! 


sexta-feira, 14 de março de 2014

Grandes, médios e pequenos do Brasil

Bom dia a todos, recentemente andei pensando acerca da grandeza das equipes do futebol brasileiro, pelo que me indaguei: o que devemos considerar para mensurar o tamanho duma equipe? Número de torcedores, sócios, títulos ou permanência na séria A? Creio que todos estes fatores analisados conjuntamente nos leva a chegar a alguma conclusão, senão vejamos:

I) TIMES PEQUENOS: aqui podemos enquadrar a grande maioria dos times espalhados pelo país, do Oiapoque ao Chui, pois possuem poucos torcedores, praticamente nenhum título de primeiro escalão (Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial), e vivem cotidiano distante da primeira divisão brasileira, de modo que, por tudo isso, são times pequenos. Os clubes interioranos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul (4 principais centros boleiros do país), são todos pequenos. Inclusive Ponte Preta, Guarani, Paulista Jundiaí e Santo André que, a despeito de possuírem torcida considerável em suas cidades, e alguns títulos de expressão (Brasileirão de 78 pelo Bugre, e Copa do Brasil pelo Sto. André e pelo Paulista), não reúnem todas as condições supracitadas que definem um time grande.

Polêmica: A maior polêmica deste grupo ficaria com a qualificação da Portuguesa, clube antigo e tradicional da capital de São Paulo, de pouca torcida e parcos títulos, mas que já revelou inúmeros atletas para o futebol, além de ter guerreado por anos a fio contra o trio-de-ferro paulistano. Não ficarei em cima do muro e, inclusive pelos malogros recentes, cravo a Lusa como clube pequeno do Brasil.

II) TIMES MÉDIOS: aqui o rol é bem menor e, creio, taxativo: Goiás, Bahia, Vitória, Atlético/PR, Coritiba, Sport, Náutico, Sta. Cruz e Juventude, que, se ultimamente anda longe da Série A, já conquistou a Copa do Brasil em cima do Botafogo, além de possuir torcida considerável e fanática. O Santa Cruz, de rica história em Pernambuco, mas com recentes vexames, parece estar retomando sua grandeza, com sequenciais acessos, além de estar disputando a semifinal da Copa Nordeste (muito boa, por sinal) contra o arquirrival Sport, que como sabemos, conquistou a Copa do Brasil em 2009 contra o Corinthians, e também possui torcida grande e apaixonada.

Polêmica: muitos podem contestar o porquê que alguns destes times não são tidos como grandes, principalmente seus apaixonados torcedores. Porém, do rol supracitado, creio que o único que mais se aproxima do rótulo de Grande é o Furacão, campeão brasileiro em 2001, vice em 2004, vice-campeão da Libertadores em 2005, e vice-campeão da Copa do Brasil de 2013. o Atlético habitualmente faz boas campanhas na Série A, além de ter um belo estádio (sede da Copa), torcida apaixonada e estrutura maior que a de muitos Grandes do Brasil.

III) TIMES GRANDES: rol taxativo, sendo eles: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Inter, Grêmio, Atlético;MG e Cruzeiro. São os times de maiores torcidas, contando com milhões de torcedores espalhados pelo Brasil (e não somente em seus respectivos Estados), detentores de títulos nacionais relevantes (a maioria deles também campeões da Libertadores e do Mundo), e invariavelmente participantes da Série A do Brasil. Também são os maiores reveladores do futebol brasileiro, mais antigos e tradicionais, e que mais atletas cederam à Seleção Brasileira em Copas do Mundo.  Há quem ainda os divida em 1º, 2º e 3º escalões (até pelo critério de divisão da grana oriunda da TV), porém, eu considero todos com a mesma grandeza, haja vista a história gloriosa que todos têm em comum.

Polêmica: creio que quase todos que acompanham o Mundo da Bola concordam com o rol dos Grandes, porém, é inegável que o Botafogo do Rio há anos convive com jejum de títulos importantes, sendo que na maioria das vezes sequer briga pelos canecos expressivos. O mesmo se dizia do Galo mineiro até o ano passado, quando o extenso jejum foi quebrado com a conquista heroica da Libertadores em cima do Olímpia do Paraguai. Mesmo com estas circunstâncias, jamais deixei de considerar Botafogo e Atlético como grandes times do país, valendo lembrar o inesquecível Fogão de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Vavá e Zagalo, além do Galo Mineiro de 81, que contava com Reinaldo, Eder, Cerezo, dentre outros. Verdadeiros esquadrões.

Abraços a todos!  

terça-feira, 11 de março de 2014

São Paulo cresce e Corinthians agoniza no Paulistão

Bom dia a todos, ontem estive ausente, portanto, somente hoje teço meus comentários sobre o Majestoso e seus reflexos, pelo que passo a expor:

i) Bela atuação do São Paulo que, se não foi brilhante, superou o rival durante a maior parte do jogo, tramando boas jogadas pelas pontas e pelo meio, e marcando belos gols, principalmente o primeiro de PH Ganso. Além do meia, Rodrigo Caio, que marcou o terceiro e salvou um chute de Luciano, voltou a jogar bem, a exemplo do segundo semestre de 2013, e Luis Fabiano, confirmando sua ascensão, foi novamente decisivo.

ii) Muricy está fazendo bom trabalho nesta atual passagem pelo Tricolor, pois, além de ser responsável pela melhora da equipe quando agonizava ano passado no Brasileirão, conseguiu armar um esquema de jogadas pelo chão, além de bons avanços de seus laterais que, ao contrário dos colegas corintianos, mesmo apoiando, não deixam tantos espaços atrás para contra-ataques. Anos atrás Muricy insistia em jogadas aéreas como arma principal, porém, atualmente, seu time apresenta mais variações, incomum inclusive em grande parte das equipes brasileiras.

iii) O Corinthians, apesar da derrota, não jogou tão mal, valendo destacar mais uma boa atuação do jovem meia Luciano, que, mesmo não tendo feito gol, participou diretamente do primeiro tento alvinegro, e também do segundo, quando bravamente recuperou uma bola no campo defensivo da equipe, armando o contra-ataque que resultou no cruzamento de Guerrero. Além de Luciano, Bruno Henrique, Gil e Ralf foram razoáveis, não comprometendo. O resto do time, porém, jogou mal, principalmente os laterais Fagner e Uendel, muito fracos na marcação (o terceiro gol foi prova disso, pois o cruzamento não foi evitado por Fagner, e Rodrigo Caio subiu nas costas do Uendel, que não o viu chegar para o cabeceio).

iv) O São Paulo, classificado para as eliminatórias, chegará forte rumo ao título, em nítida ascensão, com Luis Fabiano, Ganso, Oswaldo e Pabon compondo boa força ofensiva. O Corinthians, por sua vez, terá de torcer pelo rival na próxima rodada (para que vença o Ituano no Morumbi), além de vencer seus 2 próximos jogos, circunstância que não há como cravar como certa, pois o time ainda oscila. Sem Guerrero, Emerson Sheik, que continua ruim, poderá ganhar mais uma chance. Fábio Santos, recuperado de contusão, deverá reassumir a lateral esquerda, pois Uendel, ao que parece, servirá apenas para compor o elenco.

Abraços a todos!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Majestoso promete!!!

Boa tarde a todos, breve tópico acerca do Majestoso que ocorrerá domingo no Pacaembu, com muito equilíbrio na minha opinião, sejam pelas atuais virtudes das equipes, sejam pelos defeitos que ainda prevalecem.

No meio de semana, o Corinthians foi a Lins e não encontrou resistência do rival que, diga-se de passagem, é fraco demais, preguiçoso, e sem ímpeto ofensivo. 4x0 pro Timão com show de Jadson, que fará muita falta ao time, pois vedado de jogar por uma esdrúxula cláusula contratual firmada na negociação que envolveu sua troca pelo atacante Alexandre Pato. Luciano, jovem promissor advindo do Avaí, autor de 4 gols em três partidas, é a grande esperança do alvinegro, que deverá contar com o retorno de Guerrero, além de Danilo, Emerson e Renato Augusto como boas opções. Ainda acho o elenco corintiano o melhor dos grandes paulistas, porém, na prática, isso não tem se verificado.

O São Paulo também aplicou 4x0 em seu rival de quarta-feira, o Audax, time presidido pelo ídolo corintiano Vampeta, que iniciou bem o certame, mas que agora demonstra a habitual fadiga técnica que acomete os clubes interioranos (ou pequenos pertencentes a grande São Paulo). Luis Fabiano, autor de 2 gols, ratifica sua sensível melhora no ano de 2014, e agora conta com boa ajuda de Oswaldo (que também retomou bom futebol) e Pabon, colombiano de fraco arremate, porém, de boa visão de jogo. O problema no São Paulo é a zaga, ainda capengando para marcar a jogada aérea rival, além de falhar pelo chão em algumas saídas de bola.

Meu palpite, puro e simples, considerando-se o importante fator Pacaembu, favorável ao time de Parque São Jorge: Corinthians 2x1 São Paulo.

Abraços!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Amistosos internacionais e a agonia corintiana no Paulistão

Boa tarde a todos, findo o carnaval, retoma-se o calendário esportivo no país, porém, o destaque maior fica com os amistosos internacionais entre seleções que serão realizados hoje, com forte destaque para duas partidas eletrizantes: Espanha x Itália; França x Holanda.

No primeiro duelo, entendo que a Espanha permanece melhor tecnicamente que os italianos, mesmo com a base campeã mundial um pouco mais envelhecida. Ainda acho a Espanha a melhor seleção da atualidade (mesmo com a derrota para o Brasil na Copa das Confederações), e acho que na Copa do Mundo, que é o que vale de verdade, a Fúria será dificilmente batida por algum rival, pois seu futebol de toques curtos e objetivos, agregado ao poder de fogo do atacante Diego Costa (brasileiro naturalizado espanhol), resultam numa combinação ideal para torneios eliminatórios, de tiro curto, como a Copa do Mundo. A Itália, que hoje não contará com seu principal atleta Balotelli,  depende do veterano Pirlo, o mais genial jogador italiano dos últimos anos;

França e Holanda estão equilibradas, com poucas chances de triunfo na Copa, porém, com alguma possibilidade de surpreenderem. A França, inclusive, é algoz do Brasil em Copas, tendo derrotado a equipe canarinha em 1986, 1998 e 2006, atuando sempre como azarão. Dos destaques franceses, apenas Benzema deverá iniciar a partida como titular, pois Ribery começará como suplente, haja vista recente contusão da qual ainda se recupera. Na Holanda a expectativa ficará com os velhos conhecidos Sneijder, Robben e Van Persie, que ainda compõe ótima base. Entre os dois, se tivesse de escolher uma seleção, ficaria com a Holanda. 

Bélgica x Costa do Marfim, apesar de menos pomposo, é outro bom duelo, onde os europeus poderão demonstrar a boa fase de seu futebol, com destaques para os hábeis meias Hazard (Chelsea) e Mertens (Nápoli). Os africanos, que ultimamente tem demonstrado o melhor futebol do continente, contarão com o ótimo atacante  Drogba, além de Yaya Touré, destaque do Manchester City no campeonato inglês. 

O Brasil também atua hoje, outra vez contra um adversário inexpressivo, e que não representa nenhum teste de fogo par a seleção. Não entendo o porquê insistem com adversários pouco expressivos, ainda mais nesta época onde o Brasil não disputou eliminatórias. A seleção, pois, deve vencer com facilidade, valendo o amistoso para constatarmos se o atacante Fred realmente encontra-se recuperado de suas intermináveis contusões. 

Mudando de assunto pro campeonato paulista, hoje, o Corinthians precisa vencer o Linense em Lins e, ainda, torcer para as derrotas de Ituano e Botafogo, que respectivamente jogam contra Atlético Sorocaba e Comercial. Faltando 4 rodadas pro final da primeira fase, o Corinthians, na verdade, precisa vencer todas as partidas restantes para se classificar ao mata-mata, o que não será fácil, ainda mais se considerarmos que domingo a equipe disputará o Majestoso contra o São Paulo. Sem Guerrero, Mano Menezes escalou o jovem meia Luciano no ataque ao lado de Romarinho, com Jadson sendo responsável único pela armação de jogadas. Acho que o Corinthians vence hoje, confirmando sua recuperação no certame, mas dificilmente contará com as derrotas dos rivais supracitados, equipes interioranas com boas campanhas neste Paulistão. 

Abraços a todos!