quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Corinthians e São Paulo vencem. Brasileiros vão bem na Liberta!

Bom dia a todos, sem delongas, vamos aos tópicos:

i) Boa vitória do Corinthians ontem no Pacaembu, 3x0 sobre o Comercial de Ribeirão Preto que está com salários atrasados, com 2 gols do jovem estreante Luciano, meia contratado junto ao Avaí. Aliás, o atleta é promissor, porém, é prudente ter calma ao exaltá-lo, pois ainda é muito e com longo caminho a percorrer. O outro gol fora anotado por Gil, o primeiro do zagueiro com a camisa alvinegra. O Corinthians não apresentou ótimo futebol, mas, ao contrário dos jogos passados, mesmo não atuando bem, conseguiu vencer com autoridade, sedimentando a recuperação no certame e aumentando as chances de classificação. O clube se classificará na minha opinião. Fato negativo foi a contusão de Guerrero no joelho, provavelmente uma lesão no menisco que, se confirmada, gerará necessidade de cirurgia, e o atacante poderá ficar até 40 dias afastado. Dizem que o Corinthians busca um novo atacante no mercado, circunstância que poderá se acelerar com a contusão do peruano. Dos nomes ventilados, Rafael Sóbis do Flu cairia como uma luva no time titular, mesmo não sendo centroavante estritamente de área.

ii) O São Paulo foi a Piracicaba e venceu o XV local por 3x1, de virada, após tomar um primeiro gol com falha grotesca de sua defesa (que aliás, tem falhado demais). Ganso entrou na segunda etapa, e foi decisivo com assistência simples e perfeita para Luis Fabiano marcar. O atacante melhorou muito sua disposição em 2014 e, mesmo não tendo o poder de fogo de outrora, continua letal com suas finalizações. O Tricolor ainda busca uma plano definido de jogo, bem como um time titular mais habitual, sendo que Pabon e Osvaldo também estão atuando bem, ofertando a Muricy boas alternativas ofensivas. O problema atual, repito, é o sistema defensivo, sejam os zagueiros, sejam os volantes.

iii) Os times brasileiros seguem bem na Libertadores da América, confirmando-se as expectativas de que o título dificilmente não ficará no país, o que, se ocorrer, será pela quarta vez consecutiva (um marco fenomenal pro futebol brasileiro). O Cruzeiro venceu com propriedade a Universidad de Chile por 5x1 no Mineirão, confirmando sua força (pra mim, é o principal candidato ao caneco), e o Galo, ontem, suou para bater o Santa Fé por 2x1 no Independência. O sufoco é normal em Libertadores, e não retira do Galo o rótulo de um dos favoritos pro bicampeonato da América. O Grêmio venceu bem o Nacional da Colômbia, e o Flamengo bateu o Emelec por 3x1 no Maracanã, com gol de Hernane Brocador que, ao que parece, desistiu de se transferir para o futebol chinês, com o que eu concordo, pois o atacante, continuando com suas boas atuações, poderá futuramente se transferir para um mercado mais importante e competitivo. O Furacão perdeu pro Velez na Argentina por 2x0, resultado normal, pois o time argentino é um dos poucos estrangeiros capazes de eliminar os brasileiros da competição sul-americana.

iv) Destaque negativo da semana fica com Adriano ex-Imperador que, tentando retornar ao futebol em mais uma de suas intermináveis chances (agora ofertada pelo Atlético/PR), mais uma vez parece malograr, pois já discutiu com o treinador Miguél Portugal, por entender ter sido colocado no jogo tarde demais, como se seu ingresso na partida, ainda visivelmente fora de forma e ritmo, fosse alterar a esperada derrota em Buenos Aires. Não confio no retorno do Adriano!

Abraços a todos!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Paulistão me empolga!

Bom dia a todos, após breve férias de uma semana, o blog está de volta, pelo que passo a escrever:

i) Sempre gostei do Paulistão, que representa história e tradição e, neste ano, contrariando as expectativas, o torneio me empolga, principalmente pelo bom futebol apresentado por algumas equipes do interior, como por exemplo, Penapolense, Botafogo, Ituano, Audax, Ponte Preta, S. Bernardo e Bragantino. O Grupo B, onde o Corinthians aparece em quarto lugar com 14 pontos, é o mais equilibrado, e os três primeiros colocados são todos interioranos, sendo que essa circunstância é salutar ao futebol paulista, pois, além de revelar novos talentos, melhora o nível do certame, preparando os grandes paulistas para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

ii) No sábado o Corinthians conseguiu boa vitória sobre o Rio Claro, 3x2 no Pacaembu, com outra ótima atuação do meia esquerda Jadson, atual maestro do alvinegro paulistano. As boas atuações do ex-são paulino pressionam ainda mais Alexandre Pato no São Paulo, que estreará somente em março pela Copa do Brasil, e terá de apresentar bom futebol para animar o atual clube. Afora Jadson, a escalação de Bruno Henrique ao lado de Guilherme e Ralf fortaleceu o meio-campo corintiano, cuja solidez atual é a maior responsável pela mudança de postura da equipe. Mantendo este ritmo, o Corinthians se classificará para a próxima fase, mesmo com o equilíbrio de seu grupo, o mais forte do torneio.

iii) Santos e São Paulo empataram em 0x0 ontem no Morumbi, porém, o jogo foi bom e merecia gols, haja vista que ambos os times criaram chances claras de gols, com destaque para os goleiros e a confusa arbitragem de Marcelo Ap Ribeiro. No lance mais polêmico da partida, mesmo apitando tardiamente e depois de consultar o auxiliar, creio que o árbitro acertou ao reconhecer o impedimento de Rildo e não apitar a sequencial penalidade sofrida pelo atacante peixeiro. O Santos, que com Thiago Ribeiro e Leandro Damião possui boa dupla de ataque, ainda sente a falta de Montillo, pois Cícero, bom jogador, sozinho, não tem cacife para reger a equipe. O São Paulo também sente falta de um meia constante e competente, pois Ganso retomou o marasmo dos últimos tempos, e Douglas, fraco tecnicamente, não tem capacidade de municiar os atacantes tricolores (Jadson já está fazendo falta). Valeu o esforço de Luis Fabiano que, mesmo sem anotar gols, lutou bastante e demonstro vontade, o que lhe faltou ano passado.

iv) O Palmeiras, equipe grande que melhor começou o torneio, fez ontem sua terceira partida ruim consecutiva, e ainda teve de amargar a expulsão de Bruno César, que, se não se acalmar, se queimará rapidamente com a torcida alviverde (o meia é ex-corintiano, o que aumenta a pressão por jogar no arquirrival). Ontem a equipe sofreu demais com a ausência do atacante Alan Kardec, seu principal jogador, e que hoje merece ser convocado por Felipão para a seleção brasileira. Outro palestrino que merece ser observado pelo técnico gaúcho é o goleiro Fernando Prass, que há tempos se apresenta em bom nível. A derrota por 3x1 de ontem não atrapalhará a classificação palmeirense, porém, acende o sinal de alerta no Pq. Antárctica, pois a base da equipe, herança do título da segundona, ainda gera desconfiança no torcedor.

Obs. final: Mais uma triste e habitual notícia no futebol paulista (e nacional também): morte do torcedor santista Márcio Barreto Toledo, após ser espancado por um bando de são-paulinos quando saia da quadra da Torcida Jovem do Santos, após o clássico de ontem. A tragédia não é exclusividade brasileira, valendo frisar que neste mesmo final de semana as torcidas de Besiktas e Galatasaray se digladiaram no clássico turco. Mundo triste e violento....fazer o que??!!

Abraços a todos!  

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Trio de Ferro e o "milésimo" gol de Túlio na carreira

Bom dia a todos, temas epigrafados, vamos aos habituais tópicos:

i) O Palmeiras, até aqui a melhor equipe do certame, empatou com o interessante time do Audax no Pacaembu, 1x1, tendo ainda desperdiçado penalidade com Alan Kardec, pênalti este que, na minha opinião, não ocorreu. O Palmeiras foi melhor durante boa parte do jogo, desperdiçando várias oportunidades, mas demonstrando que o sistema de criação está calibrado. Todos os meias palestrinos de hoje (Mendieta, Valdivia, M. Gabriel e Mazinho) são bons de bola, o que anima a torcida, pois há tempos o clube não reúne tanta qualidade no setor. Foi a primeira partida que o Palestra não venceu, acabando com o aproveitamento de 100%, sendo certo que a equipe é a favorita para o derby do próximo domingo contra o Corinthians no Pacaembu.

ii) O São Paulo perdeu para a Ponte Preta em Campinas ontem a tarde, 2x1, evidenciando que o time começou o ano muito capenga, sem brilho algum, e com dificuldades para criar jogadas, mesmo com PH Ganso atuando como meia. Ganso, ao que parece, retoma sua chateante inconstância, o que fragiliza as boas e habituais atuações ocorridas no Nacional/2014. Com a saída de Jadson, Ganso é o único armador do São Paulo, sendo que sua sonolência preocupa a torcida, receosa do marasmo que insiste perseguir o craque. Eu acho que o Tricolor melhorará nas próximas rodadas, quando os últimos reforços contratados (Álvaro Pereira, Souza e Pabon), bons jogadores, estiverem mais adaptados ao clube, valendo frisar que Alexandre Pato se juntará ao elenco. Se jogar o que sabe, e o que todos esperam há anos, Pato poderá ser o fator de desequilíbrio no sistema ofensivo são-paulino.

iii) O Corinthians mais uma vez obteve um mal resultado, ao empatar por 1x1 com o Mogi na casa do rival, após péssimo primeiro tempo, e uma regular segunda etapa, quando a entrada de Danilo melhorou sensivelmente a fluência do jogo alvinegro. O que deixa intrigado é a outrora defesa soberana, e que agora vacila habitual e brutalmente, principalmente nas jogadas de bola parada dos rivais. Gil começou o ano muito mal, e Paulo André, lento demais, sofre com os lances mano-mano. Uendel, que tem ido bem ofensivamente, sofre nas voltas para composição do setor defensivo, demonstrando que está longe de ser um ala veloz. Fagner faz apenas o feijão com arroz, e até agora não realizou uma jogada de efeito sequer na parte ofensiva. No ataque, para o clássico contra o Palmeiras, Sheik estará suspenso e não poderá atuar, abrindo espaço para o peruano Guerrero iniciar a partida. A boa notícia pra equipe, que não vence há cinco partidas, é a possibilidade de escalar Renato Augusto, Jadson e Edenilson contra o Palmeiras, atletas importantes, de bom nível técnico, e que certamente, dentro de suas posições, são melhores do que os que estão atuando.

iv) Por fim, neste sábado, segundo suas próprias contas, o atacante Túlio Maravilha anotou seu milésimo gol, ao converter penalidade em favor de sua equipe, o Araxá, contra o rival Mamoré pela 2ª divisão do campeonato mineiro. Atualmente, Túlio está com 44 anos, e atua pela sua 49ª equipe, sempre perambulando no intuito de atingir esta decantada meta. Afora a patente fanfarronice, e a consabida limitação técnica fora da área, não se pode negar que Túlio Maravilha foi excelente goleador, principalmente quando atuou pelo Botafogo carioca, ocasião em que venceu o Campeonato Brasileiro de 1995. Túlio foi artilheiro do Brasileirão em 3 oportunidades, o que é muito difícil de ocorrer. Voltando a polêmica marca de 1000 gols, é certo que, se formos considerar gols em partidas oficiais e de primeiro escalão, a marca do atacante diminui sensivelmente, porém, repita-se, Túlio entrou para a história do futebol brasileiro, e sempre será lembrado como grande artilheiro.

Abraços a todos, e aviso-lhes que o blog entrará em breve recesso, pois o blogueiro estará de férias!
Dia 24 de fevereiro estou de volta, se Deus quiser!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A boa troca de Jadson por Alexandre Pato

Bom dia a todos, achei bom o surpreendente negócio realizado entre Corinthians e São Paulo que, após conversações, decidiram por trocar o atacante Alexandre Pato pelo meia Jadson, sendo que o ex-corintiano atuará pelo Tricolor por empréstimo, e o ex-são-paulino será cedido ao Corinthians em definitivo. O Corinthians continuará pagando parte dos salários de Pato, e ainda arcará com a integralidade dos salários do seu novo atleta.

A troca foi salutar, pois ambos os atletas não possuíam mais ambiente em seus clubes, mormente Pato, que, desde que chegou ao Corinthians, jamais se ambientou, circunstância agravada pela recente e infeliz invasão de torcedores ao CT do clube, sábado passado. Jadson caiu de produção após a chegada de Ganso, e Muricy não parecia muito disposto a lhe dar chances.

No Corinthians, Jadson poderá compor dupla de armadores com Renato Augusto, sendo que ambos, inteligentes e dinâmicos, poderão melhorar o poder de fogo do time, municiando os atacantes remanescentes. Já Pato poderá formar boa dupla de ataque com Luis Fabiano, ou mesmo com o colombiano Pabón, sendo certo que Pato, a despeito de sua longa sonolência, no Tricolor, poderá retomar seu bom futebol que todos sabem que ele possui.

Nesta boa negociação, estranhei apenas 2 circunstâncias, as quais não considerei ideais, sendo elas: i) para o Corinthians, a necessidade de pagar parte do salário de Pato (o ideal e mais adequado seria o São Paulo arcar com a integralidade dos vencimentos deste atleta); ii) para o São Paulo, a impossibilidade de utilizar o atacante no Paulistão, pois Pato já foi escalado em 5 partidas pelo Corinthians.

Fato é que, no banco do Corinthians, sem ambiente e desmotivado, Alexandre Pato se desvalorizava dia após dia, o que se comprovou pelas pífias propostas advindas de alguns clubes estrangeiros. Se Pato voltar a atuar em grande nível, certamente poderá ser vendido ao exterior com mais pompa, e o Corinthians, enfim,  poderá reaver o vultoso investimento de 40 milhões que despendeu para contratá-lo.

Por fim, exalto a ótima vitória do Botafogo pela pré-Libertadores, 4x0 sobre o Deporitvo Quito, entusiasmando sua torcida que ontem compareceu em peso ao Maracanã. O Furacão, por sua vez, classificou-se nas penalidades, após desempatar a partida (2x1) aos 49 minutos do segundo tempo com um gol de pênalti. Agora, definitivamente, todos os brasileiros estarão na fase de grupo da Libertadores, onde muito provavelmente algum deles lutará pelo título até o fim.

Abraços a todos!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Palmeiras 100% e banderneiros corintianos invadem o CT

Bom dia a todos, temas em epígrafe, vamos aos tópicos:

i) Vou começar pelo triste incidente ocorrido sábado de manhã no CT do Corinthians, onde baderneiros, travestidos de torcedores, invadiram o local para "cobrar" resultados dos atletas e comissão técnica, o que culminou com confusão e agressões a terceiros, como por exemplo, uma faxineira que trabalha no hotel existente dentro do CT. Segundo o presidente Mário Gobbi, o peruano Paolo Guerrero, ídolo do clube e autor dos dois gols anotados pelo time no Mundial de Clubes/2012, sofreu uma gravata de um dos invasores.

ii) Enfim, uma única palavra me vem a cabeça para definir o episódio: lamentável. Como já disse em postagens anteriores, sou corintiano de corpo e alma, amo meu time, sofro, vibro, choro e dou risada, ou seja, vivo intensamente o dia a dia do clube, acompanhando-o pelas diversas mídias que cobrem o futebol. Uma coisa, graças a Deus, jamais fiz: brigar com outro (vias de fato) por causa do time e do futebol. Sou corintiano, e esclareço que estes energúmenos invasores não me representam, jamais me representaram, e jamais me representarão. Aliás, sequer os considero corintianos de verdade, pois estas atitudes somente prejudicam o clube, haja vista que é bem provável que alguns atletas, assustados e temerosos, prefiram abandonar o barco.

iii) Difícil entender por que ninguém é preso, e sempre os mesmos indivíduos estão envolvidos nestas patifarias. São praticamente sempre os mesmos agentes, como por exemplo, nesta recente invasão, a presença de um dos famigerados 12 presos de Oruro, defendidos a ferro e fogo pelo presidente Mário Gobbi na ocasião, e que anteontem, ao que parece, ameaçou o médico Joaquim Grava, ilustre corintiano, e que tando ajuda o clube de forma efetiva. Pode ser que este torcedor não teve culpa em Oruro, porém, pela contumácia de seus atos, evidencia-se que não é bom sujeito. Enfim, o incidente prejudicou diretamente o grupo de atletas, quem, ontem, sofreu mais uma derrota, 2x1 para a Ponte Preta em Campinas, com inédita expulsão dos 2 zagueiros, Gil e Paulo André.

iv) Os jogadores corintianos ameaçaram não entrar em campo para a partida de ontem, tendo sido demovidos desta ideia pela diretoria, certamente pressionada pelos acordos de televisão, patrocínio, etc...creio, contudo, que os atletas perderam ótima oportunidade de protesto, pois, caso se recusassem a entrar em campo (o que inclusive deveria ser bancado pelos dirigentes), dariam uma efetiva e contundente resposta aos invasores e agressores, e o ato seria um marco na história do futebol brasileiro. Faltou, pois, personalidade aos atletas, e também ao corpo diretivo, que, repito, deveria bancar esta ideia.

v) Mudando de assunto para o Choque-Rei de ontem a tarde, bela vitória palmeirense que sem mantém 100% no Paulistão. O Palmeiras hoje é mais organizado que o São Paulo, e seus atletas vivem melhore fase, principalmente Mazinho, Alan Kardec, Wendel e Valdivia, que, se não tiver novas contusões, poderá, enfim, ter um ano de ouro. Lucio jogou muito bem, anulando os atacantes são-paulinos, e mostrando que o melhor a se fazer é procurar trabalhar direito, com afinco, do que pensar em vingança contra o ex-time.

vi) Ridícula a tentativa de Rogério Ceni passar rasteira em Valdivia, após o lance do gol do chileno, sendo que Ceni ainda deu uma ombrada em Alan Kardec, que seguia o meia na comemoração do primeiro tento alviverde.

vii) Não sei o que há na cidade de Santos. Não sei se é a maresia, a areia da praia, os prédios tortos da orla, a aura do ambiente, sei lá. O que sei é que nenhum clube no mundo revela jovens com tanta qualidade quanto o Peixe. Afora os promissores atletas bicampeões da Copinha, Geovanio e Gabriel estão arrasando no time profissional, prometendo ano promissor ao time de Vila Belmiro. Outra goleada de 5x1 aplicada, agora contra o Botafogo, que evidencia que o Santos brigará pela taça do Paulistão, assim como entrará forte na Copa do Brasil e no Brasileirão.

Abraços a todos!