quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Santos destrói Corinthians pelo Paulistão

Bom dia a todos, seguem minhas considerações sobre o clássico de ontem na Vila Belmiro, onde o Santos arrasou o Corinthians por 5x1, e ainda foi pouco.

i) O Santos iniciou o primeiro tempo a todo vapor, bem mais ligado que o rival, e logo abriu 2x0 com gols de Arouca e Gabriel, contando com falhas e espaços na zaga do Corinthians, que, com Mano Menezes, piorou sensivelmente, não sendo nem sombra daquela zaga robusta do ano passado, a melhor do Nacional/2014;

ii) Arouca, Gabriel, Cícero, Mena e Cicinho jogaram muito bem, aproveitando-se das péssimas atuações dos quatro atletas de zaga do Corinthians, principalmente os laterais Diego Macedo e Uendel, que ontem pareciam amadores. Diego Macedo, aliás, não merece vestir a camisa do Corinthians, pois é ruim demais. O mesmo vale para o meia Rodriguinho, ex-América/MG, que parece ter medo de pegar na bola, não consegue dominá-la, e perde quase todas as divididas no meio-campo. Não dá pra entender a insistência de Mano Menezes com este atleta;

iii) Romarinho e Danilo, ao que parece, não voltarão a atuar em bom nível, principalmente o atacante, displicente e fraco pra dividir, e que na minha opinião sempre foi supervalorizado por alguns. Romarinho iniciou bem sua trajetória no Corinthians, mas em pouco tempo perdeu este ímpeto inicial, e hoje é meramente um jogador comum. Me parece fraco pra dividir jogadas com zagueiros rivais, e nas poucas oportunidades em que surge na frente do gol, finaliza pessimamente. Na minha opinião, Romarinho deveria ser negociado, a exemplo de Alexandre Pato, porém, esse último é muito caro, e, pois, difícil de negociar.

iv) Emerson Sheik, a despeito de continuar finalizando muito mal, não merece a reserva, pois ainda demonstra muito mais raça, disposição e velocidade do que a maioria dos outros atacantes alvinegros. O único que se equipara a ele em disposição é o peruano Paolo Guerrero, cuja principal arma atualmente é o bom trabalho de pivô. Emerson e Guerrero, no entanto, estão demonstrando demasiado nervosismo durante as partidas, o que tem que ser trabalhado pelo técnico, pois, caso contrário, os atletas poderão prejudicar o time em partidas futuras;

v) Mano Menezes nitidamente promove experiências no time neste início de certame, o que considero salutar. Porém, a derrota de ontem foi contundente e lamentável, e deverá acender sinal de alerta dentro do clube, pois, se continuarem jogando mal do jeito que está, nenhuma experiência surtirá efeito. A apatia corintiana abate a maioria do grupo, e não apenas 3 ou 4 atletas;

vi) Já o Santos realizou sua melhor partida no ano, quase que perfeita, com destaque para Gabriel, Aranha, Cícero, Thiago Ribeiro e Mena (até sair contundido). O craque do jogo foi o bom volante Arouca, jogador talentoso e humilde, que talvez realizou sua melhor partida com a camisa peixeira. Arouca, inclusive, é opção para Felipão na seleção brasileira, apesar da disputa na posição de volante ser acirrada. O Santos goleou o arquirrival por 5x1, sem Montillo (vendido para a China) e sem Leandro Damião (ainda sem condições de atuar por questão de pagamento do preço negociado), imaginem vocês se ambos estivessem em campo, o que ocorreria hein?

Por fim, pela pré-libertadores, Botafogo e Furacão perderam suas partidas fora de casa, por resultados magros (respectivamente 1x0 e 2x1), pelo que, creio, poderão reverter estes resultados aqui no Brasil, garantindo classificação para a fase de grupos do torneio sul-americano.

Abraços a todos!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Polêmica venda de Neymar e Pré Libertadores

Bom dia a todos, muita estranha a declaração de Neymar da Silva Santos, pai do famoso atleta do Barcelona, acerca da nebulosa negociação que culminou com a saída do craque do Santos.

A princípio, não me convenci da declaração acerca dum suposto temor por uma pressão que cairia nos ombros do craque, caso o Brasil perdesse a Copa das Confederações. Achei o entendimento do Sr. Neymar exagerado e descabido.

Outra séria declaração foi a notícia de que Neymar foi previamente prometido ao Barcelona em 2011, em troca de um adiantamento de dez milhões de euros à empresa do pai do atleta, acordando-se também,. segundo ele, uma vultosa multa de trinta milhões de euros, caso a promessa prévia não se concretizasse. Como se concretizou o negócio, a empresa de Neymar Santos recebeu esta incrível bolada como uma espécie de prêmio.

Na verdade, creio, o que ocorreu foi um pré contrato firmado de 2011, ou seja, em plena vigência do contrato do atleta com o Santos, ocasião em que, pelas normas da Fifa, não seria autorizado assinatura deste tipo de instrumento. Com efeito, apenas quando o contrato encontra-se a seis meses do fim é que admite-se a assinatura dum pré-contrato.

E o Santos nesta história toda? O presidente licenciado Laor atesta jamais ter tomado conhecimento desta antiga avença, contrariando Neymar "pai". O discurso, verdadeiro ou não, é compreensível, pois mesmo que o referido mandatário soubesse do prévio acordo, jamais admitira isso neste momento, haja vista que seria difícil explicar para a torcida peixeira, dentre outras coisas, se efetivamente Neymar atuou contra o Barcelona pelo Mundial de Clubes em 2011, já negociado com a agremiação catalã.

Na minha opinião, negociado ou não, Neymar jamais deixou de dar o sangue atuando pelo Santos, e o trágico placar do Mundial de Clubes em 2011 não foi culpa do atleta.

Por fim, hoje os brasileiros iniciam seus duelos pela Pré Libertadores, jogos duríssimos na minha opinião, seguindo-se meus placares percentuais (considerando-se confrontos agregados):

i) Botafogo 45% x 55% Deportivo Quito

ii) Atlético/PR 55% x 45% Sporting Cristal

Abraços a todos!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Polêmica na Lusa e o promissor time do Palmeiras

Bom dia a todos, com o passar dos dias, aumenta a nebulosidade do caso envolvendo o tapetão do Brasileirão/2014, agora, com a notícia do promotor Dr. Roberto Senise, responsável pela investigação promovida pelo Ministério Público, que atestou que a Portuguesa foi informada da suspensão do atleta Heverton que, portanto, fora escalado conscientemente para a última partida do certame, contra o Grêmio, no estádio do Canindé.

Frise-se, por oportuno, que todos no meio boleiro sabiam que Grêmio e Portuguesa empatariam a disputa, pois tal resultado interessava a ambas as equipes, como de fato ocorreu, um modorrento 0x0. Quando se pretende conspirar, é sempre mais fácil lidar com circunstâncias previsíveis. 

Se a Lusa sabia que Heverton, um jogador inexpressivo, não poderia ser escalado para partida porque estava suspenso, pergunta-se, por que ele foi escalado, e ainda por cima entrou em campo faltando meros 15 minutos para o jogo terminar?  Repita-se, jogo de empate previsível, onde Heverton não alteraria o placar de maneira nenhuma.

Pensando cá com meus botões, apenas duas respostas me vêem a cabeça: ou houve uma extrema desídia envolvendo todos os departamentos da Lusa, que acabou por esquecer a notícia da suspensão; ou a Lusa agiu dolosamente para se auto-prejudicar, provavelmente em troca de algum favorecimento escuso, seja dinheiro vivo (o que inclusive costuma faltar para a Lusa, ano após ano), seja a promessa duma futura Liga, que abrangesse não só a Portuguesa, como também os demais clubes cariocas que se encontravam, na última rodada, ameaçados pelo descenso. 

A investigação do MP ainda busca provas mais robustas, capazes de chancelar os fortes e tristes indícios já constatados, sendo certo que se estas suspeitas forem comprovadas, a Lusa e os demais envolvidos deverão sofrer severa punição, sem precedente, pois a pendenga é séria demais, manchando o já maculado futebol brasileiro, na véspera da Copa do Mundo que aqui se realizará. 

Mudando de assunto pra rodada boleira do Paulistão, ótima vitória do Palmeiras ontem por 4x1 sobre o Sorocaba, demonstrando que a equipe foi bem reforçada, manteve os bons atletas no elenco, e certamente poderá fazer um bom papel neste ano do centenário, vislumbrando conquistas. Valdivia, Leandro, Alan Kardec, Mazinho, Fernando Prass, Mendieta, Lúcio, são todos bons atletas, e o clube ainda receberá o meia Bruno César, que certamente agregará talento ao meio campo palestrino. Ainda bem que Gilson Kleina foi mantido no cargo, como sempre defendi, pois o trabalho não teve de recomeçar do zero, e o referido treineiro é promissor.

A decepção da rodada ficou com o Corinthians de Alexandre Pato, que mais uma vez não mostrou a que veio, induzindo que 2014 também não será o seu ano. Mano Menezes ainda promove experiências na equipe, o que é salutar, pois o Paulistão, ainda mais no início, serve mesmo é para testes e ponto final. 

Por fim, parabenizo o Santos F.C. pelo bicampeonato da Copinha, terceira conquista da história do clube, após vencer o Corinthians por 2x1 sábado de manhã no Pacaembu. O Santos foi disparadamente a melhor equipe do torneio, sendo certo que, no mínimo, três jogadores podem ser aproveitados por Oswaldo de Oliveira no time principal: Yuri, Lucas Otávio e Diego Cardoso. O Corinthians também fez boa campanha, chegou bem à final e, creio, deverá promover aos profissionais dois atletas, sendo eles: Zé Paulo e o lateral esquerdo Arana. O atacante Malcon, outro destaque, ainda é muito jovem pra atuar no time principal. 

Abraços a todos!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A saída de Seedorf e a final da Copinha S. Paulo/2014

Bom dia, sábado de manhã, dia 25 de janeiro de 2014, aniversário da cidade de São Paulo que completará 460 anos, teremos uma final paulista na Copa São Paulo Jr, entre Corinthians e Santos, justamente os campeões das duas últimas edições, sendo que o Peixe defende o título.

O Corinthians, que começou mal a competição com um mero empate, cresceu ao longo da Copa, e atinge sua 16ª final, na busca pelo nono caneco. É, pois, o maior vencedor da competição, e conta com destaques como o atacante Malcon e o meia José Paulo (esse último, por sinal, poderá ajudar o elenco principal ao longo do ano).

O Santos, por sua vez, tem mais time na minha opinião, é a melhor equipe da disputa, e conta com os talentos de Yuri, Matheus Augusto, dentre outros jovens promissores.

A final será acirradíssima, sendo que meu palpite percentual é de 50% para cada equipe, pois, se o Santos é um pouco melhor tecnicamente, o Corinthians possui mais tradição na Copinha, e certamente contará com maior apoio de sua torcida no Pacaembu. Belo sábado de futebol, que se inicia logo pela manhã.

Mudando de assunto, na minha opinião, Seedorf errou ao sair agora do Botafogo, quando finalmente o clube retornou à Taça Libertadores, e, pois, mais precisava dele. Foram apenas 18 meses atuando pelo clube de General Severiano, com um único título carioca, de baixa expressão, contrastando com o altíssimo salário que lhe era pago.

Seedorf também apresentou habituais problemas físicos, que o fizeram desfalcar a equipe em várias partidas, deixando seu custo-benefício duvidoso. Também li que o atleta era refratário com projetos elaborados pela diretoria, vetando, por exemplo, o lançamento de mini bonecos seus, ou mesmo uma camisa em alusão à seleção holandesa, tal e qual foi feio com Loco Abreu, em alusão à seleção uruguaia. Estes projetos, pelo que sei, eram tidos como primordiais pela direção botafoguense.

Enfim, repito, creio que a Libertadores era a maior chance de Seedorf liderar o Botafogo e, consequentemente, retribuir o carinho que a torcida lhe outorgou. Porém, o craque abandonou o barco na véspera dos duelos contra os equatorianos do Deportivo Quito, que inclusive são favoritos à classificação, de acordo com os meus palpites.

Abraços a todos!


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Os grandes na estréia do Paulistão 2014

Bom dia a todos...tema em epígrafe, sem delongas, vamos aos tópicos:

1) Palmeiras 2 x 1 Linense
Resultado magro, porém, positivo, ainda mais se considerarmos o início da temporada. Boa partida do meia Mazinho e do estreante Diogo, além de Alan Kardec, que, mesmo quando não atua bem, pode definir a partida numa única jogada. Gosto deste centroavante, e gosto do time base que o Palmeiras está montando, valendo frisar que Lúcio, Rodolfo, Marquinhos Gabriel, Valdivia e Mendieta ainda não jogaram, e certamente ajudarão a aumentar a qualidade da equipe. Bruno César, meia esquerda ex-Corinthians, bom jogador, ainda pode chegar.

2) Santos 1 x 0 XV Piracicaba
Outro resultado magro, e, creio, o Santos precisa de mais reforços para almejar uma boa temporada. O clube que fez a contratação mais cara, Leandro Damião, estacionou nos reforços, apresentando no sábado, por exemplo, uma zaga composta por Cicinho, Gustavo Henrique, Jubal e Emerson, frágil na minha opinião. Péssima notícia a provável saída do meia argentino Montillo pro futebol chinês, o que somente será sanado se a diretoria trouxer um substituto a altura, como Diego, por exemplo. Por outro lado, os meninos peixeiros, na busca pelo bicampeonato da Copinha SP, estão jogando o fino da bola, sendo bem provável que alguns destes jovens sejam aproveitados no elenco principal. O gol da vitória do Santos, inclusive, foi marcado por uma de suas inúmeras boas promessas, Gabriel, que já ajuda o time principal há meses.

3) Corinthians 2 x 1 Portuguesa
Enfim, o Corinthians conseguiu obter uma vitória marcando dois gols, circunstância que não ocorria desde outubro/2013, e evidencia o marasmo do elenco no 2º semestre do ano passado. Ontem, o Corinthians jogou um bom primeiro tempo, com boas variações ofensivas, tendo se cansado na segunda etapa, o que quase culminou com o empate da Lusa. Destaques para Romarinho, autor do primeiro gol, e que finalmente voltou a ser decisivo, e o volante Guilherme, com mais liberdade para atacar, esbanjando disposição, e autor do segundo gol dos atuais campeões regionais. O destaque negativo mais uma vez foi o meia Danilo, ainda longe da sua boa forma, o que dificulta a renovação de seu contrato com término previsto para o meio do ano.

4) Bragantino 2 x 0 São Paulo
Péssimo resultado pro Tricolor, único grande que atuou fora de casa, sendo que vale a pergunta: o que é que pretende o EUA na Copa do Mundo, ao perder pra esse atual time do São Paulo em amistoso disputado no meio da semana passada? Não que o elenco são-paulino seja fraco, mas ainda depende de reforços (no mínimo 3), e os jogadores, ainda sem ritmo, iniciaram o campeonato jogando muito mal. O único destaque ontem, e que na minha opinião também foi o melhor atleta do São Paulo no final do ano passado, foi o zagueiro Rodrigo Caio, valente e determinado, e que marca muito bem seus rivais. Luis Fabiano e Ganso não jogaram nada, o que provavelmente se justifica pelo início de temporada, porém, o sucesso do time neste ano depende muito desses dois atletas, cuja inconstância demonstrada em 2013 terá de acabar em 2014.

Abraços!!!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Mercado da Bola arrefecido

Bom dia a todos.

Segue arrefecido o mercado da bola, principalmente no futebol paulista, onde São Paulo, Santos e Corinthians pouco contrataram, e o Palmeiras, um pouco mais ativo, adquiriu jogadores cujo sucesso em 2014 é uma incógnita.

Ouvi entrevista recente de Mário Gobbi, presidente do Corinthians, discorrendo que o elenco é bom e precisa de reforços meramente pontuais. Concordo com o Dr. Mário, pois realmente o elenco alvinegro tem qualidade em todos os setores (ao menos na teoria), porém, eu teria me esforçado mais para contratar, ao menos, mais um atacante e um meia. Teria me esforçado também para negociar atletas que, creio, não vingarão em 2014, tais como Douglas, Edenilson, Romarinho e Ibson. Quanto a Emerson e Danilo, eu aguardaria este começo de ano para averiguar provável melhora em seus rendimentos, haja vista que são ídolos do clube, e com plenas condições de serem úteis novamente, mesmo com a idade um pouco avançada.

Quanto ao São Paulo não há muito o que falar, sem contratações de impacto, apenas o lateral Luis Ricardo, o que é muito pouco para reforçar o razoável elenco tricolor. Urge no São Paulo um novo atacante, e um volante com boa saída de bola, pois os atuais são meramente marcadores e limitados. A expectativa fica por conta da manutenção do bom futebol de Ganso, readquirido no ano passado, e no retorno do instinto matador de Luis Fabiano que, se voltar a boa forma, certamente ajudará em muito o tricolor.

O Santos segue na cola do atacante chileno Vargas, cuja negociação, ao que parece, dificultou, sendo que na minha opinião o Peixe precisa de mais um zagueiro, além de mais um lateral e um volante. O elenco santista também é meramente razoável, e a contratação impactante de Leandro Damião não será suficiente para resolver todos os problemas do time de Vila Belmiro.

Por fim, tomei conhecimento de que o "incaível" Fluminense pagará R$ 900 mil de salários para o argentino Conca, quantia que somar-se-á aos R$ 700 mil pagos ao atacante Fred, além de outros salários astronômicos. Incrível como o Flu, municiado pela sua patrocinadora Unimed, gasta dinheiro com jogadores caros e pouco produtivos, ao invés de investir na combalida e precária estrutura, transparecendo que o clube malogrará brutalmente quando a parceria com a empresa  médica acabar. A inversão de valores no Fluminense salta aos olhos, evidenciando que o clube, grande em sua história, permanece pequeno internamente há anos. E o Conca  hein??? Cara de sorte, pois, a despeito de ser bom jogador, nem de longe justifica seus astronômicos vencimentos....lá na Argentina, estranham a adoração por ele aqui no Brasil, sendo que na minha opinião, Montillo, por exemplo, é muito mais jogador.

Abraços a todos!  


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Bola de Ouro Fifa 2014

Bom dia a todos, quem me conhece e/ou acompanha meu blog, já deve ter percebido minha admiração pelo futebol do português Cristiano Ronaldo, na minha opinião, o melhor jogador do mundo atualmente.

Por tudo o que fez em 2013, neste início de 2014, Cristiano Ronaldo concorre à Bola de Ouro Fifa contra o francês Ribery e o argentino Messi, sendo que na minha opinião, o português é favoritíssimo, e merece disparadamente ser eleito o melhor atleta do ano passado.

O maior feito de Cristiano Ronaldo em 2013 foi ter classificado seu país para a Copa do Mundo no Brasil, após 2 duelos decisivos contra a perigosa seleção sueca, capitaneada pelo ótimo atacante Ibrahimovic, que atua pelo PSG da França. Cristiano Ronaldo jogou muito, prevaleceu no duelo, decidiu o confronto com belos gols, e não fugiu de sua imensa responsabilidade. Vale frisar que, afora o craque, Portugal possui um time meramente razoável, sendo que Cristiano, sozinho, representa pelo menos 60% da força do escrete português.

Afora o sucesso na seleção, Ronaldo também é o maior destaque do Real Madrid, onde atua com jogadores mais gabaritados que, porém, nem de longe ofuscam o brilho maior do lusitano, cuja capacidade em quase todos os fundamentos impressiona, principalmente nos arremates e arrancadas com dribles em direção ao gol. Ao contrário de Messi e Ribery, Cristiano também sabe cabecear.

Como todos sabem, em 2014, Messi foi muito prejudicado por contusões. Mesmo assim, fez boas partidas pelo Barcelona e pela Argentina, e também anotou belos gols. Numa comparação mais abrangente, ou seja, contando tudo o que foi produzido até agora, considero que Messi e Cristiano se equivalem, com vantagem para o argentino nos lampejos técnicos, e prevalência do português na diversidade de fundamentos e espírito de liderança, principalmente quando defende sua seleção.

Já Ribery, a despeito de considerá-lo ótimo jogador, não o acho sequer o melhor atleta do seu time (Bayern), pois prefiro o futebol do holandês Arjen Robben. Dos 3 finalistas ao prêmio da Fifa, Ribery foi o mais vitorioso no ano passado, porém, considero-o inferior tecnicamente aos 2 rivais, e entendo que outros atletas jogam mais que o francês, como por exemplo, Neymar, Aguero, Tevez, Ibrahimovic, Iniesta, Rooney, Ozil, dentre outros...

Enfim, confio na eleição de Cristiano Ronaldo como melhor do mundo, sendo que se pudesse, certamente votaria no português.

Abraços a todos!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mercado da bola e paradoxo do futebol inglês

Bom dia amigos, desejo-lhes um ótimo 2014, cheio de saúde, paz e harmonia. Vamos aos tópicos iniciais de janeiro, neste primeiro post que faço após o recesso trazido pelas festas de final de ano:

i) No futebol paulista, o Palmeiras larga na frente no quesito contratações, com destaque para o atacante Diogo, ex-lusa, e o experiente zagueiro Lúcio, ex-São Paulo, jogadores de renome que poderão agregar qualidade ao time de Parque Antárctica. Diogo, na minha opinião, foi excelente contratação, pois conseguiu recuperar seu bom futebol neste último brasileirão, sendo que poderá compor boa dupla de ataque com o centroavante Alan Kardec. Já Lúcio, se não tumultuar o ambiente do grupo como fez no São Paulo, poderá ajudar o Palmeiras com sua experiência. Por fim, vale lembrar que o Palestra retornou da Série B com elenco limitado para os padrões da Série A, sendo que dos grandes paulistas, é quem mais precisa de reforços;

ii) O Santos contratou pouco até agora, porém, fez a melhor contratação ofensiva, Leandro Damião, junto ao Internacional. O time ainda sonha com o chileno Vargas, além de ter malogrado na tentativa de repatriar o meia Diego, ídolo do clube. Creio que o Peixe deveria reunir seus esforços para manter Cícero no elenco, destaque do time no Nacional, e peça importante no meio-campo peixeiro, sendo que o quarteto ofensivo com Cícero, Montillo, Thiago Ribeiro e Damião parece ser muito promissor. No lugar de Claudinei Oliveira, a quem jamais teria demitido, a diretoria contratou Oswaldo de Oliveira, com marcante passagem pelo Corinthians anos atrás, e que realizou bom trabalho no Botafogo ano passado.

iii) Na contramão dos rivais, Corinthians e São Paulo contrataram apenas um jogador cada (respectivamente os laterais Uendel e Luis Ricardo), e não dão sinais de que aumentarão este ritmo agora em janeiro. Ontem no Corinthians, Mano Menezes apresentou-se com entrevista coletiva, prometendo mudanças que, segundo ele, mexerão com o elenco. Gosto do Mano que, nesta segunda passagem, terá de conviver com o fantasma do Tite, multi-campeão pelo Timão. O Corinthians possui bom elenco, ainda mais se os veteranos (Danilo, Sheik, Douglas, etc...) retomarem o bom futebol, sendo que não há necessidade de reforços prementes. Já o São Paulo precisa de novos jogadores, principalmente um atacante e um volante, pois os atuais não servem para o Tricolor. Se fosse o São Paulo, não abriria mão de Jadson, a não ser para usá-lo como moeda de troca com outro clube, visando um atacante de renome. O mesmo vale para Luis Fabiano, que em 2013 não foi nem sombra do matador de outrora.

iv) Durante o recesso de fim de ano, acompanhei bastante o futebol inglês que, hoje, possui o melhor campeonato do mundo. A disputa está emocionante, com Arsenal (time da minha preferência em virtude da admiração que nutro pelo treineiro Wenger), Chelsea, Manchester City e Liverpool lutando rodada a rodada por vitórias que os mantenham no topo da tabela. O paradoxo do futebol inglês reside justamente ai, pois, se o campeonato é excelente, a seleção inglesa persiste modorrenta, com futebol previsível e ultrapassado, e com grandes chances de sequer passar da primeira fase na Copa do Mundo/2014, onde terá de enfrentar Uruguai e Itália. Não por acaso, os destaques da Liga são todos estrangeiros, sendo eles: Luis Suares, Thiago Coutinho, Oscar, Willian, Aguero, Et'o, Ozil, dentre outros. O único atleta inglês que estava comendo a bola era o "gunner" Walcott, lesionado no joelho nesta última rodada, e que inclusive desfalcará a Inglaterra na Copa. É muito pouco pro English Team.

Abraços a todos!