quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Galo é eliminado do Mundial com 3x1 na cuca!

Bom dia a todos, como previ em minha página pessoal no Facebook ontem pela manhã, o Galo enfrentou a partida mais difícil de semifinal de Mundial, neste atual formato, pois duelou contra o anfitrião Raja Casablanca, time com torcida fanática e jogadores com bom toque de bola. Vamos aos meus tópicos:

i) O jogo foi duríssimo, e o Galo não jogou bem, principalmente defensivamente, o ponto fraco da equipe. Engraçado como os dois zagueiros do Galo são bons individualmente, mas não conseguiram compor um sistema defensivo seguro, tanto na Libertadores, quanto no Brasileirão e Mundial. Os laterais do Galo também são muito ofensivos, o que ontem ficou evidenciado, pois era nítido os espaços aproveitados pelos marroquinos, principalmente pelas diagonais do campo;

ii) O sistema ofensivo do Galo, ponto forte da equipe, não funcionou ontem, sendo que apenas Fernandinho se destacou, e ainda assim sem muito brilho. As maiores decepções foram Diego Tardelli e Jô, esse último um dos homens de confiança de Felipão, o que muito me preocupa, pois o Brasil jamais poderá depender do Jô na Copa do Mundo ano que vem. Eu gosto do Tardelli, apesar de achá-lo jogador meramente de clube. Já o Jô, acho limitado demais, e ontem, contra a defesa marroquina, isso ficou comprovado;

iii) O Galo jogou abaixo do que pode render, sendo evidente a ansiedade dos atletas na partida inaugural do time no mundial. Poucas foram as jogadas criativas no primeiro tempo, onde o jogo foi equilibrado. Na segunda etapa o Raja começou melhor, abrindo o placar. O Galo foi pra frente sem organização, conseguindo achar o empate num gol de falta de Ronaldinho (cobrança espetacular), porém, os brasileiros persistiram sem organização, com atacante improvisado na zaga (Luan atuando atrás???), e com pouco ímpeto ofensivo. No final, em mais um contra-ataque, o Raja sofreu penalti bem marcado pelo juiz em minha opinião, culminando com o 2x1, sendo que daí pra frente, o que se viu foi desespero mineiro, sem sucesso, ensejando mais um contra-ataque mortal do Raja que fechou o jogo em 3x1.

iv) O placar foi justíssimo, e a arbitragem não influiu no resultado. Cuca, que sairá do Galo para treinar um time chinês, ontem, foi muito mal, principalmente na segunda etapa, onde trocou o lateral de ofício Marcos Rocha (eleito pra seleção do Brasileirão) pelo atacante Luan, que não atacou, e apenas ficou atrás dando chutão pra frente. O ímpeto ofensivo do Galo também me pareceu equivocado, principalmente após o gol de empate, onde, na minha opinião, o Atlético deveria amarrar um pouco mais o jogo, colocar a bola no chão, e esperar o Raja atacar para procurar o contra-ataque. Ao expor o time aos contra-ataques marroquinos, os lentos zagueiros mineiros ficaram a mercê da velocidade dos atacantes rivais, pouco habilidosos, mas agudos ofensivamente.

v) O resultado foi desastroso, mas não tanto quanto o do Inter em 2010 contra o Mazembe. Além do Raja ser mais tradicional na África, o time jogou em casa, com maciço apoio de sua torcida, circunstâncias que dificultaram a vida do time brasileiro. Repito, foi a pior semifinal de mundial prum time brasileiro.

vi) O frenesi em torno do time marroquinho, creio, acabará na final de sábado, onde o Bayern é extremamente favorito, com no mínimo 75% de chances de ser campeão. Este, aliás, é o meu palpite percentual pra finalíssima, pois os alemães são infinitamente superiores tecnicamente do que os rivais. A única chance do Raja é o time fazer o jogo da vida, melhor inclusive do que jogou contra o Galo, e o Bayern fazer o seu pior jogo nos últimos tempos, circunstâncias que eu não acredito que ocorrerão.

Abraços a todos.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tapetão funciona de novo...e de novo para o Fluminense!

Boa tarde amigos, lamentavelmente, o chamado "tapetão" voltou a agir num Brasileirão, e mais uma vez o beneficiado foi o time do Fluminense.

Digo isso, pois, em 2010, esse mesmo Fluminense incorreu no mesmo equívoco que a Portuguesa cometeu agora, qual seja, escalar pruma partida jogador suspenso, porém, ao contrário do que ocorreu com a Lusa, o Fluminense sequer foi denunciado na época. Neste ano de 2010, vale lembrar, o Fluminense sagrou-se campeão nacional, e, caso tivesse perdido pontos (como ontem ocorreu com a Lusa), o Tricolor teria perdido o título, circunstância, convenhamos, tão trágica quanto a que agora acometeu a Portuguesa.

Em 1999, o Fluminense, após uma série de malogros, foi campeão da Série C do Brasileirão, pelo que, seguindo-se a regra óbvia e vigente, deveria jogar no ano seguinte a Série B. Entretanto, após a Copa João Havelange em 2000 (torneio elaborado pelos clubes, em virtude de impossibilidade jurídica da CBF na época), o Fluminense foi nebulosamente alçado à Série A, pulando a Série B, circunstância no mínimo inusitada. Aliás, haja eufemismo para lidar com este assunto.

Voltando ao problema atual decidido ontem pela Comissão Disciplinar do STJD, que culminou com a queda da Lusa e a salvação do Flu, apesar de não ter provas de nada, pessoalmente, acho a situação estranha demais, valendo suscitar as seguintes considerações:

i) desde o malogro na penúltima, me parece claro que o Fluminense iniciou uma verdadeira busca de "pelo em ovo", chafurdando-se nas normas do regulamento, a fim de buscar alguma brecha, ou eventuais falhas dos rivais nos bastidores, mais precisamente naqueles times que, igualmente ao Flu, lutavam para não cair. Jogar bola que é bom, o Flu deixou de fazer o campeonato inteiro;

ii) todo mundo que acompanha futebol há um bom tempo, sabia que Lusa e Grêmio empatariam na última rodada, pois tal resultado chancelaria matematicamente os gaúchos como vice-campeões, e a Lusa livre da degola. Este provável empate (escancarado, na verdade) certamente poderia ter sido levado em conta por qualquer um que, adredemente, pretende-se prejudicar a Lusa, favorecendo um dos grandes que estavam na iminência de cair.

iii) Estranha demais a história envolvendo o advogado carioca que, há anos, atua pela Lusa em questões corriqueiras junto ao STJD. A princípio, de acordo com o que disse o mandatário da Lusa, o Dr. Sestário havia lhe confessado ter se esquecido de transmitir ao clube o resultado do julgamento do Heverton. Depois, o Dr. Sestário alega com veemência que passou a informação à Portuguesa corretamente, tendo como destinatário o Sr. Valdir Rocha (departamento jurídico da Lusa) que, por sua vez, nega ter recebido esta ligação. De qualquer forma, a Lusa responde por quem contratou para defendê-la, restando-lhe, caso se confirme alguma culpa ou dolo do referido patrono, ação judicial de perdas e danos contra ele.

iv) É bem verdade que a diretoria lusitana falhou feio no trato deste caso. Foi, no mínimo, negligente. Porém, é indiscutível e incontroverso que a escalação do Heverton não beneficiou o clube (direta ou indiretamente), tampouco prejudicou o Fluminense que, dentro do campo, jamais apresentou futebol capaz de evitar o descenso. Isso, na minha opinião, é o principal, e deveria, pois, prevalecer no julgamento de ontem no STJD, ainda mais se levarmos em consideração o idêntico precedente ocorrido com o mesmo Fluminense em 2010, que, repita-se, sequer foi denunciado na ocasião.

v) Com efeito, pessoal, não houve nem de longe má-fé da Lusa ao escalar o inexpressivo Heverton, cuja fama, jogando bola, jamais atingiu o patamar atual gerado por esta triste polêmica. Ontem, dois pesos e duas medidas foram escancarados pelo resultado do julgamento do STJD que, ao julgar o caso baseado estritamente na letra fria da norma (o que, diga-se de passagem, não é incorreto), apenou de forma brutal e exagerada a pobre Portuguesa de Desportos. Invertendo-se as posições de Flu e Lusa no caso em tela, vale a pergunta: teriam a CBF, responsável pela denúncia, e o STJD, responsável pelo julgamento, agido da mesma forma, ou com o mesmo rigor?

Enfim, meus amigos, triste e melancólico o final deste certame que, na minha opinião, ficará eternamente marcado por dois lamentáveis episódios: a) briga entre torcidas; b) retorno do famigerado "tapetão".

Abraços a todos!




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Resumão do Nacional-2013 (altos, baixos e o final deplorável na última rodada)

Bom dia a todos, lamenta-se a forma triste e deplorável com a qual terminou o Brasileirão/2013, com mais uma selvagem briga de torcedores, vascaínos e atleticanos, que se digladiaram como imbecis logo no início da partida vencida pelo time paranaense por 5x1, e que decretou a queda mais do que esperada do Vasco da Gama, seu segundo rebaixamento em 5 anos.

Vamos aos tópicos do Elias:

1) Seleção do campeonato na minha opinião: Fábio (Cruzeiro); Victor (Goiás), Gil (Corinthians), Rodrigo Caio (S. Paulo) e Alex Telles (Grêmio); Elias (Flamengo), Seedorf (Botafogo) e Everton Ribeiro (Cruzeiro); Ederson (Atlético/PR), Walter (Goiás) e Gilberto (Lusa). Técnico: Marcelo Oliveira (Cruzeiro).

2) Craque do campeonato: Everton Ribeiro; Revelação: Rodrigo Caio (S.Paulo) e Marcelo (Furacão);

3) Menções honrosas: Ralf (Corinthians), Éverton e Marcelo (Furacão), Cícero (Santos), Hernane (Flamengo), Alex (Coritiba); Diego Tardelli e Fernandinho (Galo), Borges e Dagoberto (Cruzeiro) e PH Ganso (S. Paulo);

4) Desastres: i) qualidade do certame; ii) Corinthians, Inter e São Paulo; iii) Quedas de Fluminense e Vasco; iv) Dorival Junior e Paulo Autuori; v) Briga entre torcedores ocorrida ontem no jogo Atlético/PR x Vasco, e que já havia ocorrido em Flamengo x São Paulo e Vasco x Corinthians.

5) Pontos positivos: bom trabalho de treinadores jovens e promissores, destacando-se: Enderson Moreira, Guto Ferreira, Jayme, Wagner Mancini e Marcelo Oliveira. O movimento boleiro "Bom Senso", capitaneado pelo zagueiro corintiano Paulo André, representou boa iniciativa de união dos atletas por melhores condições de trabalho (principalmente por um calendário anual mais adequado), sendo interessante as manifestações dos jogadores nos inícios de algumas partidas.

6) Curiosidade: Com as quedas de Vasco e Fluminense, e os acessos de Chapecoense e Figueirense, o Brasileirão/2014 terá mais times catarinenses do que cariocas.

Abraços a todos, valendo frisar que o ano boleiro ainda não acabou, pois o Galo parte hoje para o Marrocos para tentar o inédito mundial de clubes Fifa.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Análise do sorteio dos grupos da Copa do Mundo

Há 1 minuto, foram sorteados na Costa do Sauipe os grupos para Copa do Mundo/2014, sendo óbvio que, até lá, muita coisa pode acontecer, porém, mesmo assim, seguem meus pitacos iniciais:

i) Grupo A (Brasil, Croácia, México e Camarões)
Não é um grupo da morte, porém, o Brasil não pegará nenhuma seleção fraca, sendo que todas as partidas serão competitivas, o que até é válido para preparação para as eliminatórias a partir das oitavas. O pior para a seleção brasileira, caso se confirme a provável classificação no grupo, será o encontro das oitavas, com os classificados do grupo B, onde estão Espanha e Holanda. Favoritos pra mim neste grupo A: Brasil e Croácia, que justamente se enfrentam na primeira partida, prevista para a Arena Corinthians;

ii) Grupo B (Espanha, Holanda, Chile e Austrália)
Grupo duro, pois, o Chile, em boa fase, corre por fora contra as favoritas e tradicionais Espanha e Holanda, finalistas da última Copa. Analisando agora, na minha opinião, Espanha e Holanda passam para as oitavas, sendo que o segundo colocado provavelmente enfrentará o Brasil nas oitavas.

iii) Grupo C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão)
Grupo duro também, sendo que todas as partidas deverão ser bem disputadas, haja vista que nenhum bicho-papão figura neste grupo. Eu gosto do futebol colombiano, liderado hoje pelo atacante Falcão Garcia, razão pela qual aposto no cabeça de chave como primeiro classificado, seguido da Costa do Marfim, do excelente atacante Drogba;

iv) Grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália)
Sem dúvida, este é o grupo da morte, contando com 3 campeãs do mundo, além da fraquíssima seleção de Costa Rica, que deverá apanhar de todo mundo. Dificílimo prognóstico, porém, neste momento, apostaria em Itália e Uruguai, haja vista a ótima fase vivida por Luiz Suarez do Liverpool.

v) Grupo E (Suíça, Equador, França e Honduras)
Grupo fraco tecnicamente, com exceção da França, que provavelmente se classificará em primeiro lugar. Para o segundo colocado, hoje, apostaria na Suíça, que possui uma das melhores defesas do mundo.

vi) Grupo F (Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria)
Favas contadas, na minha opinião, são a Argentina como líder do grupo, e o Irã na lanterna. A dura disputa ficará pelo segundo colocado, entre Nigéria e Bósnia, com ligeiro favoritismo para os africanos.

vii) Grupo G (Alemanha, Portugal, Gana e Eua)
Creio que o Eua dançarão neste grupo, e provavelmente ficarão na lanterna, a despeito da boa eliminatória que fizeram na Concacaf. Aposto em Alemanha e Portugal classificados, mesmo com a razoável seleção de Gana, que poderá dar trabalho aos favoritos;

viii) Grupo F (Bélgica, Argélia, Russia e Coréia do Sul)
Sem segredos neste grupo, fraco por sinal, onde provavelmente Bélgica e Rússia se classificarão, com equilíbrio pra definir quem será o primeiro colocado.

Principal fator que poderá gerar surpresas nesta Copa: a temperatura no horário dos jogos, principalmente nas sedes nortistas.

Abraços a todos!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Avante Ponte Preta e 2 anos sem Dr. Sócrates

i) São 113 anos de história no mundo da bola, ou seja, o clube de futebol mais antigo do país (o Flamengo, fundado em 1895, inicialmente era apenas um clube de regatas);

ii) São cerca de 300.000 torcedores, fiéis e apaixonados, e que torcem apenas para a Ponte Preta, não dividindo esta paixão com outro clube grande; é, pois, a maior torcida de interior do país;

iii) São 5 vice campeonatos paulistas, 10 títulos municipais campineiros, além de grandes esquadrões que a Ponte montou ao longo da história, mormente nas décadas de 70 e 80;

iv) É um estádio próprio com capacidade para cerca de 20.000 espectadores, e que injustamente foi alijado da reta final da competição Sul-Americana;

v) É um dos 2 maiores clubes do interior paulista em toda história do mundo da bola;

vi) Em toda história vestiram sua camisa os seguintes craques: Dicá, Carlos, Rui Rei, Oscar, Valdir Perez, Fábio Luciano, Luis Fabiano, Jair Picerni, dentre outros;

Os tópicos acima, na minha opinião, servem para evidenciar que a final da Sul-Americana, que hoje se inicia, não rivaliza 2 clubes pequenos de camisas iguais, pois nem de longe o argentino Lanus possui a bagagem da campineira Ponte Preta. 

Avante Macaca, chegou a hora de fazer história, chegou a hora de gritar "é campeão". Meu palpite, sem percentual como de hábito, é de 2x0 pra Ponte hoje no Pacaembu.

Por fim, também hoje, faz 2 anos da morte do Dr. Sócrates, o maior jogador da história do Corinthians, na minha opinião. Quanta saudade do ídolo! Sócrates, você jamais será esquecido. Esteja sempre com Deus.

Abraços a todos!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Rebaixamento, Libertadores e o adeus a Tite (ou será um até breve?)

Bom dia a todos, finalizada a penúltima rodada do Brasileirão, seguem meus habituais tópicos:

i) Começo pelo sábado a noite, mais precisamente no estádio do Pacaembu, em São Paulo, onde foi emocionante e inesquecível a saudação da torcida corintiana ao treinador Tite, que fez sua última partida em São Paulo no comando do Corinthians, ao menos no que tange a atual passagem. Raríssimas vezes a gente testemunha uma festa a um treinador que se despede, ainda mais no Brasil, onde predomina a cultura do resultado imediato, que muitas vezes fulmina as chances dum trabalho bem feito a longo prazo, por um técnico em times brasileiros. Dentro do campo, no entanto, o futebol foi mal jogado pelas duas equipes, Corinthians e Inter, indiscutivelmente as duas maiores decepções do certame. O Corinthians conseguiu empatar pela 17ª vez no campeonato (praticamente um turno inteiro só de empates), o que é muito pouco para o atual campeão mundial, e igualmente para o Colorado, que, pelo elenco que possui, ficou devendo muito, ainda mais se considerarmos que o clube ainda corre risco de rebaixamento, apesar do risco ser remoto;

ii) Na briga pelo G4, que poderá virar G3 (caso a Ponte Preta fature a Sul-Americana), o Grêmio garantiu-se matematicamente na Libertadores de 2014, juntando-se aos já classificados Atlético/MG, Cruzeiro e Flamengo. Pelos duelos da última rodada agendados para o próximo final de semana, creio que Atlético/PR e Goiás, que jogarão em casa, vencerão Vasco e Santos, respectivamente, e ficarão entre os 4 primeiros colocados do Nacional/2013;

iii) Já na briga para se safar do rebaixamento, creio que Fluminense e Vasco se juntarão aos já rebaixados Náutico e Ponte Preta, pois provavelmente perderão fora de casa de Bahia e Atlético/PR, haja vista que a dupla carioca joga muito mal, sem demonstrar ímpeto suficiente capaz de suplantar a deficiência técnica e, assim, se safar da degola. Cricuma e Coritiba, creio, empatarão seus jogos fora de casa, respectivamente contra Botafogo e São Paulo.

Enfim, puro palpite, o G4 ficará desta forma: 1) Cruzeiro; 2) Grêmio, 3) Atlético/PR; 4) Goiás;

Já o Z4 ficará da seguinte maneira: Vasco, Flu, Ponte Preta e Náutico;

Abraços a todos!