quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Parabéns a Flamengo e Ponte Preta!

Bom dia a todos, seguem meus habituais tópicos acerca do tema em epígrafe:

i) Com justiça, o Flamengo conquistou sua terceira Copa do Brasil, igualando-se ao Corinthians, e se tornando um dos maiores vencedores desta tradicional competição boleira. Ontem, a exemplo do que já havia ocorrido em Curitiba, o Rubro-Negro foi mais valente e corajoso do que o rival, tendo mais iniciativa de jogo, e criando as jogadas mais perigosas, de forma que o título é merecido e inconteste;

ii) Destaques individuais do Flamengo: Hernane, artilheiro nato, com faro de gol, e que não some em partidas decisivas; Elias, misto de volante com meia, hábil e inteligente, que sabe arrematar ao gol com precisão e tranquilidade; Paulinho, o melhor jogador da partida ontem, tendo demonstrado garra para defender e atacar, e autor da linda jogada que ensejou o primeiro gol dos flamenguistas. Paulinho, aliás, atuava pelo XV de Piracicaba, time do interior paulista, porém, estranhamente não chamou a atenção dos dirigentes dos grandes de São Paulo.

iii) A atual diretoria do Flamengo, felizmente na contramão das anteriores, além de ter contratado bem o Paulinho, fez bom negócio em manter o técnico Jayme no comando da equipe, pois, além de contar com a confiança e simpatia do grupo, armou um sistema defensivo eficiente, que marca forte quando recuado, e sem fazer muitas faltas. Defendendo bem, o Flamengo consegue tranquilidade para atacar (ou contra-atacar), contando com o bom aproveitamento da sua dupla de atacantes, inicialmente desacreditada.

iv) Já o Atlético/PR, que na minha opinião é mais time, fraquejou demais e foi covarde, tendo no experiente Paulo Bayer, o melhor exemplo deste malogro. O Furacão, campeão brasileiro em 2001, e vice campeão da Libertadores em 2005, sentiu o peso da final, evidenciando que é time médio no Brasil, ainda longe de conseguir status de grande. Ontem, era visível a irritação do técnico Mancini com a inapetência ofensiva de sua equipe, que sentiu demais a falta do meia Everton. Resta ao Furacão manter a ótima campanha que faz no Brasileirão, a fim de conquistar a vaga para Libertadores da América.

v) Heroica e indiscutível a classificação da Ponte Preta à final da Copa Sul-Americana, justamente na estréia da Macaca em competições internacionais. A Ponte superou o episódio da perda do mando do próprio estádio, causado pelo rival (e que, na minha opinião, serviu para inflamar ainda mais o time campineiro), e venceu o Tricolor pelo placar agregado de 4x2, ou seja, a Ponte Preta é quem foi soberana no duelo. Na final, contra Lanus ou Liberta (que hoje decidem a segunda vaga pra final), a Macaca novamente entrará como azarão, porém, pra quem já bateu 2 campeões de Libertadores (Velez e o próprio São Paulo), nada mais parece impossível.

Por fim, lamento demais o falecimento de Fabio Luis Pereira e Ronaldo Oliveira dos Santos, dois dos trabalhadores da nova Arena do Corinthians, vitimados pelo acidente ontem na Arena Corinthians. Lamento, outrossim, a pobreza de espirito de alguns "torcedores" rivais que se apegaram nesta tragédia para mais uma vez exaltar o triste sentimento de ódio clubístico.

Abraços a todos!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comentários gerais sobre o mundo da bola

Boa tarde a todos, como estive ausente de São Paulo nesta semana, em virtude de compromisso familiar em Londrina, não acompanhei a fundo o que ocorreu no mundo da bola, razão pela qual passo a tecer alguns breves comentários, levando-se em consideração o pouco que vi:

i) Inicio com a brava classificação de Portugal para a Copa do Mundo/2014, com show de Cristiano Ronaldo, atualmente, o melhor jogador do mundo em atividade. Ronaldo é mestre em quase todos os fundamentos boleiros, incrivelmente decisivo, e atua bem tanto pelo clube, quanto pela sua seleção, onde seus companheiros são meramente razoáveis (inclusive Nani e Coentrão, na minha opinião). Portugal eliminou a Suécia de Ibrahimovic, outro craque, mas muito atrás do português que, na minha opinião, joga mais que Messi.

ii) Assisti ontem na Fox Sports os gols da última rodada do campeonato inglês, pelo que constatei que, a despeito de ainda primarem pela boa parada, os gols são bonitos e os jogos competitivos, evidenciando que o campeonato inglês, hoje, é realmente o melhor do mundo. Destaque para o Arsenal de Wenger que, mesmo malogrando no comando do time ultimamente, acertadamente foi mantido no cargo e, hoje, lidera o certame.

iii) Inesperadamente, a Ponte Preta  venceu a primeira partida das semifinais da Copa Sul-Americana contra o São Paulo, 3x1 em pleno Morumbi, praticamente sacramentando a inédita classificação pra final dum torneio internacional. Como disse num comentário que fiz no blog do colega e mestre Victor Birner, a conduta da diretoria tricolor em tirar o segundo jogo do Moisés Lucarelli representou verdadeiro tiro no pé, pois inflamou os ânimos dos campineiros, a ponto de jogarem a partida da vida contra o São Paulo. Uma virada tricolor não é impossível, haja vista que o São Paulo tem elenco mais qualificado, porém, considerando-se o critério da força do gol fora de casa, creio, a Ponte Preta se classificará. Palpite percentual: Ponte Preta 65% x 35% São Paulo.

iv) Na Copa do Brasil, o Furacão fraquejou dentro de casa e, mesmo com melhor time, apenas empatou com o Flamengo por 1x1. Obviamente que a decisão ainda encontra-se em aberto, porém, agora, sou um pouco mais Flamengo no meu palpite. A simbiose com o Maracanã, aliada à força da camisa do time da Gávea, deverão prevalecer sobre o bom e jovem time paranaense. Palpite percentual: Flamengo 55% x 45% Atlético/PR.

v) Por fim, Elias, volante do Flamengo, ao final do clássico popular realizado ontem no Maracanã, sinalizou com a intenção de retornar ao Corinthians no próximo ano, seu time de coração. O que estranhei, foi a covarde cotovelada que ele acertou no alvinegro Guilherme, imotivada e brutal, que culminou com a saída forçada do atleta corintiano, prejudicando a equipe paulista. Elias, que merecia ser expulso, levou apenas cartão amarelo, circunstância que beneficiou os flamenguistas na vitória de ontem pelo Brasileirão

Abraços a todos!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Obrigado por tudo Tite!

Boa tarde a todos.

Como já noticiado neste blog, eu sou corintiano, apesar de tentar pautar minhas análises boleiras na imparcialidade, o que, admito, não é fácil. Hoje, neste post, julgo ser impossível a manutenção desta característica, pelo que, desde já, adianto-lhes uma frase sincera: obrigado Tite!!!

Adenor Leonardo Bachi, vulgo Tite, ex-atleta de futebol, é, sem dúvida, o maior treinador da rica história do Sport Club Corinthians Paulista. Em pouco mais de 3 anos, Tite conquistou tudo o que se encontra ao alcance dum clube brasileiro de futebol: Brasileirão/2011; Libertadores e Mundial em 2012 de forma invicta; Paulistão e Recopa Sul-Americana em 2013.

Com Tite, o Corinthians conseguiu conquistar a tão sonhada Libertadores da América, seguindo-se da brilhante conquista do Mundial de Clubes no Japão, em cima do inglês Chelsea, fazendo com que o hino alvinegro fosse tocado em pleno estádio Yokohama, e decantado por todos que ali tiveram a honra de acompanhar a conquista do mundo, in loco. Com efeito, o Corinthians conseguiu dentro do campo internacionalizar a sua marca, de forma muito mais contundente do que as últimas contratações pirotécnicas e malogradas da diretoria, como por exemplo Pato e Adriano, na vã tentativa de realizar esta internacionalização às custas de jogadores ultrapassados ou desinteressados. Convenhamos, o caminho percorrido por Tite e seu elenco foi muito mais nobre, vibrante e inesquecível, e colocou, sim, o Corinthians no topo do mundo e de forma brilhante.

Pelo que li nos noticiários boleiros, Tite pretendia renovar seu vínculo com o Corinthians, o que não foi correspondido pela Diretoria, que preferiu trocá-lo provavelmente por Mano Menezes. A justificativa principal foi a má campanha neste segundo semestre, o que é verdade, porém, nem de longe maculou a estupenda jornada do treinador a frente da equipe mais popular do Estado de São Paulo.

Eu, se presidente do Corinthians fosse, jamais teria encerrado o vínculo com o treinador neste momento, haja vista que Tite conhece o elenco, tem crédito de sobra, e poderia muito bem recolocar o time nos eixos para a próxima temporada. Vem aí Mano Menezes, também identificado com o clube, mas que coincidentemente, desde que saiu do próprio Corinthians, deixou de fazer bons trabalhos.

Enfim, Tite se vai, prometendo não assinar com nenhum clube brasileiro em 2014, o que por si só evidencia seu respeito pelo clube onde brilhou de forma mais intensa. Para nós corintianos, creio, só resta agradecer o sensacional trabalho do Sr. Adenor (além de sua humildade e educação), e aguardar seu provável retorno num dia desses qualquer, pois a perfeita simbiose de Tite com o Corinthians, sem dúvida nenhuma, ainda não acabou.

Obrigado Tite....você é um ídolo eterno do Corinthians, e suas conquistas estão eternizadas em nossos corações. Até qualquer dia mestre, e boa sorte na continuação da sua brilhante carreira.

Abraços!!!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Parabéns ao Cruzeiro - BI-campeão brasileiro!

Bom dia a todos, inicio meu post parabenizando o Cruzeiro pelo segundo título brasileiro conquistado, legitimamente, e com 4 rodadas de antecedência, circunstância que evidencia a qualidade da equipe.

O Cruzeiro foi montado a baixo custo (considerando-se os preços no mundo da bola), com jogadores relegados pelas ex-equipes, mas que formaram um grupo unido e vencedor, bem capitaneado pelo promissor treinador Marcelo Oliveira que, ontem, em suas falas pós jogo, demonstrou humildade na comemoração. Bom sinal.

O Cruzeiro apresentou também o melhor jogador do campeonato, Everton Ribeiro, revelado pelo Corinthians, mas que mostrou sua capacidade na equipe Celeste. Fábio comprovou ser um dos mais regulares goleiros do país, e a dupla Borges e Dagoberto, a exemplo do que já havia ocorrido no São Paulo, mostraram que são bons em anotar gols.

Ao contrário da maioria da mídia boleira, na minha opinião, o Cruzeiro não conquistou o tricampeonato brasileiro, mas sim o bi, pois não reconheço a unificação de Brasileirões praticada pela CBF recentemente, unificando os antigos torneios nacionais que sabidamente possuíam outras características. Para se ter uma idéia, o primeiro título nacional do Cruzeiro, a Taça Brasil de 1966, contou apenas com 8 jogos do time mineiro, o que obviamente não se compara, por exemplo, com as conquistas celestes de 2003 e 2013, onde foram disputadas 38 rodadas pra premiar o campeão. Copa não é campeonato, e, pois, não podem ser equiparados.

O Cruzeiro conquistou seu terceiro título nacional (afora as 4 Copas do Brasil que possui), mas "apenas" seu segundo brasileirão, o que, convenhamos, é digno demais. Essa, ao menos, é minha opinião.

Por fim, tem-se que esta conquista do Cruzeiro manchou um pouco o ano dourado do rival Atlético que, após décadas, conseguiu sair da fila com a inédita e brilhante conquista da Libertadores no meio do ano. O Cruzeiro, mais campeão em sua história, podia deixar barato, mas não, premiou sua torcida com um grande título também.  Atualmente, deve ser destacada a força do futebol mineiro, o que é salutar pro futebol nacional.

Abraços a todos e, ao que parece, a exemplo dos anos anteriores, mais uma vez o Botafogo malogrará, deixando ainda mais chateada sua sofrida torcida, tão carente de conquistas importantes há tempos.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Bom dia a todos.

Mais uma rodada do Nacional passou (33ª rodada), deixando evidente que, hoje, Cruzeiro e Atlético/PR são as melhores equipes do Brasil, contando com elencos com ótimo custo benefício, treinadores promissores e abertos ao diálogo com os atletas, e plena simbiose com as suas torcidas.

No Cruzeiro, virtual campeão brasileiro, destacam-se Fábio, Dedé, Everton Ribeiro, Dagoberto, Borges e Willian, todos, com exceção do ex-zagueiro vascaíno e do arqueiro, jogadores desprezados pelos antigos clubes, tidos como meros refugos no início do certame. Encontraram, pois, no Cruzeiro, o ambiente ideal para jogarem futebol, uma vez que o clube não concentra a pressão existente em outros times (Corinthians, Palmeiras, por exemplo), tampouco influência de dirigentes na escalação, sendo que os reforços contratados foram em sua maioria os indicados pelo treinador Marcelo Oliveira, cujo trabalho mostrou-se uma das boas revelações deste campeonato.

Só não aprovei a festa antecipada do Cruzeiro ontem, após a boa vitória contra o decadente Grêmio de Renato Gaúcho por 3x0 no Mineirão, pois matematicamente o certame ainda não acabou, pelo que acho mais prudente e oportuna a comemoração no momento adequado, ou seja, quando o título definitivamente for conquistado, sem chances matemáticas pras demais equipes. Pessoalmente, foi a primeira vez que vi uma festa antecipar a própria conquista.

O Atlético/PR, bem treinado pelo bom Vagner Mancini, apresenta ótimas revelações, tais como Everton, Marcelo e Ederson, somando-se aos experientes e funcionais Paulo Baier e Manoel. Incrível como vingou o exótico planejamento do Furacão que, no início ao ano, abdicou do Regional paranaense para acertar um time titular apenas com amistosos, tendo montado uma bela equipe que, hoje, além de ser vice-líder do Brasileirão, é também finalista da Copa do Brasil, apresentando-se inclusive como favorita contra o rival Flamengo.

Já no futebol paulista impera o marasmo, com São Paulo, Santos e Corinthians praticamente na mesma situação, meio da tabela, longe do rebaixamento e distante do G4. O São Paulo, atualmente o melhor dos paulistas, apanhou do Furacão por 3x0 no Paraná. O Santos, após anotar 2x0, deixou o desesperado Vasco da Gama empatar a partida no Maracanã. O Corinthians finalmente voltou a vencer, com magro 1x0 em cima do irreconhecível Fluminense, gol de pênalti anotado por Alexandre Pato, que também sofreu a penalidade, na minha opinião, corretamente marcada (burrice fenomenal do zagueiro das Laranjeiras).

Como é consabido, o Náutico já está rebaixado pra série B de 2014, sendo que a Ponte Preta, ao perder em casa por 3x0 para o Vitória, praticamente decretou seu descenso também. Criciúma, Vasco e Bahia pontuaram na rodada, mantendo viva a esperança de escapar do rebaixamento. Quem me surpreendeu pelo incrível marasmo foi o Fluminense, pois, ontem, quase não ameaçou o gol corintiano na partida realizada no interior de S. Paulo. Como todos sabem, o Corinthians não está jogando bem, porém, mesmo com seu parco futebol, conseguiu jogar tranquilamente contra o Flu que, pelo visto, se continuar assim, cairá pra série B novamente. Se no Vasco, mais fraco tecnicamente, sobra disposição e raça, no Flu, que conta com jogadores experientes, a falta de vontade salta aos olhos.

Abraços a todos!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Flamengo, Furacão e São Paulo avançam nas Copas.

Bom dia a todos, vamos aos tópicos acerca das partidas que classificaram Flamengo, Atlético/Pr e São Paulo, respectivamente na Copa do Brasil e Sul-Americana:

i) Iniciando-se pelo duelo da Sul-americana, foi muito fraco tecnicamente a partida disputada na Colômbia ontem a noite, pois tanto São Paulo, quanto Nacional, pouco criaram, resumindo-se a equipe local a atacar desenfreadamente o time são paulino que, por sua vez, não correu tantos riscos defensivos. A impressão que ficou foi a de que se o São Paulo procurasse um pouco mais o jogo ofensivo, venceria a partida. Ganso fez muita falta, pois Aloísio e Luis Fabiano nada jogaram, mormente o famigerado atacante da camisa 9, que até hoje não justificou seu retorno ao Morumbi. O São Paulo provavelmente enfrentará o Liberta do Paraguai nas semifinais, ou a Ponte Preta, caso os campineiros passem pelo Velez hoje na Argentina (o que sinceramente não acredito).

ii) O Flamengo confirmou o favoritismo contraído após a vitória na primeira partida ocorrida em Goiânia, e ontem novamente bateram a boa equipe do Goiás, de virada, pelo mesmo placar de 2x1. O Rubro-Negro decidirá a final da Copa do Brasil em casa, o que lhe favorece na minha opinião, pois, em mata-mata, acho mais vantajoso decidir a última partida no próprio estádio (há quem prefira o contrário). Hernane e Elias são os dois principais destaques do time da Gávea, e ontem foram muito bem, decidindo o duelo ainda no primeiro tempo.

iii) Além de ser atualmente o vice-líder do Brasileirão, o Atlético/PR está na final da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, tendo eliminado os gigantes gaúchos Inter e Grêmio, o que outorga bagagem ao Rubro-Negro paranaense, campeão brasileiro de 2001. Ótimo o trabalho do bom técnico Vagner Mancini, sendo que hoje o Furacão joga mais bola que o Flamengo, e é, atualmente, e ao lado do Cruzeiro, o melhor time do Brasil. Manuel, Everton, Paulo Baier e Ederson comandam a equipe dentro de campo, cujo futebol simples, solidário e envolvente tem surtido resultados sensacionais, comprovando-se que um bom time pode ser montado a baixo custo. O Furacão encontrará muitas dificuldades paras conquistar o inédito título da Copa do Brasil, pois enfrentará do outro lado uma equipe com mais camisa e tradição, e que ainda decidirá o duelo em casa, contando com o apoio da maior torcida do Brasil. Duelo quente entre os Rubro-Negros, cujo palpite eu darei na próxima semana.

Abraços a todos! 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Impressões e palpite: Brasileirão e Copa do Brasil

Bom dia a todos, seguem meus habituais tópicos sobre os temas em epígrafe:

i) Em bom jogo realizado no sábado a noite no Morumbi, o São Paulo venceu a Portuguesa por 2x1, livrando-se totalmente do risco do rebaixamento e, melhor, aproximando-se do chamado G4, grupo dos que se classificarão pra Libertadores da América de 2014. Aliás, pela campanha no segundo turno, não será nenhuma surpresa se o Tricolor alcançar esta meta, tida como impossível rodadas atrás. Aloísio, cada vez mais louco em suas comemorações (que inclusive estão irritando os companheiros), continua decisivo, e Rodrigo Caio, um dos destaques do campeonato, continua surpreendendo, sendo efetivo tanto na zaga quanto no ataque.

ii) A Lusa também não fez má partida, pelo que, creio, se continuar com a competitividade atual, não cairá. Gilberto e Luis Ricardo foram os destaques lusitanos, sendo que o atacante, mesmo isolado na frente como ocorreu no Sábado, criou boas chances de gol contra a meta defendida por Rogério Ceni. O grande problema da Lusa é o goleiro Lauro, muito irregular, e que enterrou o time em algumas partidas, tendo falhado brutalmente no segundo gol são paulino, após infantil e desnecessária saída do gol.

iii) O Santos perdeu ontem pro Cruzeiro em plena Vila Belmiro (1x0), tendo sido pouco agressivo, demonstrando que não almeja mais nada neste Campeonato. Montillo foi anulado pela marcação cruzeirense, prejudicando a fluência do jogo peixeiro, pois, Everton Costa e Willian José são fracos demais. O Cruzeiro, além de ser o virtual campeão e disparado o melhor time da competição, também conta com o melhor atleta do certame, Everton Ribeiro, criado nas categorias de base do Corinthians. Impressionante como Everton não só joga bem, como decide partidas pro time celeste anotando golaços.

iv) Pela 15ª vez no Campeonato, o Corinthians empatou de novo, sendo certo que, pelo andar da carruagem, até o final do certame, o campeão mundial completará um turno inteiro só de empates, o que, convenhamos, é lamentável. O Corinthians reúne até agora apenas 9 vitórias, igualmente a 3 dos 4 clubes que se encontram na zona da degola, o que evidencia o marasmo corintiano neste segundo semestre. Ontem, é bem verdade, o time foi melhor que o rival Vitória, mesmo atuando fora de casa, com boa participação de Emerson Sheik que, desta vez, ao contrário dos outros jogos, foi perigoso pelas pontas, e solidário com os companheiros, criando boas chances que lamentavelmente foram desperdiçadas por Pato, Danilo, Douglas, etc...Outro destaque foi Gil, na minha opinião, o melhor zagueiro do campeonato.

v) Tite disse em entrevista neste final de semana que, caso treine algum time brasileiro em 2014, esse time necessariamente será o Corinthians, pois, caso contrário, irá descansar com a família. Tite não vive boa fase, pois o marasmo do time alvinegro no segundo semestre é evidente, sendo que o treineiro até agora não conseguiu resolver este problema. No entanto, se fosse presidente do Corinthians, eu renovaria o contrato do treinador, haja vista o enorme crédito que possui, capacidade demonstrada, além de conhecer a fundo os atuais problemas e virtudes do elenco. A mudança mais urgente deverá ocorrer no elenco, pois, Alessandro, Maldonado, Ibson, Julio Cesar, Douglas e Pato não têm mais condições de continuar no clube, na minha opinião. Danilo e Sheik, dois dos maiores ídolos da história do clube, deveriam ter mais uma chance, haja vista que o meia, a despeito do péssimo Brasileirão, foi destaque até o final do primeiro semestre. Sheik, por sua vez, se atuar como ontem, ainda é o melhor atacante que o clube possui, ao lado do peruano Guerrero.

vi) Na Copa do Brasil, considerando-se os resultados das primeiras partidas, creio que Flamengo e Grêmio decidirão o torneio. Incrível como o Flamengo cresceu após a saída de Mano Menezes, principalmente a dupla de atacantes liderada pelo jovem talento Hernane, que ontem, inclusive, empurrou o Fluminense ainda mais pro fundo do poço, ao anotar o único gol no clássico realizado no Maracanã. Não acho que o interino Jaime seja o responsável pela ascensão rubro-negra, pois, sinceramente, ao menos na beira do gramado, ele nada fala ou gesticula. Me parece que o próprio elenco flamenguista absorveu bem a saída do Mano, passando a jogar com mais mobilidade e alegria, ainda mais dentro do Maracanã, palco preferido e simbiótico dos flamenguistas.

Abraços a todos!