sexta-feira, 28 de junho de 2013

Grande final da Copa das Confederações

Bom dia amigos, inicio o post com meu palpite percentual pra final da Copa das Confederações, a ser realizada no próximo domingo, 19:00h, no Maracanã: BRASIL 40% x 60% ESPANHA.

Seguem agora meus tópicos, onde esmiuçarei o porquê do palpite acima, bem como minha análise sobre o que ocorreu nas semifinais.

i) O Brasil enfrentou dificuldades pra vencer o Uruguai, sendo que o jogo foi equilibrado, com domínio uruguaio na primeira etapa, e domínio canarinho na segunda, tendo o Brasil mais sucesso nas finalizações. Desta vez, tenho que destacar Júlio César como grande destaque da nossa seleção, pois defendeu penalti bem cobrado pelo Forlan que, se anotasse o gol, dificultaria em muito a classificação brasileira. Outro destaque foi Paulinho, cada vez crescendo mais, autor do gol da classificação brasileira, além do lançamento  pro Neymar no lance que culminou com o gol do Fred. Repito que a seleção canarinha evoluiu, muito em razão do maior tempo treinando junto, porém, ainda estamos atrás da Espanha.

ii) Do lado uruguaio, que fez contra o Brasil a melhor partida no torneio, o grande destaque foi Edinson Cavani, atacante do Nápoli (artilheiro do último campeonato italiano) que auxilou na marcação, além de dar muito trabalho no ataque, tendo sido dele o gol celeste na partida. Repito que o Uruguai tem de escalar sempre seu trio ofensivo de ouro, formado por Suarez, Cavani e Forlan, pois são indiscutivelmente os melhores atletas uruguaios da atualidade.

iii) A Espanha encontrou dificuldades no jogo contra a Itália, pois seu habitual futebol de toques envolventes pelo meio foi bloqueado pelo ótimo sistema defensivo armado pelo técnico Prandelli, com jogadores mais fortes e mais altos que os espanhóis, que ficaram acuados, mormente Xavi, recuado demais, quase como um primeiro volante, o que sabidamente não é sua posição. Iniesta ficou sobrecarregado para armar, mas mesmo assim foi o melhor espanhol na partida. Fernando Torres, atacante que alterna bons e maus momentos, ganhou apenas uma jogada dos zagueiros italianos, mas chutou para fora. A Espanha é a melhor seleção do mundo na minha opinião, mas tem os seguintes defeitos: zaga lenta e sem muita técnica (Puyol faz muita falta ao time); o time possui baixa estatura e pouca força física; atacantes não possuem o mesmo nível dos atletas de meio campo;

iv) A Itália, sem Balotelli, teve mais mobilidade nos contra-ataques, principalmente na primeira etapa, onde poderia ser aberto pelo menos 2x0 de vantagem. A equipe fez a melhor partida no torneio, sendo que a eliminação nas penalidades acabou sendo injusta. Na minha opinião, a Itália deixou boa impressão neste torneio, podendo ir longe na próxima Copa do Mundo, ainda mais se considerarmos a mística e a força de sua camisa.

v) Felipão deverá se basear no jogo feito pela Itália ontem, pra tentar o título domingo contra a Espanha. O problema, é que não sei se os atletas brasileiros possuem a mesma obediência tática dos italianos, principalmente para defender, além de força física suficiente para parar os espanhóis sem anotar muitas faltas. Acho que a Espanha, contra o Brasil, conseguirá efetivar melhor seu futebol envolvente, por isso, creio, é favorita. Outro detalhe que precisamos nos atentar é a disputa por penaltis, pois, pelo que se viu ontem, a Espanha está tinindo neste quesito, contando com ótimos cobradores.

Abraços a todos!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Semifinais da Copa das Confederações

Bom dia amigos, bons jogos marcaram esta rodada final da primeira fase da Copa das Confederações, rodada esta que definiu os semifinalistas, sendo eles (incluindo-se, desde já, meus palpites percentuais):

1) BRASIL 60% x 40% URUGUAI
O Brasil demonstrou indiscutível evolução dentro da Copa das Confederações, destacando-se a goleada de 4x2 aplicada na Itália no clássico ocorrido no último sábado. Neymar melhorou sensivelmente seu futebol, os laterais e o miolo de zaga encontram-se definidos, assim como os volantes, com destaque para o corintiano Paulinho, que inclusive está se transferindo para o Tottenham da Inglaterra (Paulinho que, contundido, não jogou contra a Itália, deve voltar ao time pra enfrentar o Uruguai). Fred anotou 2 gols importantes contra a Itália, afastando um pouco o fantasma do seu reserva direto, o atleticano Jô, que nas últimas duas partidas havia entrado no segundo tempo e marcado 2 gols. Fred é muito mais jogador que o Jô, e merece ser titular ao lado do Neymar. Hulk, muito criticado pela imprensa e pelos torcedores (inclusive por mim), jogou bem contra a Itália, seja no aspecto tático-defensivo, seja ofensivamente, dando trabalho com suas arrancadas que alia força e velocidade. Lucas é muito mais técnico que o Hulk, porém, não possui a mesma funcionalidade tática que o titular, sendo esta a razão principal que o mantém na equipe.

O Uruguai se classificou como segundo do seu grupo, tendo vencido Nigéria e Taiti, e perdido da Espanha na estréia, após pouco tocar na bola durante a partida. O time possui poderoso trio ofensivo, composto por Cavani, Suarez e Forlán, porém, o resto da equipe é envelhecido e sem muita técnica. Muslera, goleiro treinado por Tafarrel no Galatasaray, é inconstante e falha muitas vezes, e a dupla de zaga, Lugano e Coates, é lenta e muitas vezes faltosa. Enfim, creio que o Brasil possui no mínimo 60% de chances de avançar à final, pois, além de jogar em casa, é superior ao Uruguai em todos os setores, inclusive no ataque, onde o equilíbrio é maior.

2) ESPANHA 65% x 35% ITÁLIA
Esta semifinal repete a final da última Eurocopa, onde a Fúria bateu a Azzurra por 4x0, num dos dias mais  festejadas da história do futebol espanhol. De lá pra cá, as seleções pouco mudaram, razão pela qual acredito em nova vitória da Espanha, que também é superior à Itália em todos os setores de equipe. A vantagem espanhola aumenta, uma vez que Balotelli, destaque italiano, não reunirá condições de jogo, diminuindo consideravelmente o poder de fogo da Azzurra. A zaga italiana também não anda em boa fase, falhando demais em lances fáceis, contrariando a boa (e justa) fama da antiga escola de zagueiros do país, uma das melhores do mundo.

Incrível como a Espanha toca a bola com perfeição e eficiência, sem muita pirotecnia, num sistema de jogo que sufoca os adversários e os leva a exaustão, meramente por ter de correr atrás da Fúria, que parece anotar os gols quando bem entende. Entretanto, nesta última partida da fase inicial, a Espanha teve dificuldades em controlar a Nigéria que, se tivesse melhor pontaria, certamente teria complicado a partida. Os 3x0 anotados pelos espanhóis contra os africanos, desta vez, não representaram melhor justiça.

Abraços a todos! 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

1ª Rodada da Copa das Confederações

Bom dia a todos.....na minha opinião, tivemos 3 bons jogos neste final de semana pela Copa das Confederações, sendo que seguem minhas considerações:

1) Brasil 3 x 0 Japão
Boa atuação da seleção brasileira que, desta vez, na minha opinião, efetivamente demonstrou evolução técnica e tática. O time encontra-se praticamente pronto na zaga e no meio de campo, sendo que a dúvida no ataque restringe-se a escalação do Hulk ou Lucas como quarto homem de meio de campo, mais próximo da dupla de ataque. Discordo dos que acham que o Jô pode tirar a vaga do Fred, pois o avante do Fluminense é infinitamente superior ao atleticano, que vive boa fase, mas não é jogador de seleção brasileira. Incrível como jogando no Galo, Ronaldinho ajudou e muito nas convocações de Rever, Bernard e Jô, porém, o meia mesmo não foi convocado. Coisas de Felipão. No mais, continuo discordando da titularidade do Julio Cesar e do Hulk, que na minha seleção sequer seriam convocados.
O Japão é fraco, e novamente agonizará na Copa do Mundo, porém, o amistoso foi válido, ainda mais se avaliarmos a boa atuação do Neymar (até que enfim rendeu pelo Brasil), do Paulinho (cada vez mais longe do Corinthians com seus gols pela seleção) e da dupla de zaga (Thiago Silva e Davi Luiz), uma das melhores do mundo. Insisto que o Brasil encontra-se abaixo de Espanha, Alemanha e Argentina, contudo, caso a evolução persista até a Copa, o Brasil poderá lutar pelo hexa.  

2) Itália 2 x 1 México
O placar não evidenciou a superioridade italiana durante o jogo de ontem, com grande destaque para Balotelli e Pirlo, esse último, um dos únicos 3 craques que a Itália já produziu, ao lado de Totti e do inesquecível Roberto Baggio (o melhor italiano de todos os tempos). A Itália me surpreendeu, pois atuou com desenvoltura e qualidade, não se restringindo ao seu tradicional futebol de retranca e força, muitas vezes vitorioso, porém, quase sempre em encantar. Particularmente, só não entendo o porquê que El Shaarawy (avante do Milan) é reserva. Como de costume, o sistema defensivo italiano impõe respeito, apesar da falha clamorosa no lance que resultou no gol de empate mexicano. A Azzurra tem real possibilidade de lutar pelo pentacampeonato ano que  vem, encontrando-se num segundo escalão de seleções, juntamente com o Brasil
O México, cujas únicas estrelas são os atacantes Chicharito Hernandez e Giovani dos Santos, não deve fazer boa campanha no Brasil-2014, haja vista que o time é meramente brigador, sem desenvoltura técnica, e sem um meia capaz de armar jogadas para equipe, como antigamente faziam Zago e Blanco.

3) Espanha 2 x 1 Uruguai
Outro resultado que não evidenciou o tamanho da superioridade espanhola, haja vista que a Fúria dominou toda a partida, destacando-se o excelente primeiro tempo com bons toques curtos e rasteiros, boa velocidade, enfim, características que, na minha opinião, alçam a Espanha a condição de melhor seleção do mundo e principal favorita pra conquistar o bicampeonato mundial. A Espanha me passa a impressão de que quando quer jogar, não dá pra nenhuma seleção igualar seu futebol insinuante. Nem a Alemanha consegue fazer frente aos espanhóis num dia iluminado. O único problema da Furia é a defesa, alta, lenta e caneluda, porém, pelo próprio sistema de jogo espanhol, com domínio de posse de bola e toques rápidos, esta fragilidade fica mitigada. Xavi e Iniesta são, na minha opinião, os 2 melhores meias do futebol mundial na atualidade, circunstância que explica o domínio dos espanhóis nos últimos anos.
O Uruguai, dono de bom poderio ofensivo, não possui sequer um meia capaz de reger seus bons atacantes, como por exemplo, Alvaro Recoba fazia anos atrás (na época dele, o Uruguai não possuía bons atacantes). Não creio em título uruguaio no próximo mundial, mas creio na classificação da Celeste pra Copa, atualmente ameaçada nas eliminatórias sul-americanas. Forlan tem que ser titular, ao lado de Cavani e Suarez, sendo que o atacante colorado pode inclusive ser recuado para fazer a função de meia, bem próximo aos outros dois avantes.

Hoje jogarão Nigéria x Taiti, fechando a primeira rodada desta Copa das Confederações, jogo este que, sem dúvida, é o mais fraco de toda a competição.

Abraços a todos!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Copa das Confederações

Bom dia a todos, amanhã inicia a Copa das Confederações em solo brasileiro, espécie de aperitivo pra Copa do Mundo/2014. Seguem meus tópicos acerca da competição:

i) A Espanha é franca favorita pra conquistar o torneio, mesmo demonstrando pouco futebol nos últimos amistosos. Vale lembrar que na véspera da última Copa do Mundo vencida pelos espanhóis, a Fúria também capengou nos amistosos pré Copa, além de não empolgar durante a fase de grupos, porém, a partir das oitavas, venceu seus rivais com autoridade, até o título. A Espanha é a principal seleção nos últimos anos, destacando-se seu forte conjunto, entrosamento, e destaques individuais como Xavi, Iniesta, Pedro, Fábregas, Villa, dentre outros.

ii) O Brasil, se vencer o torneio, será zebra na minha opinião. O time ainda não rende o esperado, necessita de melhor entrosamento, e mais futebol por parte de seus principais jogadores, principalmente do Neymar. Amanhã, no entanto, creio que o Brasil vencerá o duelo inaugural contra o Japão, que reúne as 2 únicas seleções classificadas para Copa do Mundo até agora.

iii) Duelo interessante ocorrerá domingo, entre Uruguai e Espanha, duas seleções campeãs de seus continentes. O Uruguai caiu de rendimento, do título da Copa América pra cá, porém, conta com atletas de qualidade e experientes, como Forlán, Suarez e Lugano. O problema do Uruguai são os reservas, sabidamente sem a mesma qualidade dos titulares, porém, vale destacar que, prum país de apenas 3,5 milhões de habitantes, ser uma das principais seleções do mundo ( bicampeão mundial e olímpico) é algo destacável e louvável.

iv) A Copa das Confederações ainda não me empolga, sendo que o título pouco vale. Como preparativo pra Copa do Mundo, também não creio ser muito importante, pois ainda faltará um ano pra abertura do principal torneio de futebol do mundo, tempo suficiente pra alteração de várias circunstâncias no mundo da bola. Esta edição, no entanto, poderá ter boa valia pro Brasil que, por não participar das eliminatórias sul-americanas, tem sua competitividade prejudicada.

Palpites pros primeiros duelos:

i) Brasil 2 x 1 Japão;
ii) Espanha 2 x 2 Uruguai;
iii) México 1 x 2 Itália;
iv) Taiti 0 x 3 Nigéria;

terça-feira, 11 de junho de 2013

Seleção brasileira e eliminatórias sul-americanas

Bom dia a todos....não vi integralmente o amistoso entre Brasil x França ocorrido no último domingo, onde nossa seleção venceu por 3x0, na primeira vitória contra uma seleção de primeiro escalão do futebol mundial, pós Copa-2010. Apesar do placar, e de observar alguns avanços no time, a França que jogou contra o Brasil foi um combinado capenga, sem muitos titulares, e sem a principal estrela do país, Franck Ribéry (atleta do atual campeão europeu Bayern).

O Brasil, na minha opinião, tem de jogar com Lucas, Oscar, Fred e Neymar como seu quarteto ofensivo. Hulk não é jogador para seleção brasileira, sendo que até hoje não sei ao certo qual sua posição de ofício, ou seja, se é centroavante, ponta de lança, meia, etc...O quarteto supracitado é composto por jogadores  rápidos, envolventes e habilidosos, sendo eles as melhores opções ofensivas que o Brasil possui. No gol, eu tiraria Julio Cesar, pois encontra-se ultrapassado e sem os reflexos de outrora. Julio atua num timeco inglês (Queens Park Rangers), rebaixado pra segundona local, o que significa que o goleiro treina habitualmente com atletas de baixo nível técnico, prejudicando sua capacidade atual. O melhor goleiro do Brasil pra mim é o Rafael do Santos, seguido do Fábio do Cruzeiro e do Jefferson do Botafogo.

Na zaga, o Brasil encontra-se bem servido com Thiago Silva e David Luiz. Esse último, no entanto, não deve ser deslocado pra volante, como sugerem algumas especulações, haja vista que o Brasil possui bons volantes de ofício, não sendo necessário improvisar atletas no setor. Ainda para zaga, eu chamaria Gil do Corinthians e Dedé do Cruzeiro para suplentes. Particularmente, se fosse técnico do Brasil, privilegiaria jogadores que atuam em nosso futebol, caso o nível fosse o mesmo do concorrente que atua no estrangeiro.

Na minha opinião, o Brasil hoje encontra-se no segundo escalão de seleções (juntamente com  Inglaterra, Uruguai, Portugal, Itália e Holanda), atrás de Espanha, Alemanha e Argentina, francas favoritas pra Copa do Mundo ano que vem.

Hoje tem importante rodada das eliminatórias sul-americanas pro Mundial-2014. Seguem meus palpites:

i) Equador 1 x 1 Argentina;
ii) Chile 3 x 1 Bolívia;
iii) Colômbia 1 x 1 Peru;
iv) Venezuela 1 x 2 Uruguai;

Abraços a todos!  

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quarta-feria negra pros times paulistas

São Paulo, Corinthians e Santos perderam nesta quarta-feira pelo Brasileirão, ainda na sua fase inicial, pelo que seguem minhas impressões:

i) São Paulo 0 x 1 Goiás
Ouvi parte do jogo pelo rádio, e vi melhores momentos depois pela TV, sendo que o São Paulo deveu futebol ao seu torcedor, mormente de quem mais se esperava, ou seja, Ganso, Oswaldo e Luis Fabiano. Discordo dos apupos do público contra o Ney Franco, pois quem deixou de jogar e produzir foram os jogadores, independente do aspecto tático montado pelo treinador. O São Paulo também falha na zaga, pois possui laterais fracos, a exemplo de 80% dos times do país, sendo que se não se reforçar ainda mais, correrá o risco de ficar fora até da briga pela vaga na Libertadores. Muito inconstante o time são paulino.

ii) Criciúma 3 x 1 Santos
O Santos precisa e certamente se reforçará após a saída do Neymar, devendo utilizar bem o dinheiro recebido na negociação do craque, sendo que o destino do Peixe no certame dependerá de acertos da diretoria ao sair as compras. O Santos precisa de um lateral esquerdo mais jovem, um meia para auxiliar Montillo e Cícero, além de no mínimo mais 2 atacantes. O Criciúma, a despeito de ser campeão catarinense, lutará no máximo pelo miolo da tabela, sendo que o resultado de ontem deverá acender a luz amarela no Santos, cujo atual elenco é meramente razoável e sem muito padrão tático (herança do Muricy Ramalho).

iii) Cruzeiro 1 x 0 Corinthians
No primeiro tempo, o Timão teve 4 oportunidades claras de gol, todas desperdiçadas pelo laureado atacante Alexandre Pato, cujo arremate, atualmente, passa longe de ser seu principal trunfo. Parte da Fiel costuma indagar as razões pelas quais Tite não colocou o ex-milanista para jogar anteriormente, contudo, ontem, me parece que ficou evidente o porquê Alexandre Pato ainda é reserva. Ambas as equipes que duelaram ontem em Minas Gerais são consideradas favoritas por mim, com o Corinthians um degrau acima nesta escala de favoritismo, opinião esta não alterada pelo resultado de ontem, ainda mais porque o campeonato está apenas começando. Entretanto, principalmente o Corinthians precisa abrir os olhos com suas últimas atuações (meramente burocráticas), valendo cuidado especial com ambas as laterais, pois, Alessandro e Fábio Santos, nem de longe lembram os atletas funcionais que foram no ano passado.

Abraços a todos!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Palpites Semifinal Libertadores e seleção brasileira

Bom dia a todos, inicialmente, seguem meus palpites pras semifinais da Libertadores, valendo lembrar que me recuperei dos desastrosos palpites das oitavas, acertando todos os palpites das quartas:

I) ATLÉTICO MG 48% x 52% NEWELL´S OLD BOYS
Jogo duríssimo, sem dúvida o duelo mais complicado que o Galo terá pela frente na Libertadores, enfrentando o rubro-negro porteno, tecnicamente, o melhor time argentino da atualidade. Apesar do equilíbrio brutal, por mero palpite, creio que os argentinos avançarão à final, pois creio que o Newell´s terá mais sangre frio, e fará boa vantagem no primeiro jogo em sua casa. O Galo jogou pior que o Tijuana nas duas partidas das quartas de final, sendo que a euforia em torno da defesa do Victor, heroica por sinal, poderá mascarar a pouca criatividade atual do Galo, incluindo-se o seu festejado quarteto ofensivo. Tecnicamente, o time mineiro tem mais bola, mas o Atlético tem se perdido em algumas partidas, quando o cenário não se desenha tão favorável durante o jogo, evidenciando a pouca tradição da equipe em torneios internacionais.

II) INDEPENDIENTE STA. FÉ 45% x 55% OLIMPIA
Apesar do time colombiano ser melhor tecnicamente (não muito), aposto na camisa e tradição do time paraguaio, tricampeão da Libertadores e campeão mundial. O Olimpia, a exemplo de Penarol, Nacional e Independiente, faz parte do grupo dos antigos gigantes do futebol sul-americano, uma espécie de velha guarda de times tradicionais que, hoje em dia, raramente conseguem repetir o sucesso de outrora. Desses times, o Olimpia é quem justamente repete, de vez em quando, os lampejos antigos, como por exemplo, o título de 2002 em cima do São Caetano, em pleno Pacaembu. Creio que o Olimpia vencerá a primeira partida em casa, e conseguirá ao menos um empate fora em Bogotá. Veremos o que vai dar.

Afora os palpites acima, vou comentar em dois tópicos o amistoso Brasil x Inglaterra realizado ontem no Maracanã, empatado por 2x2.

i) Brasil: nunca tive muito apreço pelo Felipão, mesmo quando ainda era efetivamente um dos grandes técnicos do país. Hoje, creio, Felipão encontra-se ultrapassado, sendo teratológica sua alçada a técnico da seleção brasileira, ano após ter sido um dos principais culpados pela queda do Palmeiras à série B do Nacional. Ontem, achei que o time atuou bem na primeira etapa, caindo brutalmente de produção no segundo tempo, destacando-se a falha brutal da zaga no segundo gol inglês anotado pelo Rooney, que contou com campo aberto deixado pelos zagueiros brasileiros. A corrida de costas do zagueiro David Luiz foi lamentável. O corintiano Paulinho, apesar do golaço que empatou a partida em 2x2, raramente subiu ao ataque, restringindo-se a passes de lado burocráticos. Neymar, pra variar, na seleção não é nem sombra do que jogou no Santos. O Brasil terá dificuldades na Copa das Confederações, o que se estenderá até a Copa do Mundo, pois o conjunto brasileiro é meramente promissor, ainda longe de atingir o auge almejado.

ii) Inglaterra: A Inglaterra conta com poucos jogadores habilidosos, a despeito da força da sua Liga, sendo que não creio em sucesso do time na Copa do Mundo do ano que vem. Ontem, os ingleses jogaram sem o Gerrard, jogador importante e capitão do time, mas mesmo com ele a Inglaterra não tem capacidade de fazer frente a Alemanha, Espanha e Argentina, na minha opinião as 3 seleções mais fortes da atualidade.

Abraços a todos!