terça-feira, 28 de maio de 2013

O critério do gol anotado fora de casa

Bom dia a todos.

Hoje explicarei as razões pela qual não aprecio o critério que dá mais força ao gol anotado fora de casa, adotado no início deste século em competições nacionais e europeias visando principalmente evitar que clubes visitantes se restringissem em se retrancar, buscando apenas o empate, prejudicando um duelo mais franco e aberto.

Seguem minhas razões:

i) gol é gol em qualquer lugar, seja dentro ou fora de campo. Não dá pra conceber o porquê que um time que vence em casa por 2x1, e depois perde fora por 1x0, é eliminado, mesmo com o placar agregado resultando empate por 2x2.

ii) a força do gol fora de casa pode até fazer com que o time visitante saia mais pro jogo, entretanto, resulta em maior retranca do time da casa, que, com medo de tomar gols no próprio domínio, deixa de atacar o rival.

iii) se um determinado time perde a primeira partida fora de casa sem fazer gols, e na partida de volta, toma uma gol precoce, este time praticamente deixa de jogar futebol, ou mesmo colocar em prática sua estratégia, pois terá de fazer 3 gols para se classificar, o que sabidamente é muito difícil. Neste exemplo, o time que está perdendo fatalmente passará a se afobar em seus ataques e, com o passar do tempo, se desaminará (muitas vezes precocemente), prejudicando o espetáculo.

iv) No exemplo do item anterior, o time que está perdendo, e jogando a segunda partida em casa, inflamado pela torcida, poderá também descambar pra violência, pois, perdido na bola, poderá tentar "aliviar" a derrota machucando os rivais (futebol, como se sabe, tem muito disso infelizmente);

v) o critério de privilegiar o gol fora mitiga a vantagem do time que disputa a segunda partida em casa, muitas vezes por ter feito a melhor campanha durante a primeira fase de um determinado torneio, circunstância que, na minha opinião, acarreta em injustiça. Antigamente, era comum ao time de melhor campanha ter a vantagem do empate nos confrontos eliminatórios. Hoje, tal vantagem é raramente constatada, sendo que a única vantagem remanescente é justamente decidir o jogo em casa, porém, com o critério do gol fora, esta vantagem é muito relativizada.

Amigos, basicamente estas são as razões pelas quais eu não aprecio a força extraordinária que o gol anotado fora de casa possui hoje no futebol.

E vocês, o que acham?

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Palpites: quartas de final da Libertadores

Deveria ter postado meus palpites ontem, antes do início das quartas de final da Libertadores, entretanto, por falta de tempo, lanço-os hoje, sendo que os palpites abrangem as duas partidas, ou seja, o placar agregado.

1) Newell´s Old Boys 55% x 45% Boca Jrs.
Clássico argentino, portanto, jogo equilibrado, com ligeiro favoritismo do Newell´s que, hoje, na minha opinião, é o time mais técnico da Argentina. Mantive a aposta do Newell's contra o Velez, mesmo após o revés na primeira partida em casa, sendo que se tudo ocorrer dentro da normalidade nas quartas, ou seja, se o juiz não voltar a beneficiar os xeneizes, creio, avança o rubro-negro porteno, que já disputou três finais de Libertadores, sem vencer nenhuma.
Quanto ao Boca, o time terá de se sustentar na experiencia e frieza de seus atletas, bagagem na competição e lampejos do Riquelme, o que particularmente acho pouco para avançar até as semifinais.

2) Atlético MG 65% x 35% Tijuana
O Galo é favoritíssimo, pois possui melhor elenco, melhor treinador, melhor entrosamento, e ainda por cima decidirá em casa, no caldeirão do Independência. O time mexicano é fraco tecnicamente, amparando-se no razoável sistema de marcação, muitas vezes violento, além do fator casa, onde se beneficia do gramado sintético. Nem a pouca tradição do Galo na Libertadores poderá atrapalhá-lo neste confronto, pois o Tijuana também não tem tradição no torneio, aliás, sequer possui tradição no futebol, pois o clube é jovem demais (porém, é bem verdade, promissor).

3) Fluminense 45% x 55% Olimpia
O leitor pode não acreditar, mas este palpite eu já possuía antes da primeira partida ocorrida ontem, no Rio, com empate em 0x0. Este ano o Fluminense ainda não convenceu, sendo que o time encontra extrema dificuldade para fluir seu jogo a partir do meio campo, fruto das constantes ausências de seus principais meias, Deco (suposto doping e contusão) e Thiago Neves (contusões sequenciais), além do time parecer pouco vibrante para os parâmetros da Libertadores. O Olimpia é time tradicional e copeiro (tricampeão da América e campeão mundial de clubes), fez boa campanha na primeira fase, e eliminou o violento Tigre da competição, demonstrando que, quando atua em casa, no Defensores Del Chaco, dificilmente deixa de vencer.

4) Independiente Sta. Fé 70% x 30% Real Garcilasso
Após o jogo de ontem no Peru, com vitória do time visitante por 3x1, creio que o colombiano Santa Fé só não passará para as semi-finais em caso de tragédia no jogo da volta em Bogotá. Afora o resultado que lhe favorece, o time colombiano é mais técnico e preparado que os peruanos, o que se comprova pela ótima campanha na fase de grupos, além de terem eliminado o Grêmio nas oitavas.

Bom dia a todos!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Corinthians campeão paulista de 2013

Boa tarde a todos, seguem meus habituais tópicos acerca da finalíssima do Paulistão realizada ontem na Vila Belmiro:

i) ARBITRAGEM: boa arbitragem na minha opinião, sem influência no resultado. Nenhum pênalti reclamado pelo Santos ocorreu, inclusive a bola que bateu na mão do corintiano Paulo André que, no momento do corte, estava de costas para o lance.

ii) CORINTHIANS: novamente o Corinthians jogou bem, a despeito do incrível número de gols perdidos. Repito que Tite, treinador detalhista e competente, precisa treinar o arremate de seus atletas, com frequência,  pois o Corinthians perde gols fáceis. Pato, que reclama por jogar pouco, quanto entra, nada faz, a não ser perder gols escancarados. Guerrero já não é o mesmo do começo do ano, e Sheik, apesar de lutar demais, tem jogado pouco com a bola nos pés. Os destaques corintianos nesta campanha foram Danilo, Paulinho e Gil, o melhor zagueiro da competição com sobras. Guerrero, ao menos até o jogo das quartas contra a Ponte Preta, também foi bem.
Creio que o Corinthians brigará pelo hexa do Nacional, sem precisar de muitos reforços, a não ser que seja para reposição de algum atleta que seja vendido. Maldonado, se estiver bem, é bom reserva pro meio campo, valendo o mesmo do Ibson que, se vier com comprometimento, pode encaixar bem no elenco.

iii) SANTOS: o time da baixada já não é o mesmo dos anos anteriores, e poderá perder Neymar, na minha opinião, equivalente a 80% do poderio ofensivo da equipe. Arouca não é o mesmo volante combativo de outrora, e Leo, apesar de manter o esforço, está com idade avançada para atuar como lateral. O Santos poderia fazer mais frente ao Corinthians, se Montillo estivesse em campo, mas mesmo assim, convenhamos, o argentino ainda não mostrou futebol convincente no time da Vila. O Santos precisa, no mínimo, de um lateral, um volante e um atacante, isto, caso Neymar continue. Se o craque sair, 2 novos atacantes deverão ser contratados.
Caso o Santos se reforce, ai sim Muricy poderá ser testado, haja vista que, atualmente, não apresentou nenhuma inovação (seja taticamente, ou mesmo mera jogada ensaiada), o que pode se justificar pela fragilidade do atual elenco. Eu gosto do Muricy, principalmente por achá-lo um homem confiável, circunstância não muito comum no futebol, e que faz ganhar os atletas (de bem né). Entretanto, dentro do campo, já faz tempo que a principal arma usada pelo Muricy são as bolas alçadas na área, tão velhas quanto o próprio futebol.

Parabéns ao Corinthians, legítimo campeão paulista de 2013, e recordista absoluto no Estado de São  Paulo (27 taças). Parabéns ao Tite e ao atual elenco, simplesmente campeão de tudo nos últimos anos (Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial), o que faz do Corinthians, atualmente, o maior time do país.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eliminações na Libertadores: Corinthians e Palmeiras

Passo agora a escrever acerca das eliminações dos dois maiores rivais paulistanos, ocorridas nesta semana na Taça Libertadores da América:

1) PALMEIRAS 1 x 2 TIJUANA
O Palmeiras é limitado tecnicamente, jogou com desfalques importantes (Fernando Prass, Vilson e Valdivia), possui um atacante que não se sabe como se profissionalizou (Kleber), mas o que realmente fez com que o Palmeiras sucumbisse nas oitavas de final foi a falha grotesca do goleiro Bruno, no primeiro gol do classificado Tijuana. Foi praticamente um gol contra. Bruno parece ser boa pessoa, mas é muito inconstante e, pela idade, por não mais ser um garoto, creio, jamais perderá este vício. Pelo equilíbrio entre as equipes, o primeiro gol sofrido dificultou demais a missão alviverde, pois a linha de frente do Palestra é muito fraca, seja na criação, seja para finalizar. Os mexicanos, faltosos e desleais em alguns momentos, também jogaram pouco futebol, sendo que o maior destaque foi o segundo gol marcado pelo volante Arce, este sim um bom jogador, que inclusive encaixaria muito bem em várias equipes brasileiras (inclusive no Palmeiras). Outro bom valor do Tijuana é o zagueiro Gandolfi.
O melhor jogador palestrino na última terça foi Tiago Real que, inexplicavelmente na segunda etapa, atuou recuado como volante, deixando a armação a cargo do volante Souza, que, como meia, é muito fraco. Airton também jogou bem, contudo, também de forma inexplicável, foi preterido nas cobranças de falta pelo mesmo Souza, cujos arremates foram ruins.
Kleina não foi bem na armação da sua equipe, mormente no segundo tempo, onde zagueiro virou atacante, meia virou volante, ou seja, uma desorganização total que prejudicou a reação alviverde. O Palmeiras agora se preocupa com a Série B do Nacional, onde, creio, deverá conseguir a vaga de acesso à Série A.

2) CORINTHIANS 1 x 1 BOCA JRS
Não me lembro de nenhum jogo com tantos erros de arbitragem contra um time brasileiro, como os que ocorreram na última quarta feira no Pacaembu, a despeito de, infelizmente, ser muito comum na Libertadores arbitragem prejudicial aos times brasileiros (únicos de língua portuguesa no torneio). Na minha opinião, 2 gols legítimos e 2 penalits não foram marcados em favor do Corinthians que, diga-se de passagem, em ambos os duelos, não jogou bem. Contudo, mesmo sem praticar seu habitual bom futebol, não há como considerar justa a classificação do Boca, após ser beneficiado em 4 lances capitais da partida, sendo certo que, se não fosse pelo juiz Amarilla, o Corinthians seria o classificado.
Taticamente, no entanto, o Corinthians falhou, principalmente no primeiro tempo, onde deixou de sufocar o rival, atuando como se jogasse pelo empate, com certo marasmo. Em ambos os duelos das oitavas, Guerrero, Sheik, Romarinho e Cássio não atuaram bem, prejudicando a engrenagem alvinegra. Danilo, maestro do time, foi meramente razoável, sobrando Paulinho e Gil como únicos destaques. Alexandre Pato entrou mal nos dois jogos também, destacando-se seu gol perdido no segundo embate, debaixo da trave, após passar pelo goleiro.
O Boca, por sua vez, se não é brilhante tecnicamente, é experiente, frio e consciente, contando com Riquelme que, mesmo velho, é mortal, além de jogadores importantes como Erviti e Clemente Rodriguez. Orion também merece destaque, mormente pela catimba.
O Corinthians agora tem a final do Paulistão no próximo domingo, onde possui ligeiro favoritismo, além de aguardar a estréia na Série A do Nacional, e finais da Recopa contra o São Paulo.

3) BALANÇO DOS MEUS PALPITES NA LIBERTADORES
De todos os palpites meus para os confrontos das oitavas, acertei apenas 3 classificados, sendo eles: Fluminense, Newell´s e Independiente Sta. Fé. Apostei no Tijuana no começo dos duelos, mas alterei o palpite após o primeiro jogo no México, portanto, não o computo como acerto.
Mesmo com minha bola de cristal capenga, semana que vem postarei meus palpites para as quartas de final.

Abraços a todos!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Final do paulista e decisão na Libertadores pros paulistanos

Boa tarde, após um breve hiato (férias do blogueiro), seguem minhas considerações acerca dos temas em epígrafe:

I) CORINTHIANS 2 X 1 SANTOS (final do Paulistão/2013)
O Corinthians perdeu a chance de garantir o título ontem no Pacaembu, deixando totalmente aberto o título do Paulistão/2013, que será decidido no próximo domingo na Vila Belmiro. Ontem, o Timão voltou a jogar bem, contudo, ainda peca muito nas finalizações, o que deverá ser remediado pelo Tite, com treinamento específico para tanto, visando principalmente Emerson Sheik, que ora chuta longe do gol, ora chuta muito fraco, facilitando a vida dos goleiros rivais. O primeiro tempo foi todo do Corinthians, e o segundo foi mais equilibrado  porém, mesmo assim as melhores chances foram do Corinthians, que deveria ter caprichado mais para jogar a finalíssima com mais tranquilidade.
O Santos foi inicialmente mal armado pelo Muricy, que abusou dos volantes, olvidando-se do seu único meia de ofício disponível, Felipe Anderson, que quando entrou foi bem na partida. Afora ele, o único destaque peixeiro foi o ótimo goleiro Rafael, na minha opinião, o melhor do país na atualidade, e que deveria ser mais testado na seleção brasileira. Pelo Corinthians, os destaques foram Paulinho (melhor em campo), Ralf, Danilo e Gil, outro que merece chance na seleção do Scolari.
Não vou ficar em cima do muro, adiantando que aposto no 27º caneco regional do Corinthians, na seguinte proporção: CORINTHIANS 65% X SANTOS 35%. Mesmo a decisão sendo na Vila, acho o Corinthians mais time, além de melhor montado taticamente, circunstâncias que influenciarão de forma mais direta do que o mero fator casa;

II) LIBERTADORES - PALMEIRAS 55% x TIJUANA 45%
Inicialmente, apontei o time mexicano com ligeiro favoritismo, o que agora encontra-se invertido pro segundo jogo, mantendo-se, na minha opinião, a mesma proporção acirrada entre as equipes. O Palmeiras conseguiu bom resultado no México, e agora decidirá em casa com o apoio da sua empolgada torcida, entretanto, um mero empate com gols, resultado amplamente possível pelo nível das equipes, classificará o Tijuana para as quartas de final. O Palmeiras necessitará de toda sua raça, habitual no time atual, além de maior capricho dos seus atacantes, destacando-se o Kleber, que até agora não demonstrou bola alguma. Eu entraria com o Thiago Real, meia razoável, mas especialista no setor, sendo que será importante para fazer a transição da defesa ao ataque, sem os longos chutes que certamente não trarão benefício algum a equipe palestrina. Repito, portanto, que pelo resultado da primeira partida (0x0 no México), aposto no Palmeiras, mas não boto minha mão no fogo não.

III) LIBERTADORES - CORINTHIANS 55% X BOCA JRS 45%
Em virtude da vitória xeneize no primeiro duelo em "La Bombonera", o favoritismo que imputei ao Corinthians no início dos duelos ficou mitigado, contudo, ainda aposto na classificação do atual campeão da América. Se o Corinthians entrar em campo aceso, e caprichar nos arremates, vence a partida com a diferença necessária para classificação direta. Se atuar capenga como contra o São Paulo, por exemplo, correrá sério risco de ser eliminado. O atual Boca, mais fraco tecnicamente, possui a mesma catimba e frieza que os grandes times boquenses do passado recente, além de ser treinado pelo espetacular Carlos Bianchi, ídolo local e multicampeão, além de especialista na competição sul-americana.
Se fosse treinador do Corinthians, minha única dúvida seria no ataque, entre Sheik e Pato, pois a despeito do primeiro não estar em boa fase, o segundo, quando entra, nada produz, evidenciando necessitar de mais tempo de jogo para exercer sua técnica acima da média. Eu entraria com Pato e Guerrero nesta quarta-feira.

Enfim, veremos o que vai dar. Abraços a todos!