terça-feira, 27 de novembro de 2012

Demissão de Mano Menezes

Bom dia amigos, eis que Mano Menezes foi demitido do comando da seleção brasileira, faltando praticamente um ano e meio para o início da Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. Como de costume, seguem meus tópicos sobre o assunto:

i) Admiro Mano Menezes como treinador de clubes, destacando-se bons trabalhos no Grêmio e no Corinthians, contudo, desde sua estréia no comando da seleção, não vi o time jogar efetivamente bem nenhuma partida competitiva, principalmente contra as seleções mais fortes e tradicionais;

ii) não vi nos jogos da seleção um plano de jogo, ou uma jogada ensaiada....sinceramente não me lembro. Outro defeito do Mano foi convocar uma imensa diversidade de jogadores, pra várias posições, o que não era necessário na minha opinião, mesmo com o viés renovatório que o Mano prometia. As experiências com  muitos jogadores deveriam ser pontuais, e não generalizadas, além do que, há posições como as laterais, onde o Brasil sequer possui mais de 3 atletas com capacidade pra vestir o manto amarelo, não se justificando a convocação de alguns atletas;

iii) É bem verdade que Mano Menezes não pôde jogar as eliminatórias, haja vista ser o Brasil o anfitrião da próxima Copa, sendo que a falta destas partidas prejudica a montagem de uma equipe, bem como seu entrosamento. Sem as eliminatórias, o Brasil se restringiu a meros amistosos, a maioria contra seleções fracas, consequentemente, o time não foi bem testado. Mesmo assim, creio, o trabalho de Mano foi aquém das expectativas;

iv) Particularmente, não acredito que houve interferência de empresários nas convocações e na decisão sobre os titulares nas partidas, contudo, não duvido que houve interferência da direção, principalmente após o Marin tomar posse na presidência da CBF. Esta possibilidade, friso, que não sei se realmente ocorreu (apenas argumento hipoteticamente), seria totalmente ridícula, a uma pela desmoralização do treinador, e a duas, pela falta de capacidade do Marin em convocar um time, pois duvido que referida figura possua qualificação para escolha de jogadores selecionáveis.

v) O Brasil não possui melhor time, tampouco matéria prima para tanto, mesmo assim, se conseguir se organizar até a Copa, pode brigar pelo sexto título. Apesar de não possuir os 11 melhores do mundo (falo de titulares), dificilmente outra seleção conta com elenco e peças de reposição como o Brasil (falo dos 22 jogadores selecionáveis), além do que, numa disputa de Copa, considerando-se o sistema eliminatório, é plenamente possível a vitória sobre seleções atualmente mais gabaritadas, como Espanha, Alemanha e Argentina.

Por hoje é só amigos, e pra finalizar, segue meu palpite acerca do próximo treinador (na verdade, quem eu acho que deveria assumir atualmente): Muricy Ramalho. E vocês, quem acham que assumirá a seleção canarinho? Aguardo respostas!    

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A nova queda do Palmeiras

Bom dia amigos, segunda-feira triste pros torcedores palestrinos, principalmente pros mais antigos que se acostumaram a vivenciar o time vencedor. Para os mais novos, o Palmeiras não tem dado trégua, principalmente nesta década pobre de conquistas. Mais uma vez escreverei por tópicos acerca da mais nova tragédia palestrina:

i) O Palmeiras mantém time fraco desde o ano passado, contando com jogadores meramente esforçados, que jamais formaram conjunto competitivo. O Palmeiras vive da bola parada do Marcos Assunção, de lampejos do Valdivia e, mais recentemente, da razoável técnica do centroavante argentino Barcos, cujo brilho, na minha opinião, evidencia-se  pela fraqueza dos demais colegas de time. Serve o velho adágio:  "quem tem um olho em terra de cego, é rei";

ii) O Palmeiras venceu com méritos a Copa do Brasil, e por causa desta conquista deu o ano por acabado. Grave equívoco, pois esta conquista não eximiria o time da queda no Nacional, certame muito mais difícil, haja vista ser um campeonato longo com turno e returno. No Nacional de pontos corridos não há segredo, sendo que invariavelmente os melhores elencos terminam na parte de cima da tabela, e os piores agonizam na zona do descenso. A Copa do Brasil é importante e valiosa, mas muitas vezes não premia a melhor equipe, haja vista que, até a edição deste ano, não contou com as melhores equipes do Brasil que disputaram a Libertadores da América;

iii) A torcida do Palmeiras, destacando-se as organizadas, é caso de polícia e psicólogo. Atrapalha muito mais que ajuda, ainda mais nos momentos delicados como o atual. Bater nos jogadores não resolve o problema, e ainda prejudica futuras contratações, pois nenhum atleta quer jogar onde há terrorismo e fanatismo belicoso. Depredar estádios também não resolve, sendo que o Palmeiras foi muito prejudicado com a perda de mando de jogos na reta final deste Nacional, tendo de jogar em Araraquara e Presidente Prudente, campos neutros em relação aos rivais. Lamentável também foi a queima da loja do clube, o que evidencia a precariedade da mentalidade de alguns palestrinos, remontando desde a época da fila de títulos, quando a sala de troféus foi depredada;

iv) Não sei se o Palmeiras reunirá forças pra retornar à Série A em 2013. Inicialmente, creio que a diretoria deverá manter o treinador Gilson Kleina, pois ele demonstrou coragem em todos os momentos, desde a aceitação ao convite pra treinar a equipe, até os dias atuais, onde não se furta das entrevistas cotidianas. A equipe tem de ser reformulada, e pelo menos 4 bons atletas deverão ser contratados, haja vista que, paralelo à Série B, o Palmeiras disputará a Taça Libertadores da América. Apostar em treinador de renome (caro) não é mais solução, pois o Palmeiras recentemente contou com 3 dos maiores treinadores da atualidade (Luxemburgo, Muricy e Felipão), sem sucesso, apenas acumulando despesas com pagamento de pesadas multas rescisórias.

v) Outras medidas são urgentemente necessárias, tais como votação direta pelos associados do clube pra escolha do presidente, e renovação do quadro de diretores e conselheiros, pois os atuais, ao que parece, objetivam apenas preencher o orgulho próprio, decantando um posto que hoje em dia não reúne tanto glamour assim.

Veremos o que o futuro reserva ao gigante palestrino, que certamente fará falta na elite nacional de 2013. Para os rivais paulistas, fora a costumeira gozação entre torcedores, é muito ruim um clássico a menos.  

terça-feira, 13 de novembro de 2012

FLUMINENSE CAMPEÃO MAIS UMA VEZ

Bom dia amigos, hoje falarei em tópicos acerca do título do Nacional/2012 conquistado pelo Fluminense:

i) A conquista do Flu foi justa, haja vista que o time liderou todas as boas estatísticas do campeonato (melhor ataque, defesa, etc...), com grande destaque pra campanha fora de casa, onde o clube de Laranjeiras conseguiu simplesmente o mesmo número de pontos conquistados em casa, circunstância primordial pra quem pensa em ser campeão de campeonato com pontos corridos;

ii) O Fluminense foi mais beneficiado do que prejudicado pelos erros de arbitragem ao longo do campeonato, contudo, esta circunstância, na minha opinião, nem de longe tira o mérito da conquista tricolor. Principalmente no segundo turno, o Flu foi soberano em sua campanha, vencendo jogos fáceis e difíceis, sem vacilar, mesmo não praticando futebol de encher os olhos.

iii) Destaques do campeão: Fred em primeiro lugar. Sem dúvida, é o melhor centroavante do país, e um dos melhores do mundo, estando a frente de Luis Fabiano, Vagner Love, Emerson Sheik, etc....apenas Neymar rivaliza com o atacante tricolor, em perigo ofensivo. No mais, Diego Cavalieri, Gum, Wellington Nem e Thiago Neves foram destaques, sem falar do treinador Abel Braga, indiscutivelmente um dos melhores do país.

iv) O Fluminense vence seu terceiro título de campeonato brasileiro, considerada a fórmula de turno e returno adotada a partir de 1971, quando o Galo foi campeão. O clube computa como quarta conquista, considerando como Nacional a Taça Roberto Gomes Pedrosa vencida em 1970, cuja fórmula era bem semelhante a atual. Assim, dá até pra se considerar o Flu como tetra, pois a edição de 1970 se aproxima bem mais da versão atual do que das versões anteriores a 70, onde torneios com meia dúzia de partidas levava uma equipe ao título, circunstância que, na opinião deste blogueiro, não se equipara a campeonato brasileiro. Copa não é campeonato.

v) Mantido o atual elenco, com mais alguns reforços, o Fluminense entra forte na disputa pela Libertadores/2013, onde tentará sua primeira taça internacional. A briga promete, ainda mais se considerarmos os rivais brasileiros, como o atual campeão continental Corinthians, e os sempre copeiros São Paulo e Grêmio.

vi) Por fim, me parece claro quais são as principais equipes hoje no futebol brasileiro: Fluminense, Corinthians, São Paulo, Galo e Grêmio são as principais forças do país, com poderio para enfrentar qualquer equipe no Brasil e no mundo. A próxima Libertadores da América promete!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

95% de chances: Tri do Flu e 2ª queda do Palestra!

Bom dia amigos, transcorrida mais uma rodada do Nacional/2012, tem-se como 95% certo dois fatos: tricampeonato brasileiro do Fluminense e segunda queda do Palmeiras pra segunda divisão do futebol nacional.

Quanto ao Flu, o empate de ontem foi ótimo resultado, ainda mais somado à derrota do Galo pro Coxa em Coritiba, sendo que agora a diferença entre os 2 primeiros colocados do Nacional é de 9 pontos, portanto, praticamente impossível de ser revertida nas últimas 4 rodadas. O Flu mais uma vez não jogou grande futebol, mas sua equipe é segura e consciente, fruto da experiência do elenco (Fred, Deco, Cavalieri, Wagner, Sóbis, etc...) e competência do treinador, Abel Braga, excelente condutor de elencos, simples e preciso em suas lições táticas. O Flu ruma merecidamente ao tricampeonato nacional, valendo lembrar que este blogueiro só considera título brasileiro as conquistas a partir de 1971.

Por outro lado, o gigante paulistano Palmeiras mais uma vez agoniza rumo ao segundo rebaixamento nos últimos 10 anos, circunstância vergonhosa chancelada principalmente pelos dirigentes palestrinos, sejam eles da situação, ou oposicionistas. A eterna briga política palmeirense atrapalha absurdamente o andamento do futebol profissional, culminando com administrações desastrosas caracterizadas por contratações de jogadores fracos, e treinadores caros que são dispensados no curso do contrato, gerando pesadas multas rescisórias. A torcida palestrina, sofrida e violenta, também contribui para o ambiente conturbado no clube, sendo que se espera, ao menos, que a nova e iminente queda sirva realmente de lição ao clube. A princípio, urge no Palmeiras a mudança no estatuto para que as eleições passem a ser diretas, com votação dos associados.

No mais, o Corinthians joga visando o Mundial de Clubes, demonstrando que está no caminho certo para chegar com boas condições de conquista no Japão. O Corinthians possui 50 pontos, e joga o restante do Nacional com hombridade, mesmo não almejando mais nada no certame. Esta mesma hombridade é notada no Santos que, com Neymar em campo, dificilmente é batido. Como joga o Neymar, sendo justa a idolatria nacional que o craque possui.

Finalizo esta postagem com o São Paulo que, com o empate de ontem, soma mais um ponto na quase certa conquista da vaga para a Libertadores/2013, inclusive com possibilidade de conquistar a terceira posição no Nacional (quiçá até a segunda colocação). O São Paulo, hoje, joga futebol competitivo com perspectiva de crescer ainda mais, valendo lembrar que PH Ganso ainda estreará, aumentando o poder de fogo da equipe bem treinada por Ney Franco.

Abraços a todos!!!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Galo forte, porém, ainda falta ser vingador!

Bom dia a todos, ontem assisti ao jogo Atlético/Mg x Flamengo ocorrido no estádio Independência (Minas Gerais), sendo que segue minhas considerações:

i) O Galo pressionou o Flamengo o jogo inteiro, porém, até a expulsão do jogador rubro negro (na parte final do primeiro tempo), o time da Gávea levava perigo nos contra-ataques, com destaque para Renato Abreu, Ibson e Vagner Love. Em um destes contra-golpes, Renato Abreu abriu o placar, deixando o Flamengo em vantagem.

ii) Após a expulsão do Wellington Silva, o Flamengo armou retranca e só se defendeu, gerando enorme pressão do Galo por todo o segundo tempo, circunstância que culminou com o gol anotado por Leonardo, aos 12 minutos da etapa final.

iii) O Galo atuou com nítida vontade de vencer, destacando-se mais uma vez a dupla Gaúcho-Bernard. Ronaldinho dita o ritmo do time, sendo que a bola quase sempre passa pelos seus pés. Busca o jogo a todo momento, contudo, ontem, errou bastante nas bolas paradas, destacando-se falta cobrada no travessão de Paulo Vitor, poucos minutos do fim do jogo. Já Bernard parece possuir grande talento, destacando-se suas insinuantes arrancadas pelas pontas, com agilidade e dribles desconcertantes, faltando apenas mais objetividade em direção ao gol.

iv) O placar foi injusto na minha opinião, pois o Galo merecia a vitória, haja vista ter mandado 2 bolas na trave do Flamengo (com Jô e Ronaldinho), fora outras boas chances de gol. O ponto fraco do Galo é o lateral direito Marcos Rocha, que ontem errou praticamente todos os cruzamentos que tentou.

v) O árbitro, na minha opinião, mais uma vez prejudicou a partida ao deixar de anotar pênalti claro no Ronaldinho Gaúcho, além de expulsar Dorival Junior e um jogador reserva do Galo, que sinceramente nada fizeram para receber cartão vermelho. No primeiro tempo, concordo com o Cuca, o juiz paralisou demais a partida sem necessidade, prejudicando o Galo que procurava mais a vantagem no placar.

vi) Resumo da ópera: o Galo joga bom futebol e está bem treinado, o que representa salto gigantesco em relação aos anos anteriores. Quanto ao título do Nacional, com o empate de ontem, fica muito difícil, creio que cerca de apenas 15% de chances, contra, nas minha opinião, cerca de 85% do Flu. Pro ano que vem, o Galo precisará de reforços, pra se juntar ao elenco que, pra mim, conta com os seguintes destaques: Victor, Rever, Pierre, Leandro Donizete,  Ronaldinho e Bernard (boa espinha dorsal). Quanto ao Flamengo que, creio, se livrará facilmente do fantasma do rebaixamento, pro ano que vem, serão necessárias mudanças radicais, a começar pela postura da diretoria que, urgentemente, deverá se organizar para que o time tenha salários em dia e condições de pensar apenas em jogar futebol....reforços também serão necessários, e não são poucos.

Abraços a todos e bom feriado!!!