sexta-feira, 29 de junho de 2012

1ª FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA


Bom dia amigos. 

Jogo tenso em La Bombonera anteontem, com grande pressão da torcida argentina sobre o Corinthians que, entretanto, trouxe da Argentina um grande resultado, pois exigir mais do que o empate por 1x1 seria loucura. 

O duelo persiste aberto, e adianto a permanência do meu palpite percentual em 55% a 45% a favor do Corinthians.

Tecnicamente o jogo foi fraco, seja pela tensão, seja pela deficiência dos dois times nesse quesito. A força de ambos é o conjunto tático, onde praticamente se equivalem. Riquelme é ótimo em qualidade, mas está velho e lento pra jogar competitivamente, contudo, merece sempre boa marcação.

O meio campo alvinegro, por sua vez, também não funcionou bem ofensivamente em La Bombonera, sendo que a bola pareceu queimar nos pés do Danilo e do Alex. A saída do Jorge Henrique prejudicou o esquema do Tite, pois a função tática do Jorge é insubstituível pelos suplentes do Corinthians. Ninguém no banco de reservas faz o que o Jorge faz, muito menos o Liedson que o substituiu no jogo. 

Romarinho entrou no final do jogo e fez o gol de empate, fato espetacular seja pela grandeza do jogo, seja pela precocidade deste atacante que, recém integrado ao time, parece jogar no quintal da sua casa. 

Enfim, o equilíbrio persiste pra finalíssima do dia 04/06. O Corinthians me parece pouco melhor tecnicamente e fisicamente. O Boca possui mais experiência e frieza para definir. Taticamente, os rivais se equivalem. É esperar para ver. 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PALPITES PERCENTUAIS PARA AS FINAIS DAS COPAS

1) CORINTHIANS x BOCA JRS (FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA)
Enfim, chegamos aos duelos finais que decidirão a Taça Libertadores da América. Enfim, o Corinthians chega em sua primeira final, de forma justa e incontestável, justamente contra o maior time da América do Sul fora do Brasil, o Boca Juniors de Buenos Aires.
Décima final do time Xeneize, que tenta sua sétima taça. É, sem dúvida nenhuma, um retrospecto incomparável nos últimos anos. Nem na Europa há um vencedor continental tão contumaz quanto o Boca nesta última década.
Pois bem: time por time o Corinthians é melhor tanto tecnicamente, quanto taticamente, mas esta superioridade é pequena. O Corinthians possui melhores zagueiros, volantes e atacantes, pois mesmo sem atuar com um centroavante de ofício no time titular, Emerson Sheik e Jorge Henrique são melhores que Mouche e Santiago Silva. A boa notícia pro Timão parece ser o retorno do bom futebol do Liedson, que pode ajudar muito o time nestas finais, assim como o Romarinho que, pelo derby de ontem, parece possuir bom futebol.
No Boca o destaque maior é Riquelme, um craque de bola, sem dúvida, mas que possui idade avançada e pouca mobilidade durante o jogo "corrido". O problema são suas certeiras bola paradas e seus arremates perto da área adversária. Fora o fator Riquelme, há também a mística de La Bombonera, somada a extraordinária torcida Xeneize que, além de grande, efetivamente apoia o time durante todo o jogo, independente do trâmite do partida, circunstância lamentavelmente não verificada nas torcidas brasileiras.
Jogão de bola, grande clássico sul-americano e popular. PALPITE PERCENTUAL PRA FINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA: CORINTHIANS 55% x BOCA JUNIORS 45% (e olhe lá)!!!

2) CORITIBA x PALMEIRAS (FINAL DA COPA DO BRASIL)
Grande final alviverde na Copa do Brasil, com ligeiro favoritismo por parte do Coritiba na minha opinião, pelo conjunto mais entrosado. Tecnicamente os dois times se equivalem, mas taticamente o Coxa é melhor resolvido. Ambos os times surpreenderam este blogueiro, que esperava uma final entre São Paulo e Grêmio.
Na minha opinião, o Coxa se beneficia da segunda partida em casa, local onde o é muito forte e a torcida exerce efetiva pressão sobre o adversário. O Palmeiras atualmente não tem casa própria, sendo que apesar dos sucessos recentes na Arena Baruerí, não considero o local como casa sequer provisória do alviverde paulistano, circunstância que também favorece ao time paranaense.
Vale destacar também o trabalho do técnico do Coxa, Marcelo Oliveira, que pela segunda vez consecutiva classifica seu time pruma final de Copa do Brasil, o que é difícil e louvável. PALPITE PERCENTUAL PRA FINAL DA COPA DO BRASIL: CORITIBA 55% x PALMEIRAS 45%.

Abraços a todos!!!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

RODADA DE QUINTA FEIRA

1) PALMEIRAS x GRÊMIO (SEMIFINAL DA COPA DA BRASIL)
Primeira final de disputa nacional do alviverde no século. Justo e merecido. O Palmeiras foi melhor que o Grêmio nos 180 minutos, fato que se comprova pelo próprio placar agregado de 3x1. Destaque para Henrique, agora líbero, e Valdivia, que certamente é o melhor jogador do Palmeiras tecnicamente, esteja ele com problemas ou não....creio que a conquista da Copa do Brasil, se confirmada, selará a continuação do chileno no time de Parque Antárctica. Grande final alviverde agora.  

2) BOCA JRS x LAÚ (SEMIFINAL DA LIBERTADORES DA AMÉRICA)
Novamente o Boca Jrs é finalista, sendo incrível a média recente de finais deste time. O Boca, efetivamente, é bicho-papão da América, contudo, esse time atual não possui muita técnica, sendo que o nível dos atacantes é meramente razoável. A exemplo do Corinthians, outro finalista, a força do Boca é tática, com destaque individual único do Riquelme, meia esquerda dos melhores que existem. 
O Boca levou o jogo ontem em banho-maria, aproveitando-se do baixo ímpeto do rival  chileno que, precisando da vitória, pouco fez para movimentar o placar. Faltou ousadia e coragem, na minha opinião, conseqüências da pouca experiência da LAU em Libertadores. Houve duas bolas na trave Xeneize, contudo, nada que pudesse preocupar o time de La Bombonera. Final épica, mormente para os corintianos que, ansiosos, aguardam a primeira conquista continental. 

Segunda-feira deixarei meus palpites percentuais pras finas da Copa do Brasil e Libertadores da América. 

Abraços a todos.     

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A RODADA DESTA QUARTA FEIRA

1) CORINTHIANS x SANTOS (COPA LIBERTADORES - SEMIFINAL)
Jogo bom, não muito pelo nível técnico, mas pela tensão brutal, rivalidade e importância da competição...pela primeira vez em sua história, o Corinthians chega na final da Libertadores da América, de forma justa, limpa e invicta.
O jogo foi leal dentro de campo, sem faltas grotescas ou catimbas "argentinescas". Prevaleceu não só o melhor conjunto corintiano, mas também a experiência de alguns jogadores, tais como Chicão, Alex e Danilo, esse último que, além de fazer o gol de empate no clássico, cadenciou o jogo quando quis.
O Santos não possui a mesma força coletiva do Corinthians, e seus destaques individuais não decidiram a semifinal. Ganso e Arouca, na minha opinião, demonstraram não estarem 100% das suas condições ideais. Borges idem, apesar de decisivo no primeiro gol da partida.
Resumindo, o resultado final das duas partidas foi justo. Discordo da opinião daqueles que dizem que desta semifinal saiu o campeão....na outra semifinal o Boca é bem favorito, e caso ratifique esta condição, será um adversário duríssimo para o alvinegro do Parque São Jorge, talvez até mais que o próprio Santos.

2) SÃO PAULO x CORITIBA (COPA DO BRASIL - SEMIFINAL)
Não assisti à partida em virtude da semifinal da Libertadores. O resultado, no entanto, me surpreendeu, pois acreditava na classificação são paulina. Repito o que acho do São Paulo: possui bons jogadores, mas ainda jovens e desentrosados, circunstância agravada pela falta de capacidade do Leão em definir plano tático adequado e definitivo ao time. O São Paulo muitas vezes parece um bando dentro de campo, dependendo apenas dos lampejos do Lucas e do Luiz Fabiano. Tem capacidade para fazer mais.
O Coritiba, time que considero grande e não médio, chega à sua segunda final de Copa do Brasil consecutiva, o que representa considerável marca. Certamente brigará pelo título, independente do rival a ser hoje conhecido. Quanto ao São Paulo, não acho o futuro tão nebuloso quanto alguns pintam, sendo que o clube possui condição de brigar pela vaga na próxima Libertadores, via Campeonato Brasileiro.

Abraços a todos!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO

Boa tarde amigos....vamos falar do campeonato brasileiro:

1) Vasco da Gama está bem demais, com o mesmo time de grande campanha ano passado, com destaque para Diego Souza, Éder Luiz, Juninho Pernambucano de Dedé. Esse arranque nesta etapa do Nacional é fundamental, como o Corinthians comprovou ano passado. Há problemas de salários atrasados, conforme é divulgado frequentemente na mídia esportiva, contudo, caso isso não atrapalhe, desde já aponto o Vasco como favorito, ao menos pruma vaga na Libertadores.

2) Não acredito nos times mineiros....o Galo no máximo briga por vaga na Libertadores, e o Cruzeiro, creio,  nem isso. Não confio nos times, acho-os apenas razoáveis, mas também creio em melhor campanha do que fizeram ano passado.

3) Demais favoritos: Seco pra mim, Fluminense, Santos e Internacional. Candidatos à queda: Portuguesa, Ponte Preta e Sport. O Atlético Goianiense sempre se salva no final, surpreendentemente...vamos aguardar;

4) Quanto ao trio de ferro paulistano, vejamos:

i) Corinthians: péssimo início que, na minha opinião, compromete a pretensão ao 6º título (bicampeonato seguido) nacional. E o problema poderá ser ainda maior se o time não acordar, mantendo esta pífia campanha, caso passe à final da Libertadores. É necessária pontuação imediata para sair da zona do rebaixamento;

ii) Palmeiras: não acredito no título. No máximo briga por vaga na Libertadores, o que poderá ser obtida via Copa do Brasil, onde o Palmeiras está próximo da final. O elenco é capenga prum Nacional, contando apenas com poucos jogadores com efetiva capacidade de decisão, tais como Barcos e Daniel Carvalho, que ainda assim não são craques.

iii) Santos: depende um pouco da próxima quarta-feira. Em caso de eliminação, os efeitos não serão tão catastróficos como o caso do Corinthians. Nesta hipótese, creio que o Santos briga pelo título nacional como um dos favoritos. Caso avance à final da Libertadores, a predileção pelo torneio continental prejudicará a pretensão pelo título do brasileiro.

iv) São Paulo: briga apenas por vaga na Libertadores, pois o elenco é bom, mas muito jovem, e ainda precisa de muitos acertos táticos e entrosamento. O São Paulo contratou jogadores que se destacaram ano passado, mas que ainda não conseguiram repetir atuações pelo tricolor esse ano. O pior é a zica que abateu o Fabrício, bom jogador, mas que dificilmente emendará sequencia de jogos capaz de torna-lo titular do time este ano, quicá ano que vem.

Por hoje é só chapinhas...abraços a todos!


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rodada boleira de 14/06/2012

1) BOCA JRS x LA Ú (LIBERTADORES DA AMÉRICA)
Boca deu grande passo rumo à final ontem, com o placar de 2x0 sobre os chilenos da LA Ú. Também ficou claro a pedreira que será uma final contra eles pra qualquer um dos times paulistas da outra semifinal. Meu Deus....bombonera é caldeirão de verdade.....gritos, cânticos, fumaça e papéis jogados no campo, durante todo o tempo de jogo, sendo muito difícil pra um rival sair do estádio "boquense" sem tomar gols.

Quanto ao jovem time chileno, até agora não vi esse esquadrão envolvente que alguns insistem em pintar...pra mim, é um time com razoável técnica e só, ontem engolido pelo Boca, e que dificilmente reverterá o placar de 2x0 contra. PALPITES PERCENTUAIS PRA SEGUNDA PARTIDA: BOCA JRS 70% x LAÚ 30%.

2) SÃO PAULO x CORITIBA (COPA DO BRASIL)
O Coxa perdeu ontem a chance de matar o duelo em pleno Morumbi....com um jogador a mais, deixou de atacar o São Paulo com afinco, tomando o castigo do golaço do Lucas no final da partida. Acho a vantagem tricolor considerável para o jogo de volta em Curitiba, principalmente por não ter tomado gols no Morumbi. PALPITES PERCENTUAIS PRA SEGUNDA PARTIDA NO COUTO PEREIRA: SÃO PAULO 60% x CORITIBA 40%.

O Lucas é um jogador diferenciado, mesmo sofrendo apagões durante grande parte das partidas em que atua....mas é capaz de resolver o jogo num único lance.....bom pra seleção brasileira, mormente a olímpica, que pode contar com estes talentosos jogadores, Lucas, Ganso, Oscar, Neymar....  

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rodada boleira de 13/06/2012

Bom dia amigos...vamos aos 2 jogos de ontem que pararam o Brasil:

1) SANTOS x CORINTHIANS - LIBERTADORES DA AMÉRICA
Belo resultado conquistado pelo alvinegro paulistano, destacando-se as atuações de Cássio, Castán, Paulinho e Emerson Sheik, este, um excelente atacante, apesar de descontrolado emocionalmente. O Santos, dentro de sua casa, não conseguiu empatar a partida no segundo tempo, e também não ameaçou com constância a meta corintiana. 

Achei a arbitragem na Vila bem caseira, pois, na minha opinião, Durval e Neymar deveriam ter sido expulsos, mormente o Neymar, que agrediu o Castán na frente do árbitro. O lance do Durval, pisão intencional e covarde no Jorge Henrique, foi mais difícil para o juiz perceber. A expulsão do Sheik, não contesto, e certamente o atacante fará muita falta ao Corinthians no jogo da volta.

Tudo segue absolutamente aberto, pois o Santos tem boa equipe e dois ótimos jogadores, contudo, pelo que vi ontem, a escalação do PH Ganso pareceu precipitada. PALPITES PERCENTUAIS PRA SEGUNDA PARTIDA: CORINTHIANS 55% x SANTOS 45%....e olhe lá!!!

2) GRÊMIO x PALMEIRAS - COPA DO BRASIL
Não assisti esta partida, pois preferi ver a semifinal da Taça Libertadores. Mesmo assim posso dizer que, pelo placar, a vitória alviverde foi sensacional e surpreendente, pois o Palmeiras não tem jogado nada. Dificilmente o Grêmio conseguirá reverter o placar em Barueri, sendo que agora, creio, o estilo Felipão passa a ser mais adequado para a segunda partida. E o Luxa, na minha opinião mais técnico, parece realmente tremer quando enfrenta o Felipão.Mesmo com um time melhor tecnicamente, com mais opções no elenco, malogrou ontem jogando em casa. PALPITES PERCENTUAIS PRA SEGUNDA PARTIDA: PALMEIRAS 60% x GRÊMIO 40% (ainda boto o Grêmio com 40%, pois Barueri não é a casa do Palmeiras).

Os amigos que acompanham este blog desde o início (ou seja, desde a última segunda-feira), devem ter percebido que meus palpites percentuais iniciais mudaram....realmente a rodada de ontem me surpreendeu....veremos como serão estes mesmos jogos semana que vem! 

abraços a todos!!! 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Palpites percentuais da Copa do Brasil



Tenho muito respeito pela Copa do Brasil, portanto, não deixarei de palpitar sobre as semifinais que iniciarão hoje. Então vejamos:

1) GRÊMIO 60% X PALMEIRAS 40%
Acho o Grêmio melhor tecnicamente e taticamente. Vanderlei sempre soube armar o time melhor que o Felipão. Felipão, aliás, esta em má fase há muito tempo, visivelmente desgastado com diretoria e parte da torcida alviverde. A pressão no Palmeiras é brutal, ainda mais com o hiato de títulos importantes.

Já o GRÊMIO possui melhores jogadores, principalmente na frente, pois Mirallez, Moreno e kleber são melhores que Barcos e Luan. O pior de tudo na minha opinião será a ausência do Valdivia, que inclusive pode se desligar definitivamente do Palmeiras!

2) SÃO PAULO 50% X CORITIBA 50%
Na minha opinião, tudo igual neste duelo. O São Paulo tem mais camisa, mas na Copa do Brasil nunca fez muito sucesso. O Coxa, por sua vez, chega em sua terceira semifinal nos últimos 4 anos, o que é significativo e respeitável. Jogo igual, ademais, porque o São Paulo possui mais qualidade técnica, mas o Coxa é mais preparado e entrosado.

Nota final: ouvi na Jovem Pan a entrevista do Valdivia no Chile sobre seu sequestro relâmpago...me pareceu bem verdadeiro seu temor...eu já sofri 3 sequestros deste tipo em São Paulo, não é fácil, mas, respeitando muito o que ele passou, entendo ser exagerada a intenção de deixar o clube...enfim...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Clássico das próximas quartas feira

Boa tarde amigos....este aqui é meu primeiro post....e como o assunto predominante deste blog será o glorioso futebol, brasileiro e/ou internacional, falo hoje dos clássicos dos dias 13 e 20/06, entre CORINTHIANS e SANTOS.

Na minha opinião, e olha sou estudioso e entusiasta do Mundo da Bola (eita), creio que em percentuais temos os seguintes números: CORINTHIANS 45% x SANTOS 55%. Esclareço aos chapinhas que este percentual leva em conta o fator Neymar, sem dúvida o melhor jogador do país atualmente.

O Corinthians conta com a força do grupo, coletividade pura (como o futebol deve ser), especialmente o setor defensivo que é muito bom. Destaque, na minha opinião, para Leandro Castán, que é ótimo zagueiro. A dupla de volantes, apesar de estar longe do nível dos craques de 98/2000 (Vampeta e Rincon), é de muito respeito, sendo também ponto forte do alvinegro do Parque São Jorge.

Do outro lado temos o Santos que, apesar do provável desfalque do PH Ganso, possui também bom conjunto e o supracitado fator Neymar, jogador extremamente hábil e capaz de desequilibrar ambas as partidas. O Neymar também não foge de jogo importante, chamando sempre a responsabilidade para sí.

Ambos os times vêm de maus resultados no Nacional. O Corinthians, atualmente, está devendo na parte ofensiva, sem um centroavante de ofício capaz de empurrar as várias chances criadas pelo seu competente meio campo. O Santos, sem Ganso e Arouca (desfalques ainda não confirmados), perde muito de sua capacidade individual e coletiva, mormente no setor de meio campo, onde o Corinthians poderá levar vantagem.

Veremos o que ocorrerá nesta primeira partida do dia 13. Pra mim, esses dois jogos serão os 2 maiores clássicos entre os rivais em toda história, haja vista a importância do torneio continental. Só pra não deixar em branco, também nos "palpites percentuais", creio que na outra semifinal temos o seguinte: Boca Jrs 65% x Laú 35%. Não acredito no jovem time chileno contra a catimba e certa categoria dos Xeneizes.

Por hoje é só pessoal, lembrando que este blog estréia com assunto boleiro, contudo, pretendo aqui explanar também meus palpites sobre política e música.

Abraços a todos!